sábado, 15 de janeiro de 2022

"Ruído interno", um filme em exibição no PSD Figueira desde 2007...

RECORDEMOS OS RESULTADOS PARA A CÂMARA MUNICIPAL DA FIGUEIRA DA FOZ NAS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS DE 2005.
PRESIDENTE DA CÂMARA:
PPD/PSD - António Batista Duarte da Silva com MAIORIA ABSOLUTA.
(PPD/PSD - 15428 votos, 47,93%, 5 mandatos
PS - 10666 votos, 33,14%, 4 mandatos).

Junho de 2007. Uma proposta da oposição minoritária, foi aprovada por 5 votos favoráveis (PS e Pereira Coelho) e 3 contra (Lídio Lopes, Teresa Machado e Duarte Silva. José Elísio esteve ausente da sessão).
Declarações:
Duarte Silva – «é legal», mas é «demonstração pública de falta de confiança no presidente da câmara».
Vítor Sarmento - “a câmara e mais concretamente o presidente, não tem sabido encontrar as melhores soluções”.
António Tavares – “é um procedimento normal em democracia», que pretende “dar maior operacionalidade a algumas matérias em que a câmara demonstrou ser pouco operacional e passar a colocar em cima da mesa muitos do assuntos que estavam subtraídos à competência da câmara”.
Paz Cardoso – “não está em causa a confiança no senhor", mas “antes podermos colaborar para melhores soluções, mais eficácia, maior rapidez”.
Pereira Coelho - “no final da votação, o autarca do PSD justificou o seu voto contra, recordando a Duarte Silva as palavras que utilizou quando lhe retirou os pelouros, “a quebra de confiança política”. Faço minhas as suas palavras, a falta de confiança é a mesma que passou a existir desde aquele dia. Há uma estrondosa falta de organização e de capacidade de gestão de que resultam prejuízos enormíssimos para a câmara”.
Lídio Lopes (em seu nome e no de Teresa Machado, garantindo que também «em nome de José Elísio», que ficou de aparecer mais tarde, mas até ao final da sessão não compareceu)- estamos contra a proposta do PS, por ser “uma questão eminentemente política, pelo alcance, pelas motivações e pelo enquadramento político”.  “É desacreditação do presidente, desconfiança para exercer o interesse público e não aceitamos, porque confiamos no presidente”.

As coisas já não andavam bem, mas começou aqui o espectáculo público de um presidente de câmara a ser queimado em fogo lento e da desagregação interna de um partido. Que dura até aos dias de hoje.
Quem tenha estado atento ao que se passou na política figueirense nos últimos 15 anos, deu facilmente conta que existiu (e existe) um clima de de divisão, de confrontação, de hostilidade dentro do PSD Figueira, desde 2009, que não foi (nem é) normal. 
No processo das eleições autárquicas que tiveram o pior desfecho de sempre para o PSD na Figueira,  que desembocou nos resultados eleirorais de 26 de Setembro último, a realidade ultrapasssou a ficção.

Em Agosto de 2009, Duarte Silva tinha uma vida complicada como presidente de câmara da Figueira da Foz, ao ponto de ter retirado pelouros ao então vereador José Elísio. “José Elísio ficou sem os pelouros que detinha – entre outras funções a responsabilidades das colectividades e ambiente – por solicitação do presidente, devido a determinadas posições políticas que o autarca tem tomou, entre as quais a de  ir ser candidato independente pela junta de Lavos.”
Aquilo foi uma trapalhada total. Segundo os jornais da época, o presidente da edilidade garantia que não pediu a devolução de pelouros nenhum. «Ele (José Elísio) é que se disponibilizou para os entregar, dentro de uma conversa que tivemos», disse Duarte Silva ao Diário de Coimbra. Duarte Silva, recordou que, «de uma forma geral, todos os vereadores sempre me disseram que os pelouros estavam à minha disposição e nessa conversa ele prontificou-se a entregarmos».
O presidente Duarte Silva chamou a si próprio os pelouros até aqui entregues a José Elísio, até porque  já não faltava muito tempo para o mandato terminar.
Recorde-se, que antes, já tinham sido retirados os pelouros ao vereador Paulo Pereira Coelho.

Apesar de toda a controvérsia existente no PSD Figueira em 2009, “Manuela Ferreira Leite convidou pessoalmente Duarte Silva a recandidatar-se”.
Os militantes e dirigentes do PSD Figueira ficaram divididos. Seria difícil a Duarte Silva dizer que não. Mas, isso, não desagradaria a todos.
Na altura, “ouviram-se fortes críticas a Duarte Silva. Entre os dirigentes houve quem tivesse primado pela veemência ao defender que o independente eleito para dois mandatos consecutivos nas listas do partido não era o melhor candidato."
O que se veio a provar, com a vitória de João Ataíde e do PS. A falta de obra para mostrar ao eleitorado era o principal pecado apontado ao presidente.
Havia um enorme descontentamento em relação à gestão das opções pessoais do eng. Duarte Silva. E esse descontentamento acabou por verificar-se através da própria criação do Movimento Figueira 100%. Na altura, o eng. Daniel Santos era o coordenador do Conselho de Opinião do PSD Figueira.
Em 2009, apesar da contestação interna, Duarte Silva acabou por ir a votos,  por no entender da Concelhia e da Distrital do PSD, “ser o único candidato que podia levar o partido à vitória”. Como obra feita Duarte Silva apresentava: "a futura ponte da Gala, a modernização dos equipamentos do porto de pesca, o prolongamento do molhe Norte, a futura plataforma logística e as obras no porto comercial", tudo obras da responsabilidade do Governo Central.

Desde então o PSD Figueira ficou arredado do poder autárquico figueirense. Duarte Silva perdeu em 2009, Miguel Almeida em 2013, Carlos Tenreiro em 2017 e Pedro Machado em 2021.
A "cola" que poderá unir a família social democrata figueirense é o acesso ao poder e a distribuição dos lugares.
Portanto, organizem-se...
Imagem via Diário as Beiras

Sem comentários: