terça-feira, 24 de julho de 2018

Lucidez, que é uma realidade causada pela falta de álcool, precisa-se...

As ruas e avenidas da Figueira, neste momento, são um manancial de surpresas, de incómodos e de complicações. 
Um olhar atento, que vá para além da ilusão que os vendedores de sonhos, da bem oleada máquina de propaganda municipal nos querem vender, pode revelar a realidade. 
Só que é preciso, além de olhar, reparar!
"Sou cidadã contribuinte do município da Figueira da Foz e, para além de passear de bicicleta numa marginal linda mas actualmente desfeita, também costumo andar a pé pelo interior da cidade.
A Figueira está em “grandes” obras, eu sei.
Fora isso que já não é pouco, são impressionantes os buracos na calçada dos passeios (em quantidade e em dimensão) e os muitos andaimes nos prédios particulares, cujos proprietários escolheram esta altura do ano para os renovarem. À semelhança de outras terras que recebem muita gente de Verão, devia ser proibido fazer obras particulares e públicas nesta época do ano.
No percurso que fiz hoje, esqueçam lá a oitava maravilha do mundo que é o nosso Tio Presidente que muito obra, alerto para o estado de degradação dos imóveis que fazem a esquina da Rua Praia da Fonte e a Rua que dá acesso ao Largo do tribunal Judicial ( perto do Reino dos Frangos), porque estão num estado “ciático” tão grave que faz mal à vista. Já agora, peço a alguém que se digne avisar o dono da casa junto ao Sporting, quase em frente do prédio do Antiquário, que mude ou que deite abaixo de vez aquele vidro partido na janelinha do r/ch, pois já irrita vê-lo espatifado há meses, ainda por cima com umas cortininhas negras de lixo a baloiçar para o exterior!
Outro alerta que já “tem barbas”, mas agora com um dado novo pelo menos para mim na minha condição de peão: o célebre edifício “O Trabalho”, antigo Parque Cine, na Rua Cândido dos Reis!
Ainda não caiu, não é isso, mas o vidro da porta principal está todo estilhaçado e facilmente se entra lá dentro. Penso que naquele estado, dá ainda pior aspecto àquela grande obra de arquitectura ranhosa sem solução à vista.
Enfim, tudo muito pouco apelativo aqui na paróquia, a obrar muito de momento.
Quem entra na cidade - (aqueles turistas que vão aparecendo depois de verem os filmes promocionais) - ficará certamente com dúvidas: ou a Figueira da Foz já foi uma linda paragem turística como aquela que mostram nos vídeos, ou está ainda em construção."

De olho na obra. Acabei de citar Isabel Maria Coimbra

Aprendam...


David Ferreira
Sem esquecer, porém, que aprender música lendo teoria musical, é como fazer amor por correspondência.
Genial campanha de publicidade, parabéns.
Enquanto uns fazem publicidade à própria cidade, dentro da própria cidade(!..), outros, vão para outras cidades fazer publicidade à sua cidade!..

More than two weeks after sunset (Mais de duas semanas após o pôr do sol!..) ......

Isto não tem algo de kitsch?..

Pedro Santana Lopes   © Pedro Correia/Global Imagens
"Santana Lopes eleito académico de mérito da Academia Portuguesa da História"...
... E, certamente, com todo o mérito!..
"Pedro Santana Lopes, de 62 anos, advogado, exerceu vários cargos públicos, tendo sido primeiro-ministro do XVI Governo Constitucional (2004/2005).
Como provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, cargo que exerceu de 2011 até ao ano passado, entre outras iniciativas, a instituição apoiou a publicação da Obra Completa do Padre António Vieira (2013-2014), com um montante de 500.000 euros, como revelou à agência Lusa a editora Guilhermina Gomes, em dezembro de 2014."

Saraiva Santos, cidadão livre e com opinião, vai ser hoje cremado

Foto Figueira na Hora
Manuel Saraiva Santos faleceu com 78 anos, vitima de um AVC, na noite da passada sexta-feira, depois de ter jantado com um grupo de amigos.
Foi ainda conduzido ao HDFF, mas não resistiu.
A cerimónia de cremação realiza-se hoje, dia 24, pelas 12h00, na Figueira da Foz.

Natural de Viana do Castelo, Saraiva Santos licenciou-se em 1965 em Engenharia Químico-industrial pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Em 1966 veio para a Figueira da Foz e ingressou na então recém constituída empresa Celulose Billerud.
Desde a sua chegada à cidade assumiu-se sempre um “figueirense” interessado no progresso e desenvolvimento da comunidade, desempenhando a partir dos anos 80, algumas funções como autarca, tendo sido vereador durante o mandato de Joaquim de Sousa (1979/1982) e mais tarde com Duarte Silva (2001/2014 incompleto).
Foi um militante político activo contra o regime salazarista.
Em março de 2015, lançou o primeiro volume “A indústria de pasta de celulose na história da Figueira da Foz” (Celbi 1960 a 1967).

Saraiva Santos foi, também, um cidadão livre e com opinião.
Prova disso, foi o blogue QUINTO PODER, que editou entre 2003 e 2012.

109 vai ter obras de beneficiação... (II)

"A empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP) adiantou ao DIÁRIO AS BEIRAS (edição de hoje), através do gabinete de comunicação, que “as perspectivas para a requalificação da EN109 são o início de 2019”. As obras incidirão no concelho da Figueira da Foz, entre os quilómetros 122 e 137, tendo um orçamento de 3,8 milhões de euros. De acordo com o caderno de encargos, a empreitada, que ainda não foi adjudicada, inclui repavimentação, rotundas para substituir os cruzamentos da Costa de Lavos e Leirosa e sinalética."

Nota de rodapé.
OUTRA MARGEM, 22 DE JUNHO DE 2018

"Detectada legionella no Hospital da Figueira da Foz. Não há casos de infecção "...

Via Expresso.

As ruas, praças e avenidas já não tinham passeios?..

Imagem sacada daqui

Há dias em que nos apetece uma música romântica...