sábado, 11 de julho de 2020

Campanhas (7)

"Não sou, nem de longe nem de perto, uma especialista em marketing e publicidade, mas sou, como todos nós, numa sociedade de consumo, uma interessada. Quando olho para uma campanha publicitária avalio-a de três formas distintas: a publicidade em que o produto é exatamente igual ao que é publicitado, a publicidade enganosa, onde se tenta vender “gato por lebre”, e a publicidade comparada, onde o produto vendido até pode ser razoável, mas não é o verdadeiro e acaba por ficar aquém das expectativas e, neste sentido, faço as primeiras questões: A Figueira ganha em ser comparada? Ou melhor, as comparações anunciadas dignificam o nosso concelho? Não se compara o que é original! A Figueira da Foz é um lugar, por si só, de uma beleza que poucos sítios do mundo se podem gloriar de tal facto. Além de que, são poucos os locais que recebem de uma forma tão afável como os figueirenses. Mas para receber bem é necessário cuidar e, neste ponto, deixamos muito a desejar. Porque se pegarmos na realidade “nua e crua”, a campanha atual está incompleta e, para se ser verdadeiro, o executivo da câmara devia acrescentar algo do género: “Além da beleza comparada a lugares do mundo como Havai, Florida, Vietname, Cabo Verde, Mónaco, Côte D’azur ou Copacabana, a Figueira tem muito mais para conhecer. Alugue um “todo o terreno” e embarque numa aventura! Assim que entra na cidade fica com a sensação que está nos subúrbios de Nova Iorque, mais à frente explore o centro e conheça a rua dos Combatentes da Grande Guerra fazendo lembrar uma picada africana. Deslocando-se para norte visite locais como a lagoa das Braças e da Vela e sinta-se junto a um espelho de água no meio do deserto, ou então relaxe nos bancos existentes na praia urbana fazendo lembrar o sol tórrido do Sahara. Para usufruir de um ar poluente como grandes cidades do oriente desloque-se ao lado sul do concelho ou então usufrua da serra da Boa Viagem digna de comparação com as densas montanhas de Mayombe. Conclusão: Apesar do “nosso cantinho” ser abençoado pela sua beleza natural, quem governa não se pode colocar à “sombra da bananeira” e tornar um produto de excelência numa publicidade que não corresponde à verdade."
Via Diário as Beiras

Sem comentários: