quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Submarinos

«De acordo com despacho do ministro da Defesa publicado hoje em Diário de República, a "pequena revisão" com docagem do navio será entregue por ajuste directo ao construtor dos submarinos, a ThyssenKrupp Marine Systems GmbH, (TKMS). A despesa máxima será de "5.000.000,00 € (cinco milhões de euros), sem IVA".»

Em tempo.
Portas, um dia destes...

Estacionamento pago no HDFF: “Somos Figueira” solicitou o parecer do comandante operacional municipal da Proteção Civil figueirense

foto de António Agostinho sacada daqui
A coligação «Somos Figueira» pretende que o comandante operacional municipal da Proteção Civil figueirense dê o seu parecer em relação ao sistema de estacionamento pago recentemente implementado no Hospital Distrital da Figueira da Foz, nomeadamente sobre a entrada de ambulâncias em situação de emergência que, pode ler-se no requerimento entregue ao presidente da Câmara Municipal, acontece num acesso em «curva e contra curva» e com cancela automática.
Deste modo, “face ao exposto e à gravidade da situação”, os vereadores da oposição pedem o parecer, nomeadamente “em relação aos efeitos ou consequências na entrada de viaturas de emergência, provocados pela colocação de cancela e pelo desenho do acesso às Urgências, e se, e de que forma, está acautelada a entrada destes mesmos utentes em possíveis situações de avaria dos já mencionados equipamentos”.
Assinam o documento os vereadores Miguel Almeida, João Armando Gonçalves, Anabela Tabaço e Catarina Oliveira.

Isto aconteceu mesmo...

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Para tentar evitar que a prosa de tão ilustre figueirense termine sem honra nem glória a embrulhar meio quilo de carapaus, ou uma dúzia de castanhas, fica a citação:

“Cerca de metade da riqueza mundial está nas mãos de um por cento dos ricos e sete em cada 10 pessoas habitam países onde as desigualdades se acentuaram nos últimos 30 anos.
É o caso de Portugal, onde o peso dos rendimentos dos mais ricos no rendimento total do país mais do que duplicou desde 1980; a situação, refere o estudo, tem vindo a piorar, reconhecendo-se que pode ser ainda mais gravosa do que os números indicam, dada a, cada vez maior, possibilidade de expatriar riqueza.
O relatório revela as consequências políticas desta situação, chamando-lhe “sequestro  democrático”, o que se traduz numa subserviência dos governos face às elites cada vez mais poderosas e na perturbação do princípio da igualdade de oportunidades.”
António Tavares, figueirense, vereador PS, hoje no jornal AS BEIRAS.

Comentário de António Agostinho, figueirinhas, desempregado:
É vital para a democracia e para o desenvolvimento português, que o PS – partido que tem feito parte, nos últimos tais 30 anos do chamado arco da governação, e de que o vereador António Tavares é militante recente...  - se decida e se redefina:   preto no branco, rompa e abandone de vez o arco da velha governação, e deixe de continuar presos aos princípios de uma terceira via inventada pelos sociais-democratas para travestirem de socialismo o neoliberalismo de Thatcher e Reagan, como tem vindo a acontecer em Portugal.
Claro que é importante praticar a eficiência energética, a reabilitação urbana, a qualificação profissional, bandeiras de Sócrates e de que tanto fala Seguro. Mas, não será repetindo essas e outras fórmulas do politicamente correcto e modernaço, como ficou provado com Sócrates, que se resolverão as questões de fundo.
É necessário ir ao núcleo duro das questões sociais, económicas e financeiras: salário mínimo adequado, horários de trabalho equilibrados, pensões e reformas dignas, definir dívida pública ilegítima (juros usurários), combate à precariedade e ao desemprego, redistribuição civilizada do rendimento nacional (política fiscal), nacionalização faseada das empresas de sectores económicos e financeiros vitais para os interesses colectivos, regulação da banca comercial e de investimento, combate à fuga de capitais, valoração monetária adequada ao nível económico do país, revigorar o serviço nacional de saúde, reforçar o sistema de educação pública, garantir a eficácia e independência da justiça, estabelecer uma política energética racional de interesse público e estabelecer as bases da organização democrática da administração pública central, regional e local.
A possibilidade de haver uma alternativa de esquerda à política que tem vindo a destruir Portugal e os portugueses, dependerá da possibilidade de se poder estabelecer um acordo de actuação sobre estas questões concretas. O que não significa que tenha que haver um contrato pré-eleitoral, e que se tenha que fazer tudo de forma imediata e simultânea. 

Tarifa económica!..

Passos paga 25 mil € a empresa para atender telefones!..

Primeiro-ministro invoca «ausência de recursos próprios» apesar de dispor de 10 secretárias e 21 administrativos na residência oficial.

Hoje, o parque de estacionamento do HDFF está repleto!...


Mais fotos aqui.

Buracos

É verdade que tem estado frio, tem soprado vento, tem caído chuva – enfim é inverno!..
É verdade que  a relva das Abadias tem vindo a ser cortada!..
Todavia,  naquilo que a Figueira, neste momento, mais necessita de intervenção – o arranjo de ruas, estradas e avenidas, na cidade e no resto do concelho – praticamente nada se fez no primeiro mandato do dr. João Ataíde.
Não havia dinheiro, era o que se dizia...
Nestes primeiros 3 meses e picos do segundo mandato do  dr. João Ataíde, neste âmbito, também praticamente nada foi feito.
E agora, ao que dizem,  as contas estão em dia, portanto, não me venham com a conversa que não há dinheiro...
Já não posso ouvir falar nisso...
Ou a desculpa do Ataíde minoritário, vai continuar a ser a mesma do Ataíde maioritário?
Figueira, Capital dos Buracos, não obrigado!
Poderia dar exemplos  de ruas, travessa e avenidas  a necessitar de uma intervenção urgente.
Contudo, era  mais fácil dar exemplo de ruas, travessas e avenidas que não necessitem de uma intervenção urgente.
Mas, pela sua importância e pelo seu simbolismo lembro apenas as estradas da Serra da Boa Viagem...
Senhor presidente Ataíde: foi eleito presidente,  porque os figueirenses e os figueirinhas depositaram confiança em si!
Bem sei que é cedo para fazer um juízo de valor,  justo e correto,  sobre o seu trabalho, mas neste capítulo das ruas, é obrigatório mostrar trabalho, rapidamente, pois, caso contrário, as criticas que lhe eram apontadas quando não havia dinheiro, continuarão!
Não podemos continuar a ter vergonha de dizer que somos da Figueira, a Rainha das Praias, mas a cidade com piores estradas do país!
Foi eleito para arranjar soluções para os problemas e este é um problema grave - que tarda em ser resolvido.

GASPAR CONFESSA-SE

“...Gaspar pode dar-se por satisfeito. 
Portas foi metido na ordem e reduzido à sua insignificância política (não apenas por mérito de Passos Coelho, mas também por carreirismo do CDS que não aceitou ver fugir-lhe das mãos aquele pedaço de poder que detinha por algo que, no entender do partido, não passava de um simples capricho de Portas). 
E pode dar-se acima de tudo por satisfeito por a sua política estar agora a ser conduzida sem sobressaltos por Maria Luiz Albuquerque com o completo apoio de Passos Coelho, que, entretanto, tendo-se apercebido da fragilidade do CDS, lidera a coligação com total autoridade.” 

(daqui)

Para que a Figueira avive em mim a magia com que me enfeitiçou durante todos estes anos, basta-me a lembrança da lota do areal em frente ao Mercado Municipal...


segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Registo da passagem da tempestade Stephanie pelo parque de estacionamento pago do HDFF

foto de Pedro Agostinho Cruz, sacada daqui

Fait divers?.. Olhem que não, olhem que não!..

foto sacada daqui
Os responsáveis pelos espectáculos públicos estavam de fim-de-semana e só isso pode explicar que apesar das condições do tempo e dos apelos do Estado a que os cidadãos não saíssem de casa o jogo Benfica Sporting tenha sido mantido e se não fosse aquela coisa que se parecia com o cabelo de Jesus até se tinha realizado. Aliás, os comentadores desportivos nem estavam muito preocupados com os 60.000 cidadãos, o que os incomodava era a comichão que a lã de pedra faria na pele dos jogadores. Até ao momento o governo não disse uma palavra sobre este teste nacional à segurança e vida de 60 mil portugueses.

Velha europa...

Os suíços aprovaram em referendo que decorreu durante este fim-de-semana a limitação à imigração originária dos países da União Europeia. A extrema-direita rejubila por toda a Europa, os eurocratas esboçam uma espécie de ameaça quanto a eventuais retaliações, sem nunca se referirem concreta e especificamente à liberdade de circulação de capitais que faz da Suíça a máquina de lavar dos proveitos de toda a espécie de negócios.
Daqui

“Não aos caulinos”

foto sacada daqui
Realizaram-se recentemente duas sessões de esclarecimento sobre a pretensão de uma empresa privada em explorar os caulinos na parte norte do nosso concelho: uma no Bom Sucesso e outra em Ferreira.
João Ataíde e Ana Carvalho, presidente e vereadora da Câmara da Figueira da Foz, participaram nas duas sessões.
Em Ferreira-a- Nova, porém, os representantes da autarquia deram um passo em frente: admitiram acionar uma providência cautelar
Esta medida será aplicada “se a licença de exploração for aprovada (pela Direção Geral de Energia e Geologia) e as populações se opuserem”, disse Ana Carvalho ao DIÁRIO AS BEIRAS.
Entretanto, “cada vez mais vozes se levantam contra exploração de caulino.” 
É o caso de Miguel Almeida, vereador do Somos Figueira, que em crónica hoje publicada no jornal AS BEIRAS, deixa esclarecida a sua posição sobre o assunto.   
“As freguesias de Ferreira-a-Nova e do Bom Sucesso necessitam, por estes dias, de uma intervenção política e cívica tenaz, que defenda afincadamente os superiores interesses das populações.
Afirmo isto pois é preciso impedir a exploração de caulinos na zona norte do concelho, após uma empresa privada ter manifestado interesse em extrair esse minério em aproximadamente 500ha de terrenos. O caulino é um mineral argiloso muito usado em diversas indústrias, mas todo o processo de extração e transporte de materiais tem consequências negativas, e nem sempre reversíveis, sobre o meio envolvente.
As principais repercussões incidem sobre a qualidade de vida das populações, sobre a fauna, a flora, o solo, as águas superficiais e subterrâneas, a atmosfera e as próprias estruturas rodoviárias. As alterações na paisagem são drásticas e, mesmo que a recuperação paisagística ocorra à medida que a exploração vai avançando, nada volta a ser como antes.
A região em causa é muito sensível, com muitas explorações agrícolas que dão sustento a muitas famílias, tem uma vasta área florestal e está próxima de cursos de água e lagoas já de si sensíveis - Vela, Braças, Salgueiro.
Não podemos correr riscos desnecessários.
A câmara municipal, assembleia municipal, juntas de freguesia e deputados do círculo de Coimbra têm de exigir ao Governo que não autorize esta exploração, defendendo assim os interesses dos habitantes daquela zona do concelho até às últimas instâncias.”
Está-me cá a parecer que esta “estória” ainda vai ter mais história... 
Entretanto está a decorrer um Petição Pública sobre este assunto. Para assinar clicar aqui.

Registo da passagem da tempestade Stephanie na Cova-Gala e outros pontos do nosso concelho...

foto António Agostinho
Mais fotos aqui e aqui.

Em Dias como Estes É Que Se Sente o Que É o "Mar Português"...

foto: Pedro Agostinho Cruz
Em dias como estes (9 e 10 de Fevereiro de 2014), no Presente e no Futuro, é que se compreende porque é que os Portugueses e os Galegos (tal como os Cantábricos, os Bascos, os Bretões e os Britânicos), foram sempre, no Passado, desde o mar da Irlanda até ao mar do Cabo de São Vicente, no Atlântico Norte (no "pior mar do mundo"...), os melhores navegadores do mundo…
Em dias como estes, compreende-se, na prática -- apesar de todos os mitos infantis e inverosímeis de Sagres e do Algarve... de todas as ignorâncias e mentiras políticas dos "Descobrimentos Henriquinos" (as ignorâncias e censuras, sabiamente semeadas, desde sempre, nas "escolas", pelos "intelectuais" e "historiadores", para isso pagos, e que nem sequer nunca souberam remar…), porque é que foram os Portugueses (e, como sempre, levando consigo os seus aliados, companheiros e colaboradores da Galiza), desde Caminha até ao Cabo de São Vicente, os responsáveis dos Descobrimentos Geográficos dos séculos XV-XVI, da Abertura do Mundo, e do início das navegações intercontinentais de desbloqueamento planetário...
Texto CEMAR

O coreto

Este  coreto lembra-me  música...
Bom, não será uma questão de boa memória, mas, uma questão de alguma idade...
Concedo, porém: também é uma questão de alguma boa memória!

Debaixo dos pés levantam-se os trabalhos...

Isto é o delírio. Quem não apoiar o governo é antipatriota, disse a eminência parda da foto ao lado.
Ficamos entendidos...
Eu pensava que por muito incompetente e ridícula que fosse a Oposição parlamentar, não deixava de ser isso mesmo: a Oposição.
Mas não: a partir de agora os críticos do governo são uns traidores, pois lutam contra os interesses da Pátria.
A teoria costumava ser, também aqui pela Figueira, esta: quem não é por mim, é contra mim.
Agora, segundo a eminência parda, que se afirma vice-presidente do PSD e que se vangloria de ser ou ter sido até há dois anos e picos, vice em Gaia, uma das autarquias que foram levadas quase à banca rota, a nova teoria é assim: se não me dás a mão, és espanhol.
A Pátria, passou a ser o umbigo dele!..

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Very light

Isto escreveu o Mestre em maio de 1991.
Purista do verbo e do enredo no dissertar da pena, concebia o jornalismo como uma arte e uma missão nobre.
Andarilho e contador de histórias vividas, o Zé Martins passou em palavras escritas pelo Notícias da Figueira, Diário de Coimbra, Diário Popular, Jornal de Notícias, Diário de Lisboa, República, Opinião, Vértice, Mar Alto (de que foi co-fundador), Barca Nova (de que foi fundador e Director) e Linha do Oeste.
Como escreveu Hamlet, “o mundo está fora dos eixos. Oh! ... Maldita sorte! ... Porque nasci para colocá-lo em ordem! ...”.
D. Quixote considerou que  “era  o seu ofício e exercício andar pelo mundo endireitando tortos, desfazendo agravos”.
O  Zé considerava essa também a sua principal missão: “também a lança pode ser uma pena/também a pena pode ser chicote!”
Meu caro e irreverente Zé - Amigo e Mestre: confesso que por vezes me assola a  maldita sensação de que se a pena é uma arma – e é,  também é pouco para o combate desigual contra quem, sem pudores ou escrúpulos de qualquer espécie,  nos combate com as mãos enfiadas nos nossos bolsos agredindo-nos até às entranhas.

Neptuno "oferece" temporal Ruth a Portugal na madrugada de Domingo para Segunda

foto António Agostinho

Bom domingo

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Um pequeno terramoto para nada

“Antes de o Bloco o "inventar", Rui Tavares tinha escrito o "pequeno livro" do terramoto de 1755. A coisa foi um "sucesso" e Tavares andou de capela em capela para promover a sua obra com a inevitável ajuda do comadrio do "meio". Tanto à esquerda como à direita, o livrinho foi incensado e Tavares passou a existir oficialmente O Bloco enfiou-o, presumivelmente pelo incontestável "prestígio" intelectual da criatura, como independente na sua lista para as europeias de 2009. Em princípio não seria eleito mas os resultados colocaram-no em Estrasburgo e à solta. Percebeu-se depois - o Bloco percebeu - que Tavares, afinal, não vestia outra camisola a não ser a sua. Já tinham decorrido pelo menos quatro anos desde que o homem havia adquirido o estatuto de subtil, lavrado publicamente graças à sua alegada "originalidade", e nada o impedia de o exibir lá fora contra a sua "barriga de aluguer" política. O país, evidentemente, ignora que Tavares sente encarnar a figura de mais um dos intermináveis salvadores da pátria a partir do lado esquerdino da mesma. Mas, à cautela, Tavares formou um partido com quinze (15) porta-vozes porventura para obrigar a pátria a reparar nele. Isto foi o suficiente para suscitar um tumulto irrelevante na pequena tribo das esquerdas que vagueia entre o bicéfalo Bloco, o dr. Louçã e os dissidentes fashion destes três que, tal qual Tavares, imaginam que Portugal não se safa sem o seu pernóstico "contributo". Com esta feira de pequenas vaidades urbano-depressivas, estas almas perdidas todas juntas apenas ajudam à "respeitabilidade" institucional do PC enquanto esperam por uma entrada ordeira e oportuna no PS que, vai para 40 anos, se habituou a recolher tresmalhados deste jaez. Um pequeno terramoto para nada.”


Uma foto "viral"...

Uma foto de Pedro Agostinho Cruz no site de Garrett McNamara.
Como diz a Rita Freitas, a namorada: Garrett McNamara partilha! E eu digo aos "entendidos" que não, não é Photoshop! Photoshop= Fotomontagem. 
Pedro Agostinho Cruz= local certo, na hora certa, um bom fotógrafo. 
Resultado uma boa fotografia!
Se a namorada do Pedro o disse quem sou eu para discordar!.. 

Um escritório com uma janela com vista para o mar...

Mais fotos de António Agostinho, aqui.

Agravamento do estado do tempo para Domingo e Segunda

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para este fim-de-semana situações meteorológicas de risco extremo na região Centro. Precipitação, vento forte e agitação marítima são esperados para a madrugada e manhã de hoje, devendo agravar-se amanhã à tarde, de acordo com um comunicado emitido ontem pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra.

Citação Cultural (III)

imagem sacada daqui
«Fatias de Cá» apresenta «A Utopia de Thomas More».
A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal da Figueira da Foz e nesta  estreia tem como convidados Carlos Encarnação (ex-presidente da Câmara Municipal de Coimbra) e Clara Almeida Santos (vice-reitora da Universidade de Coimbra).
O bilhete, que incluiu um lanche, tem o custo de 22,22 euros!..
Nos dias 15 e 22 de fevereiro,  «A Utopia de Thomas More» volta ao palco da Casa do Paço.
Mais pormenores aqui.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Citação Cultural (II)

Fotos sacadas daqui
João Ataíde, presidente da câmara municipal da Figueira da Foz, na companhia de José Tavares, presidente da junta de freguesia de Buarcos, e de Emanuel, uma das atrações,  apresentou  o programa e os Reis do Carnaval da Figueira da Foz 2014.
O  filme conta, este ano, com a participação de Emanuel, o artista convidado, que vai partilhar o trono com a figueirense Susana Guerra.
O preço do bilhete mantém-se nos €3,00, permanecendo a entrada gratuita para crianças com idade inferior a 12 anos; portadores do Cartão Figueira Sénior com a vinheta atualizada; e todos os foliões mascarados com fatos completos.
"Posto isto, o Carnaval promete? Oh, se promete! Promete tanto como a promessa de João Ataíde, feita há precisamente um ano atrás, de que sem empresa municipal de turismo, deveriam ser as colectividades do burgo a organizá-lo. Parece que era para poupar! Mas claro, o que é isso comparado com um almoço e uns minutos de brilho ao lado de Emanuel?"

Uma sugestão para salvar o único exemplar da bateira da Cova-Gala


“Na Figueira da Foz, e sobretudo na sua terra natal (Cova-Gala), João Pereira Mano não precisa de qualquer apresentação. Homem do Mar, ficou-lhe esta região a dever, para sempre, a salvaguarda de muita da sua memória colectiva (e não só pela escrita, embora, naturalmente, essa seja a dimensão em que mais vai perdurar o seu contributo). Em 1997 o Capitão João Pereira Mano desempenhou também um importante papel na identificação e na obtenção de uma bateira do Mondego, típica da Cova-Gala (bateira FF-304-L Maria Augusta Mano), que veio a ser meritoriamente doada pelo seu último proprietário, o Ex°. Senhor Manuel Mano, para futuros fins museológicos, e que assim veio juntar-se aos outros três diferentes exemplares de arquitectura naval local que o CEMAR já havia antes, em 1995, 1996, e 1997, conseguido que fossem obtidos, restaurados, e doados à cidade e à sua autarquia, com vista aos referidos fins museológicos.” (daqui)

fotos António Agostinho
Todavia, infelizmente, essas embarcações tiveram um fim inglório e triste...
Neste momento, o único exemplar da bateira da Cova-Gala encontra-se no Largo das Alminhas, na Gala, como a foto documenta. Sujeito que está à chuva e ao sol, na melhor das hipóteses, daqui por dois anos terá o mesmo destino que as embarcações oferecidas pelo CEMAR à Câmara da Figueira tiveram: o apodrecimento.
Enquanto é tempo, deixo aqui uma sugestão e, ao mesmo tempo, um apelo a quem de direito, para preservar tão importante exemplar único (pelo menos que eu conheça) da bateira da Cova-Gala: a sua deslocação para o portinho da Gala para fazer parte do espólio do Núcleo Museológico que aí está a ser construído e que irá ser aberto ao público em breve.  

Abandono da agricultura em 2013 foi o maior de sempre

A  propaganda governamental dizia-nos o contrário, mas a realidade é esta“nunca como no último ano tantas pessoas abandonaram otrabalho na agricultura. Em comparação com 2012, foram 50 mil os que voltaram as costas ao mundo rural.”

Numa altura em que, por estes lados, convém ter o máximo conhecimento sobre a matéria...

foto António Agostinho
Não sei é se ainda vamos a tempo, mas fica a informação:
"PÓS-GRADUAÇÃO EM SURF E PERFORMANCE NA UNIVERSIDADE LUSÓFONA".

Defeso obrigatório, interdição aos bivalves, barra e Portinho assoreados “tramam” a vida aos pescadores

“Pescadores da Cova-Gala desesperados por não trabalharem”, uma reportagem a ler hoje no Diário de Coimbra.

“A época da lampreia começou a 1 de Janeiro e vai até 15 de Abril mas até este momento praticamente nenhum pescador da Cova-Gala conseguiu sair para o rio, gerando uma situação desesperada. E para piorar, está prevista de 24 de Fevereiro a 5 de Março uma paragem para o defeso, que os pescadores acatam, mas com a qual não concordam, porque «a própria natureza faz o defeso», diz Pedro Adérito, o porta-voz, acrescentando que, com tanto tempo sem saírem para a faina «os 10 dias de paragem já foram cumpridos».”

Para que a Cova-Gala avive em mim a magia com que me enfeitiçou ao nascer, basta a lembrança dos barracões do sal quase em frente à minha casa...


quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

A conversa do clube pequeno, cheio de dívidas e sem jogadores já me andava a irritar...

imagem sacada daqui

Naval e Bravos do Maquis, 3º classificado do Campeonato de Angola, Girabola empataram hoje na Figueira da Foz a dois golos.
Refira-se que a Naval fez alinhar para esta partida 26 jogadores.

"Rigor" e "exigência"!..

"Alunos do 9.º ano fazem exame de nível mais baixo"...

Autarquia estuda solução “inclusiva” para estádio municipal...

“Estamos a tratar de uma solução mais inclusiva e abrangente do que aquilo foi no passado”, adiantou o vereador Carlos Monteiro ao DIÁRIO AS BEIRAS.
Esperamos  que a solução seja mesmo “inclusiva”.
Como sabemos, S. Pedro é uma freguesia urbana, e tem um Clube que promove a formação desde 1977 em instalações criadas pelas suas direcções, com apoio dos Sócios e Amigos do Clube ao longo dos anos.
Nesta temporada, o Grupo Desportivo Cova-Gala tem equipas em competição nas categorais de Traquinas, Benjamins, Infantis, Iniciados e Juvenis.
Como sabemos, está a competir também em seniores, com uma equipa que, neste momento, ocupa o segundo lugar na série B da I divisão distrital da Associação de Futebol de Coimbra.
Toda esta actividade constitui um esforço enorme para os corpos dirigentes da Colectivaidade, que consegue fazer das “tripas coração”,  pois as condições de trabalho não são as melhores e os apoios são escassos para as nossas necessidades e chegam sempre com atraso.
Bom, era só para lembrar a quem de direito, que na cidade da Figueira da Foz, na área desportiva, também existe o Grupo Desportivo Cova-Gala a trabalhar com mérito, e sem parcerias privadas.
E vejam lá: até já ganhámos uma Taça da AFC, em Seniores e fomos campeões distritais, em Infantis.

Esta nossa barra...


“O porto  da Figueira da Foz teve, em 2013, o melhor registo de sempre em mercadorias movimentadas, anunciou a administração dos dois portos”.
Ontem, no diário AS BEIRAS.

“Insegurança da barra preocupa pescadores na Figueira da Foz”.