domingo, 11 de junho de 2006

Comissão Social de Freguesia


A nova Comissão Social da freguesia de S. Pedro iniciou a actividade no passado dia 25 de Maio.
Constituem este órgão, que é um dos que a nível local implementa a Rede Social, as seguintes entidades e organismos: Junta de Freguesia de S. Pedro, Centro Social da Cova e Gala, Centro Social de São Pedro, Clube Mocidade Covense, Desportivo Clube Marítimo da Gala, Centro Saúde de S. Pedro, Grupo Desportivo Cova Gala, Associação de Pais da Escola EB-1 da Cova-Gala, Figueira Domus, Centro Distrital de Solidariedade, Hospital Distrital da Figueira da Foz, Segurança Social da Figueira da Foz, Escola EB-1 de São Pedro e Centro de Atendimento a Toxidependentes.
Convidados estão também o Centro Geriátrico dr. Luís Viegas do Nascimento e Grupo de Escuteiros de Marítimos de São Pedro.
De fora ficou, mais uma vez, a Assembleia de Freguesia de S. Pedro.

Mas o que é a Rede Social?
É uma Medida de Política Social criada através da resolução 197/97 do Conselho de Ministros. É uma medida que impulsiona um trabalho de parceria alargada, baseada na responsabilização e mobilização do conjunto da sociedade e de cada indivíduo para o esforço da erradicação da pobreza e da exclusão social.
Quais são os objectivos?
· Desenvolver uma parceria efectiva e dinâmica que articule a intervenção social dos diferentes agentes locais;· Promover um planeamento integrado e sistemático do desenvolvimento social, potenciando sinergias, competências e recursos a nível local;· Garantir uma maior eficácia, ao nível dos Concelhos e Freguesias, do conjunto de respostas sociais;· Formar e qualificar, no âmbito da Medida, agentes envolvidos nos processos de desenvolvimento local.Combater/minimizar a pobreza e a exclusão social
Como funciona?
A Rede Social materializa-se a nível local através da criação de dois órgãos:· Conselho Local de Acção Social (CLAS);· Comissões Sociais de Freguesia (CSF).
Quais são as principais actividades das Comissões Sociais de Freguesia?
· Elaboração do diagnóstico social;· Criação de um grupo de trabalho;· Elaboração do regulamento interno;· Sinalização das situações mais graves de pobreza e exclusão social;· Promoção da articulação progressiva da intervenção social dos agentes locais.

2 comentários:

Anónimo disse...

boa noticia

Anónimo disse...

muito importante