domingo, 1 de setembro de 2019

Depois do período experimental, para quando surf pela noite dentro no Cabedelo?...

O projecto para a iluminação, que tornaria possível a prática do surf nocturno no Cabedelo, foi entregue à Câmara em 2011, pelo arquitecto Miguel Figueira, na sequência do desafio lançado em 2010.
O Cabedelo é um local mítico, para quem gosta de desportos com ondas. A Câmara da Figueira da Foz, em janeiro de 2017,  afirmava que ia avançar com a iluminação permanente do mar, criando condições para a prática nocturna de surf no Cabedelo.
A iluminação permanente do mar junto à praia do Cabedelo, na Figueira da Foz, é um projecto pioneiro a nível europeu, que a autarquia local dizia que queria concretizar, o que merecia o apoio, quer da comunidade surfista (que o promoveu), quer do presidente da entidade regional de Turismo do Centro.
“É nosso objectivo que este local seja uma estância para a prática dos desportos de ondas”, disse no princípio de Janeiro de 2017, o presidente da Câmara da Figueira da Foz na altura, João Ataíde. A decisão da autarquia  foi saudada por João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf, que sublinhou “o carácter pioneiro da iluminação do Cabedelo no contexto nacional”.
Segundo fonte da autarquia figueirense, a empreitada arrancaria “o mais cedo possível”, surgindo como um claro sinal de apoio à comunidade surfista e aos desportos de mar.
“Para o grupo de cidadãos e praticantes que abraçou esta ideia, foi uma enorme alegria e motivo de orgulho saber do compromisso da autarquia em avançar com a iluminação do Cabedelo para a prática do surf durante o período nocturno”, reconheceu o escritor e surfista Gonçalo Cadilhe.
Estamos em Setembro de 2019 e, de definitivo,  nada.  Todavia, no dia 1 de Junho de 2018,  no Salão Nobre do Paços do Concelho da Figueira da Foz,  aconteceu a apresentação pública do projecto de iluminação do Cabedelo.

Na sexta-feira passada, porém, na Figueira da Foz, as ondas foram surfadas, não só durante o dia, mas também à noite. Para já, foi apenas um avanço do que deverá ser uma realidade permanente no próximo ano.
Para ver o video basta clicar na imagem.

Para ter sido possível esse momento invulgar, foi preciso instalar torres de iluminação provisórias que funcionam apenas no decorrer do Glinding Barnacles.
De estranhar: 
1. por onde anda a vereadora do desporto, que desperdiçou uma oportunidade soberana de aparecer na televisão?
2. por onde anda o presidente da câmara, também conhecido pelo dr. "Breve", que também desperdiçou uma oportunidade soberana para aparecer na televisão?

Sem comentários: