terça-feira, 3 de outubro de 2017

Três programas com Alfredo Pinheiro Marques na RTP-Antena 2

O historiador Alfredo Pinheiro Marques (CEMAR), em diálogo com o jornalista João Almeida (RTP-Antena 2), sobre a figura histórica do Infante Dom Pedro (1392-1449), Duque de Coimbra, viajante das "Sete Partidas do Mundo" (1425-1428), autor do "Livro da Virtuosa Benfeitoria" (c.1431), Regente da Coroa de Portugal (1439-1448), assassinado pelos seus provincianos compatriotas portugueses em 1449 em Alfarrobeira, e cuja "Maldição da Memória" foi sempre orquestrada, a partir daí, pelos medíocres Poderes dominantes em Portugal (assim se falsificando, censurando, e silenciando, para sempre, a verdadeira História Portuguesa).
Todos os programas destas entrevistas semanais, ao longo deste mês e do próximo, estão disponíveis na página do programa "Quinta Essência" da Antena 2, para aí poderem ser ouvidos e descarregados.
A primeira foi para ar em 16.09.2017 e pode ser ouvida clicando aqui. A segunda foi emitada a 23.09.2017 e pode ser ouvida clicando aqui. A terceira das entrevistas passou na Antena 2 no passado dia 30.09.2017 e pode ser ouvida clicando aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

O entrevistado é brilhante mas o entrevistador é terrível! Não deixa Pinheiro Marques desenvolver um raciocínio sem o interromper. Angustiante!

Manuela C. disse...

Fiquei muito bem impressionada com o historiador Alfredo Pinheiro Marques. O historiador tem uma conversa tão, mas tão interessante, que, como disse outro comentador antes de mim, as constantes interrupções do entrevistador da Antena 2, João Almeida, tornam a audição verdadeiramente angustiante!
É uma pena que não se encontre à venda qualquer exemplar do livro "A maldição da memória do infante D. Pedro". Por mais que seja evidente que a História (neste caso específico, de Portugal) não está escrita, mas vai sendo escrita, continua-se a votar ao esquecimento tudo que vá contra-corrente! Já em 2019 foi editado um livro, que não é mais que a tradução dum outro, escrito em 1960 por Ernle Bradford ("Vento do Norte", Editorial Presença) sobre o infante D. Henrique! Mais um, entre tantos que já há. Porque não reeditar um livro português, escrito por um historiador português, menos antigo e sobre uma importantíssima personalidade da História portuguesa? Para todos os efeitos, o infante D. Pedro foi rei de Portugal!
Muito obrigada por esta publicação.
Manuela