domingo, 27 de fevereiro de 2022

Major General Raul Cunha sobre o conflito na Ucrânia

«Temos sido "bombardeados" mediaticamente com uma versão truncada dos factos relativamente à situação na Ucrânia. Os meios de informação estão a ser sobretudo meios de propaganda, e a ideia que se faz passar é que é uma espécie de luta entre os bons e os maus (a Rússia). Mas a realidade é mais complexa. Esta entrevista ao Major General Raul Cunha foi uma lufada de ar fresco no ambiente televisivo.  

"O Major General Cunha incidiu a sua carreira nas Forças Especiais, tendo sido também Professor do Instituto de Altos Estudos Militares. Em 1991/93, prestou serviço na “European Community Monitoring Mission in Yugoslavia” (ECMM-YU), onde foi Chefe das Operações do Centro Regional de Zagreb. Em 1995 serviu no estrangeiro na área das Forças Europeias, no QG do Eurocorpo em Estrasburgo e depois na EUROFOR em Florença. Em Portugal foi Chefe da Repartição de Reequipmento no Estado-Maior do Exército. Em 2000, foi para o QG da KFOR como Chefe da Divisão de Instrução. Em seguida comandou o Regimento de Infantaria 15, sendo depois colocado no “NATO Joint Analysis and Lessons Learned Center” em Monsanto – Lisboa, como Chefe de Estado-Maior. Já como Major General foi, desde 2005 até 2009, o Chefe dos Oficiais de Ligação Militares da UNMIK e Conselheiro Militar do Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas no Kosovo." 

A primeira vítima quando começa uma guerra é a verdade. Esta entrevista do Major General Raul Cunha, que tive a oportunidade de ver em directo, merece ser ouvida e analisada com atenção e serenidade.

Sem comentários: