domingo, 18 de junho de 2006

Frases lapidares




“Nada pode ser falado nesta freguesia, sem falar no nome do presidente” – esta frase, lapidar e perversamente profética, foi proferida no decorrer da última Assembleia de Freguesia de S. Pedro, pelo próprio Presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro.
A memória é curta, todos o sabemos.
Portanto, nada como, de vez em quando, injectar umas vitaminas para avivar a memória, não vá alguém esquecer o nosso valor, a nossa importância, a nossa presença decisiva, fundamental e incontornável.
Porém, a memória é curta e isso é o que nos vale.
É sempre de louvar, e nunca é de mais acentuar, que quem tem responsabilidades seja claro e diga o que lhe vai na alma.
Todavia, quem é que concorda que tudo o que é ou não realizado, numa terra, numa cidade, num País, só foi, ou não, feito porque o presidente era fulano de tal?!...
Aquilo que uma terra, uma cidade, um país, fazem, ou não, também tem a ver com os seus cidadãos – com a sua vontade, o seu interesse, o seu empenhamento.
Ou à falta disto tudo.
Ao contrário daqueles que apelam aos iluminados, aos salvadores da pátria, aos insubstituíveis, para ajudar a tirar-nos do buraco, o necessário é apelar à não resignação.
Cada vez mais, é preciso, é necessário, é fundamental, questionar, inquietar.
Claro que isso passa pela responsabilização de todos, devidamente acompanhada por uma dose de optimismo e confiança no futuro – nos bons e nos maus momentos.
Não é fácil contrariar o pessimismo e a resignação dos portugueses, quase todos o sabemos.
Mas, não desesperemos.
Também quase todos sabemos que temos memória curta.
Lembram-se, há uns atrás, não muitos, de o nosso actual Presidente da República, quando era Primeiro-Ministro, dizer, para aqueles que considerava as forças do bloqueio – Mário Soares e a comunicação social: “deixem-nos trabalhar”.
Esta foi, também, uma frase lapidar e, hoje, sabe-se, perversamente profética.
Na altura, considerava que sozinho podia fazer tudo e fazia melhor.
Enganou-se, como sabemos e ele próprio já admite.
Não é o próprio prof. Cavaco Silva, que agora nos incentiva a termos iniciativa, a termos participação activa na vida do País?
Sei que a memória é curta.
Mas estarei enganado?

8 comentários:

Anónimo disse...

Deixem jogart o MANTORRAS.... Ai porra o presidente é BRANCO.....
JULIO

Anónimo disse...

Camarada, tudo isso é possivel num país de burros. Sem ofensa para os de quatro patas, que são nobres e em vias de extinção.
Os iluminados existem porque são amparados pelos CHIQUINHOS e TOZINHOS que, de tão amorfos, subeservientes e repetilianos, enojam.
Fazem lembrar os abutres inertes á espera que o CEU LHE-do presidente-CAIA EM CIMA DA CABEÇA para aparecerem, quais salvadores da nação, a dizer que os excessos vão acabar e, com eles, o respeito democratico retornará.
ABRA O OLHO e VEJA qual e com quem vai ser a sua luta.
O Barrabas

Anónimo disse...

Cadê o comentário???
O barrabas

Anónimo disse...

Numa freguesia á beira mar em que tudo podia ser um verdadeiro conto de fadas é pena existir pessoas que:
Julgam ser donas daquilo que é de todos ...pois porque é impossível falar de S .Pedro
sem falar de sua majestade.
O problema é sabido por todos nesta terra de encantos criou-se uma elite de pessoas que pensam que são donas desta terra...são elas um grupo de famílias que como nada fosse com elas vão se impondo no território que é nosso (TODOS)por isso caros amigos abram os olhos...
Famílias essas que não deixam que a nossa terra se desenvolva de uma forma sustentável e transparente...
Sr. presidente veja se o céu não lhe caia pois é que com essa pujança toda nem obikuelo o pára ...
Um abraço a sua majestade...
Já agora , deixem os trabalhar mesmo com gostos( manhosos como a rotunda...do artigo já anteriormente publicado)
Serão ideias cor laranja?
Bom artigo

Anónimo disse...

"Olhe que não! Olhe que não!" Já que estamos a falar de frases célebres não esqueçam esta.
E já agora: o Sr. ou os Srs. em causa estão perfeitamente de acordo com o novo regime democrático (?), se não vejam como falam os nossos (des)governantes e os respectivos associados, que até se dão ao luxo de alterar o horário de trabalho (?) para verem um jogo de futebol. Olhem se fossem os professores a fazer isto!!!

Anónimo disse...

Um dia ainda diz que o campo de jogos do cabedelo lhe fugiu por entre os dedos.Desculpem, o campo novo, queria eu dizer... Promessas!!!! BLA,BLA,BLA...Choros... choramingueira...Tenha atino!!!
MORANGOS??????

Anónimo disse...

O Cavaco agora pede iniciativa quando está com o poder todo na mão, não na dele mas na daqueles que ele defende.
Vejamos: pela primeira vez a Direita mais retrógrada, o poder económico mais tacanho, estão de pedra e cal, com um presidente, uma maioria, um governo.
Ai 25 de Abril...

Anónimo disse...

há um ditado que diz "Cada um faz a cama onde se vai deitar". No entanto, em Democracia, a maioria faz a cama para todos. A culpa não é do Simon, Simones ou o que quer que lhe chamem, mas sim da esmagadora maioria que votou na LISP (uma suposta lista independente). O meu voto nunca ele o levou nem levará. Já repararam no megalomano bairro social, futuro lar de muitos delinquentes vindos de todo o conselho. Não há estatuas, estatuetas nem parques de merendas que limpem a cara do senhor Simão neste assunto