quinta-feira, 2 de julho de 2020

Bares abertos na Figueira a partir de sexta-feira (2)

Medidas de Mitigação COVID19 -01/07 a 14/07
Foi publicado no passado dia 26 de Junho, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 51-A/2020 que declara a situação de calamidade, contingência e alerta, no âmbito da pandemia da doença COVID-19, a aplicar entre o dia 01 e 14 de Julho de 2020.
CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS
É proibido o consumo de bebidas alcoólicas em espaços ao ar livre de acesso ao público e vias públicas, exceptuando-se os espaços exteriores dos estabelecimentos de restauração e bebidas devidamente licenciados para o efeito.



Via Diário as Beiras

"Um grupo de empresários do Bairro Novo, liderados por Luís Casqueira, proprietário de três bares explorados por terceiros, pediu à Câmara da Figueira da Foz que assegure animação de rua, diária e itinerante, naquela zona da cidade, durante os meses de julho e agosto, das 17H30 às 22H30. Os proponentes avançaram com o pedido de apoio financeiro de 250 euros por dia, verba destinada a pagar os artistas, “todos figueirenses”.
Entretanto, após a resposta da autarquia, que, segundo Luís Casqueira, demorou 15 dias úteis a chegar, os empresários envolveram a Associação do Bairro Novo, solução que facilita a ação da edilidade. O pedido surge na sequência da instalação de uma esplanada na praça João Ataíde (antiga praça do Forte), explorada pelos 12 bares que constituíram a Associação Figueira da Noite.
Contactada pelo DIÁRIO AS BEIRAS, a vice-presidente da câmara, Ana Carvalho, aplaudiu a reformulação da proposta, ao passar a ter como interlocutora uma associação, em vez de um grupo de empresários a título particular. “Estamos dispostos a apoiar qualquer entidade ou associação que queira promover a economia local, nesta fase, respeitando as regras sanitárias atuais. Acho excelente, esta iniciativa”, afirmou a vereadora.

Suspeitas de violação da lei

O presidente da Associação do Bairro Novo, Álvaro Tomás, adiantou que a proposta com o programa de animação do Bairro Novo seria enviada à autarquia até ao final do dia de ontem. Entretanto, e acerca da esplanada da praça João Ataíde, apontou que a autarquia devia ter condicionado a autorização à reabertura dos espaços físicos originais, trabalhando como cafés, já que os bares e as discotecas continuam encerrados.
Entretanto, na Figueira da Foz suspeita-se que há bares a funcionar com a porta fechada, durante a noite, violando as normas de combate à pandemia. “Tive conhecimento disso através de terceiros, mas nunca constatei que isso esteja a acontecer. [No entanto], vou reunir-me, hoje [ontem], com as forças e segurança e vou alertá-las para essa situação”, afirmou a vereadora Ana Carvalho.
“Parece que existem algumas situações dessas. Não as posso provar, mas se as autoridades quiserem realmente certificar-se disso, penso que não será muito difícil, afirmou, por sua vez, Álvaro Tomás”. Fonte da PSP, contudo, afirmou ao DIÁRIO AS BEIRAS que não chegou nenhuma
queixa relacionada com aquele assunto. Não obstante, adiantou que a polícia vai estar mais atenta aos bares."

Sem comentários: