domingo, 22 de julho de 2018

A propósito do "lixo pós sunset", recorda-se uma carta do vereador da oposição Ricardo Silva, que anteviu o problema...

Estávamos em Maio, p.p... 
Passo a citar:
"Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz
Algumas notícias de diversos órgãos de comunicação social nacional referem que o Governo assinou, no passado dia 10 maio, um contrato com 31 promotores, no âmbito do programa "Sê-lo Verde", mediante o qual vai apoiar em 600 mil euros eventos mais sustentáveis, com o objetivo de incentivar a adoção de práticas inovadoras e com impacto ambiental, social e económico, nos grandes eventos de massas, tais como o Rock in Rio, Nos Alive, EDP Cool Jazz, Vodafone Paredes de Coura, 28.ª Expofacic, Santa Cruz Ocean Spirit Boom Festival, Meo Marés Vivas, Expo Bairrada, Festas da Madalena, entre outros eventos.
Ora, uma vez que
1. O Município da Figueira da Foz, pelo menos em teoria, está sempre preocupado com questões ambientais;
2. Neste caso, os maiores festivais do Pais foram contemplados;
Questiono:
1. Se o Município da Figueira da Foz elaborou candidatura do "RFM SOMNII - O Maior Sunset de Sempre” a este programa de apoio;
2. Se não o fez, qual o motivo.
Sem outro assunto de momento,

Com os melhores cumprimentos,
Ricardo Silva"

Na Figueira é asssim: "ASSEITA-CE INTULHO"?..




"Escrevi vários emails à organização do Sunset sobre o probema dos copos de plástico, antes do evento começar Nunca me responderam....E a Câmara Municipal da Figueira da Foz continua a licenciar eventos sem obrigações de redução do lixo."
- João Vaz
"Pedro Silva mostra como as instituições na Figueira arranjam variadas desculpas para.....manter tudo como está. Isto é, quem manda é o espírito comodista."
- João Vaz
"Num qualquer país civilizado isto não podia acontecer ou ultrapassar as 24h de tolerância...Mais intoleràvel é ainda o tentar rebaixar quem põe à evidência este triste espectáculo. Há muita falta de cultura cidadã e ambiental!"
- Luís Pena
"Li a noticia e as declarações da representante da CM são lamentáveis."
- Jorge Almeida

"A Administração Trumpaide, seus acessores e os factos alternativos".
- João Traveira 

A importância de um "blogue/baú": a clareza e coerência de Rui Rio

«Noticia o JN que Rui Rio mais os seis vereadores da coligação PSD/CDS que manda na Câmara do Porto chumbaram uma proposta do vereador Rui Sá, da CDU, no sentido de ser atribuído o nome de José Saramago a uma rua da cidade.
Não custa a crer que Rio e os "seus" vereadores estejam a ser injustamente acusados de mesquinhez e que a responsabilidade do sucedido caiba, sim, ao vereador Rui Sá.
Com efeito, este terá dado por assente que Rio e o PSD/CDS soubessem quem foi José Saramago, não tendo tido o cuidado de lhes explicar tratar-se de um escritor português recentemente falecido, Prémio Nobel da Literatura (o único Nobel da língua portuguesa).
Se o tivesse feito, decerto Rio exclamaria "Ah, sim? Não me diga!", logo votando favoravelmente a proposta, seguido em ordem unida por todo o pelotão PSD/CDS.
Quando, daqui a uns anos, Rui Rio (quem?) for recordado como um camarário do tempo de Saramago que tentou impedir que o seu nome fosse dado a uma rua do Porto (assim como um tal Sousa Lara ficou conhecido por ter censurado "O Evangelho segundo Jesus Cristo"), era bom que se contasse a história toda.»
Manuel António Pina

Nota de rodapé.
Ter um blogue/baú tem muitas vantagens. 

Há pouco mais de 8 anos, Manuel António Pina publicou uma deliciosa crónica a propósito da recusa de Rui Rio dar o nome de Saramago a uma rua no Porto.
O que ele não escreveria agora sobre o novo líder do PSD…

Momento de ternura


Este, é um momento de ternura, que é dos sentimentos mais nobres que podemos manifestar....
Nesta música a ternura corre livre. É importante passar o momento proporcionado por esta canção. Transporta-nos ao lado mágico da vida.