sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

A cidade que fomos: quem se lembra de António Augusto Esteves (Carlos Sombrio)?

A primeira vez que ouvi falar de Carlos Sombrio, foi na Redação do Barca Nova, no primeiro andar do prédio com o número de porta 296, da Rua da República, mesmo ao lado da saudosa sede da Associação Naval 1º. de Maio, aí pelo ano de 1978. Lembro-me quem falou no nome: O Mestre Zé Martins. A propósito do assunto em concrecto, é que, confesso, já não me recordo.
António Augusto Esteves (Carlos Sombrio), é uma figura que jamais saiu do meu pensamento. 
Um dia destes descobri uma pequena publicação policopiada, de que púbico a capa, evocativa de uma exposição promovida em Maio de 1984, pela Secção Cultural da Associação 1º. de Maio. Nela está um texto do professor Rui Fernandes Martins (Pai do Zé Marins) sobre Carlos Sombrio, a partir do qual elaborei o resumo abaixo.
Carlos Sombrio, um filho humilde do povo, autodidacta, deixou uma grande bibliografia e colaboração espalhada por inúmeros jornais locais e nacionais.
«Autodidacta, Carlos Sombrio (a quem o Dr. Joaquim de Carvalho chamou o "cronista probo"), viveu entre 29 de Julho de 1894 e 23 de Março de 1949.
Era um estudioso honesto. O entusiasmo com que abraçava os mais ousados propósitos e a persistência com que procurava vencer, por meio de aturado estudo, as dificuldades que resultavam do facto de não possuir formação escolar, está patente na obra que nos legou. Bairrista, aplicou grande parte do seu tempo no estudo porfiado, tendo como objectivo honrar e servir a sua cidade - a Figueira da Foz. Desinteressadamente e com total despreendimento dos bens do mundo.
O seu funeral foi uma impressionante manifestação de pesar. Além da multidão, estiveram presentes as figuras mais relevantes da Figueira - o elemento oficial, civil e militar.»

Sem comentários: