quarta-feira, 7 de outubro de 2015

As vítimas do naufrágio do arrastão “Olívia Ribau”

foto Pedro Agostinho Cruz
Estavam sete pescadores a bordo.  
Até ao momento: um morto, quatro desaparecidos e dois sobreviventes.
Seis dos sete pescadores são da Figueira da Foz (Leirosa, Costa de Lavos e Cova-Gala) e um é de Mira. 
João Paulo Conceição, de 45 anos, e Adriano Conceição, de 32, foram retirados com vida pela Polícia Marítima, às 20H40, com recurso a uma moto-de-água. Eram os únicos náufragos que se encontravam na balsa. 
Além dos dois irmãos da Leirosa, encontravam-se no pesqueiro Rui Gonçalves, Américo Tarralheira (Praia de Mira), os irmãos Adriano Comboio e Joaquim Comboio (da Cova-Gala) e António Fernando Mendonça. 
Todos na casa dos 40 anos, os dois últimos, com 56 e 57, respectivamente. 
Segundo o Jornal de Notícias, Joaquim Comboio, de 57 anos, é a vítima mortal. Quatro pescadores continuam desaparecidos.
Neste momento, está a dar a notícia na CMTV. Esta estação continua a afirmar que os 2 sobreviventes foram salvos por um elemento da Polícia Marítima que se encontrava de folga.
Isto, contraria em absoluto o que foi dito pelas autoridades competentes, nos directos feitos por esta mesma televisão.
Há muita coisa por apurar sobre mais um lamentável e grave acidente na barra da Figueira da Foz. 
Este vídeo é impressionante. 
Citando Camus: “Quando o grito mais dilacerante encontra a sua linguagem mais rigorosa, a revolta satisfaz a sua verdadeira exigência, e extrai dessa fidelidade a si mesma uma força de criação. Se bem que isso vá contra os preconceitos da época, o mais belo estilo em arte é a expressão da mais viva revolta.” (O Homem Revoltado)

Sem comentários: