segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Estamos a precisar mesmo de um novo ano. A sério...

Silvina Queiroz, via Lux.

“Ano Novo!”
"Há dias, um tresloucado ou tresloucados, vandalizaram a base do busto de um insigne filho desta terra: José da Silva Ribeiro. Um Homem ilustre e respeitável, que deu ao sítio onde nasceu, a linda Tavarede, muito do seu saber e do seu tempo: na alfabetização de muitos, no ensino da arte de Talma, o Teatro, a tantos outros.
Dele vos falarei brevemente porque o merece. Foi um ultraje perpetrado contra a sua memória, a sua terra natal, a cidade da Figueira da Foz, que tanto amou. Já em vésperas de Natal e muito perto dali, haviam acontecido outros deploráveis actos de vandalismo.
Dessa feita foi a destruição da árvore de Natal e do Presépio, orgulhos dos tavaredenses. Na manhã que se seguiu à loucura, foi o desânimo total. Cada um sentiu aquilo como uma afronta pessoal e colectiva.
E pergunto-me: como pode alguém ter tão ruim fundo, tamanha insensibilidade, tanta malvadez?! Destruíram gratuitamente grande parte da magia natalícia, ofenderam a religiosidade de muitos, a estética comum, as crianças e a sua alegria genuína. Para não falar do pesar que infligiram a todos.
Queremos um Ano Novo a sério, no respeito por todos, pelas diferentes sensibilidades e gostos, um ano de Paz e fraternidade, onde seja possível a realização dos sonhos mais caros.
Aceitem um abraço amigo, carregado de esperança."

Sem comentários: