segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Haverá vida depois do presidente Aprígio?..

"Naval novamente penalizada pela F I F A com perda de seis pontos".

A tradição é: em Dia de S. Martinho, assa as castanhas e bebe o vinho...

Hoje é Dia de S. Martinho. 
A tradição é comer castanhas e beber vinho novo. 
Mas, há uma lenda sobre este dia 11 de Novembro, Dia de S.Martinho. 
Diz  que certo dia, um soldado romano chamado Martinho, estava a caminho da sua terra natal quando encontrou um mendigo cheio de frio que lhe pediu esmola. Martinho rasgou a sua capa em duas e deu uma ao mendigo, de repente o frio parou e o tempo aqueceu...
Este acontecimento acredita-se que tenha sido a recompensa por Martinho ter sido bom para com o mendigo.

Uma alternativa ao Totta...

A Ponte, a Figueira...

foto Pedro Agostinho Cruz

Caras Direitas foi alvo de "assalto e destruição"...


Manchete voltou a falar...

... e alterou a narrativa do governo!
Entretanto, Seguro e Marcelo já criticaram declarações de Machete ...

Em tempo.
"Se não consegues pensar antes de falar, escreve. Se não consegues pensar antes de escrever, lê. Se não consegues vai ao médico." – Aldina Duarte

sábado, 9 de novembro de 2013

Quando é que reúne o gabinete de crise da Câmara Municipal da Figueira da Foz com o Conselho de Administração da empresa municipal Figueira Parques?..

Portanto, quem investiu no equipamento necessário à cobrança do parqueamento fomos nós, via Câmara Municipal da Figueira da Foz, que é quem tutela a empresa municipal Figueira Parques.
Esta foto foi obtida cerca das 15 horas e trinta minutos de hoje, sábado, dia 9 de Novembro de 2013, cinco dias depois de se começar a pagar estacionamento no Parque do Hospital Distrital da Figueira da Foz.
Já sabíamos que a economia portuguesa estará entre as 20 piores de todo o mundo no que respeita ao crescimento económico, desde há anos a esta parte...
Temos agora mais um meio para constatar os reais efeitos da crise em lume brando em que vivemos – o estacionamento do parque de estacionamento do HDFF, em pleno fim semana, dia que se presume de visita aos doentes internados,  ficou deserto!..

Alfredo Cunha, fotojornalista

"Cai sobre os Portugueses um imenso manto de miséria e tristeza, e é por isso que fotografo incessantemente, sem saber o que fazer e onde publicar as minhas fotografias, mas hoje, só me interessa fotografar em Portugal, alguém tem que ser testemunha deste crime imenso, que é a liquidação de um País."
Alfredo Cunha  

Promoção no Mercado de S. Pedro


São só mais 10, 15, 20 anitos!..

Se a emigração continuar acrescer, o desemprego vai continuar a diminuir em todas as variáveis comparativas com que os entendidos na matéria andam a bombardear os portugueses.
É esperar mais uns anitos (dez, quinze, vinte?..) e já devemos estar abaixo dos 10% de desemprego e dos 9 milhões de habitantes.
Seremos então um agradável, mas falido, país de velhos...
Portanto, a caminho do pleno emprego...

Não será ironia dos que responderam ao inquérito?..

Pode ler-se hoje no Expresso.
“Surpreendentemente, apesar da grande crise económica que abala o país, a maioria dos portugueses revela-se feliz: 55% dos inquiridos dizem que, olhando para a sua situação actual, estão felizes, e 12% mesmo muito felizes. Apenas 26% respondem "nem feliz, nem infeliz", o equivalente ao tão típico "vai-se andando" português; 79% consideram-se optimistas ou moderadamente optimistas, contra apenas 18% que vêem o copo meio vazio; 69% respondem mesmo que estão tão ou mais felizes do que há três anos, quando começaram a sentir-se os efeitos da crise económica e da austeridade.”
(Ficha técnica. O inquérito foi realizado pela GFK, com 1211 indivíduos com 18 ou mais anos, residentes em Portugal Continental, proporcional por região. Os trabalhos de campo decorreram entre 13 e 24 de setembro.) 

Já sabia que algo estava a mudar... Mas, assim tanto, não acham que dá muito nas vistas?... 

Segundo o que julgo saber, 50.000 pessoas vão tomar as refeições diárias nas chamadas "cantinas sociais", mas o que é isso comparado com a felicidade estampada na rua pelos restantes 8.950 000 portugueses!.. 
Segundo o que julgo saber, devem estar desempregados cerca de 1 milhão e 300 000 mil portugueses, mas o que é isso comparado com a felicidade dos restantes 7 milhões e 600 000 mil portugueses!.. 
Segundo o que julgo saber, lixaram dinheiro à reforma de cerca de 1 milhão de portugueses com a reforma minima, mas que é isso comparado com os restantes 9 milhões!.. 
Bom é melhor ficar por aqui... Se continuar a preocupar-me com o que julgo saber, ainda chego à conclusão que, felizes, sobram só os portugueses da ficha técnica desta sondagem!..

Uma ocorrência inevitável, devida à acção das políticas ancestrais aplicadas...

Passos Coelho (com a ajuda troika e de Paulo Portas...), anda há dois anos e meio a criar excêntricos em Portugal!..
São mais 85 os “afortunados”...
Têm em comum uma fortuna superior a 30 milhões de dólares (perto de 25 milhões de Euros). São 0,009% da população. Mais do que milionários, são ultra-milionários. Portugal é hoje um país mais pobre e mais desigual, mas com mais ultra-milionários.
Essa é que é essa, como diria o Eça!..

Quem sabe, sabe...

Miguel Almeida, ontem numa entrevista ao jornal AS BEIRAS.
“O filho do sapateiro poder ser presidente da câmara dói a alguns”...
Não teve pais ricos nem ganhou a lotaria... 
Foi para o PSD. 
Quem sabe, sabe...
"Perdemos a câmara sendo a única candidatura que apresentou um programa. O doutor (João) Ataíde ganha sem apresentar uma ideia do que pretende fazer. Sentir-me-ia envergonhado ganhar as eleições nos termos em que João Ataíde as ganhou, sem explicar às pessoas o que vai fazer. Só com base naquilo que fez, é curto."
Se eu não conhecesse o Miguel há muitos anos, desconfiava que ele anda a aprender umas coisas com o PCP!..
Como sabemos, só os comunistas é que que gozam da fama de conseguirem transformar uma derrota, em vitória, com aquela naturalidade. 
Modéstia à parte, suspeito que o Miguel também ande a ler este blogue...

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Justamente...

... "um nojo".

“A VOZ DA FIGUEIRA", o único jornal local - 60 anos, comemorados com problemas graves de sustentabilidade


“Sem custos para o HDFF, a exploração do estacionamento foi entregue à empresa municipal Figueira Parques” - o presidente do conselho de administração do HDFF, Pedro Beja Afonso... (O que é que a Câmara Municipal da Figueira da Foz tem a responder a isto?..)

Num documento enviado à agência Lusa, o presidente do conselho de administração do HDFF, Pedro Beja Afonso, garante que a via de “acesso gratuito e prioritário” utilizada por  ambulâncias “poderá igualmente ser utilizada por viaturas particulares que transportem utentes com mobilidade reduzida ou em situações de emergência, sem prejuízo de pagarem o parqueamento se for caso disso”.
A via de acesso para situações de emergência está situada na entrada sul, junto à rotunda “A Varina”, que era o antigo acesso rodoviário ao HDFF. A decisão de passar a taxar o estacionamento na unidade de saúde foi tomada pelo anterior conselho de administração, recentemente substituído, e será mantida, afirma Pedro Afonso. “Não podendo conformar-se com o uso indevido do espaço de parqueamento e circulação, entendeu tomar medidas destinadas a disciplinar o tráfego e estacionamento nos parques do Hospital”, sustenta.
Sem custos para o HDFF Pedro Afonso explicou ainda que a exploração do estacionamento – que é gratuito nos primeiros quinze minutos e tem uma tarifa de 60 cêntimos por cada hora – foi entregue à empresa municipal Figueira Parques “sem quaisquer encargos de investimento para o hospital”.
O contrato de exploração, adiantou, tem a duração de cinco anos, “durante o qual a Figueira Parques arrecadará as receitas correspondentes”.
No final dos cinco anos, a empresa entregará a concessão ao HDFF, ficando o hospital com todo o equipamento ali instalado.
A Agência Lusa contactou o presidente da Câmara  Municipal da Figueira da Foz, que tutela a Figueira Parques, para obter mais esclarecimentos, mas até à hora do fecho desta edição, não obteve resposta.

Lido no jornal AS BEIRAS de hoje, edição impressa.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

EDITAL

Joaquim Namorado
Foi afixado
nos locais do costume
que É PROIBIDO MENDIGAR.

Logo mão que se descobre
escreveu a tinta por baixo
MAS NÃO É PROIBIDO SER POBRE.

Há pessoas que nos estimulam. São as pessoas  que nunca se renderam ao percurso da manada.
Joaquim Namorado foi desses raros Homens e Mulheres que conheci.
Considerava-se um figueirense de coração e de acção – chegou a ser membro da Assembleia Municipal, eleito pela APU.
Teve uma modesta residência na vertente sul da Serra da Boa Viagem. Essa casa, aliás, serviu de local para reuniões preparatórias da fundação do jornal Barca Nova.
Muito mais poderia ser dito para recordar Joaquim Namorado, um Cidadão que teve uma vida integra, de sacrifício e de luta, sempre dedicada à total defesa dos interesses do Povo.
Nos dias 28 e 29 de Janeiro de 1983, por iniciativa do jornal Barca Nova, a Figueira prestou-lhe uma significativa Homenagem, que constituiu um acontecimento nacional de relevante envergadura, onde participaram vultos eminentes da cultura e da democracia portuguesa.
Na sequência dessa homenagem, a Câmara Municipal da Figueira, durante anos, teve um prémio literário, que alcançou grande prestígio a nível nacional.
Santana Lopes, quando passou pela Figueira, como Presidente de Câmara, decidiu acabar com o “Prémio do Conto Joaquim Namorado”.
Hoje,  a cidade que está a ser construída por quem, pelos vistos, já não quer saber disto para nada, continua a ignorá-lo.
É contra isso que o continuo a recordar.
Pessoas destas fazem falta.

Desemprego

Querem a coisa bem explicadinha?...
Vão aqui...

É oficial?..



"SEJEMOS" então governados por esta gente...

Esta nossa barra (VII)

Esta manhã, publiquei "um exemplo dos governantes que temos..."
Tal como o velho e experiente Manuel Luís Pata, perguntei-me... 
"Quantos falam do mar, sem o conhecer?"

Só eu sei, porque gosto desta 1ª. página do "calino"...

para ver melhor, clicar na imagem.

O País...

... gaste cerca de 36 minutos e fica a saber melhor como chegámos aqui.

A solução para o desemprego... Quem disse “na Espanha de Franco”, poderia ter dito, “no Portugal de Salazar”, numa palavra “o fascismo”...

“Na Espanha de Franco, os salários eram baixíssimos e não havia desemprego. Depois da sua morte, os salários cresceram, com o acordo dos sindicatos, e [o desemprego] disparou para os 20%”...

Xavier Timbeau, economista do Observatório Francês de Conjunturas Económicas, deu o exemplo  espanhol para justificar a redução dos salários  nos países do sul neste período de crise, durante as audições que estão a ocorrer na Comissão de Assuntos  Financeiros e Económicos do PE, no âmbito da acção da troika.

Esta nossa barra (VI)

Um exemplo dos governantes que temos...
"Manuel Pinto de Abreu sublinhou, durante o debate do Orçamento do Estado na Assembleia da República, "nenhuma embarcação de pesca tem qualquer condicionante à prática do porto da Figueira da Foz" que está preparado para navios com um calado máximo de seis metros.
"O que se passou, e que está a ser investigado, não é consequência de uma situação de assoreamento da barra, é uma consequência de condições excecionais que exigem uma prática excecional da barra", salientou o governante, considerando que é necessário que os pescadores promovam a sua própria segurança.
A este propósito, lembrou "as palavras do mestre Festas [presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar] que disse que é necessário mudar a cultura dos pescadores e que estes passem a adotar uma postura da máxima segurança", nomeadamente utilizando equipamentos cuja aquisição tem sido promovida pelo programa PROMAR (Programa Operacional de Pescas).
O mestre José Festas disse na altura que a forma como a barra do porto da Figueira da Foz foi construída pode ter ajudado ao naufrágio da embarcação "Jesus dos Navegantes", provocando a morte de três pescadores.
José Festas justificou a falta de uso do colete salva-vidas com as dificuldades que o mesmo coloca. "Se o estivessem a usar, se calhar, com o barco a virar, teriam morrido mais [tripulantes], porque com o colete vestido é muito difícil mergulhar", sublinhou o antigo pescador."
Via Público


Este ano já morreram seis pessoas à entrada desta nossa barra. 
Desde já, o que se passou, que ainda está a ser investigado, para o governante Manuel Pinto Abreu "não é consequência de uma situação de assoreamento da barra!"
Tal como o velho e experiente Manuel Luís Pata, pergunto-me... 
"Quantos falam do mar, sem o conhecer?"

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Tributo a José Carlos Ary dos Santos

SEXTA-FEIRA, 8 de NOVEMBRO, 21h30, no CAE.
Voz: QuimZé Lourenço | Piano: João Guerra Madeira | Contrabaixo: Eduardo Lopes | Bateria, Cajón e Djambé: Tiago Ramos | Saxofones e Flauta: Náná Sousa Dias | Guitarra Portuguesa: Pedro Amendoeira | Bailarina e Coreógrafa:Leonor Barata

Uma escritora!...



Desculpem lá qualquer coisinha, Camões, Alexandre Herculano, Eça, Ramalho Ortigão, Bocage, Torga, Carlos de Oliveira, Sophia de Mello Breyner Andresen , Saramago, Vergílio Ferreira, Lobo Antunes, João Tordo...

47.º aniversário do Porto da Figueira da Foz

foto Pedro Agostinho Cruz

O navio «Santa Maria Manuela» vai estar aberto a visitas no Cais Comercial, este fim de semana, dias 9 e 10 de Novembro, numa acção integrada no programa comemorativo do 47.º aniversário do Porto da Figueira da Foz.

HORÁRIO DE VISITAS:
10.00-12.00 e 13.00-19.00 horas.

A Figueira já tem um candidato autárquico disponível na linha de partida para daqui a 4 anos - Miguel Almeida

foto Pedro Agostinho Cruz
Numa entrevista ao DIÁRIO AS BEIRAS/FOZ DO MONDEGO RÁDIO, que vai  ser tornada pública  na próxima sexta-feira , o actual presidente da Concelhia do PSD, Miguel Almeida,  afirmou que gostava de voltar a candidatar-se à presidência da autarquia figueirense.
Apesar de disponível para voltar a ser candidato à Câmara da Figueira da Foz, daqui a quatro anos,  Miguel Almeida reconhece, porém,  que será candidato quem o partido  entender, na altura,  que reúne as melhores condições.
Miguel Almeida, se a sua vida profissional e pessoal o permitir, vai cumprir o actual mandato de vereador até ao fim.
Miguel Almeida é, nos dias que correm aqui pela Figueira, talvez o político mais experiente no activo.
Mais uma vez permanece fiel à sua postura de sempre: marca o terreno com antecedência.
Pelo que dele conheço, parece-me que nunca fez questão de ficar conhecido pelo seu particular brilhantismo intelectual; antes, a meu ver, sempre  fez mais questão de se fazer passar por um resistente – mais concretamente,  um sobrevivente à espera da sua hora.
E a sua verdadeira hora, tem hipóteses de chegar daqui a quatro anos.
Infelizmente para a Figueira, como já se está a verificar,  a eleição por maioria absoluta de João Ataíde não deverá  representar  a concretização dos anseios de todos aqueles que não se reviam nem nos métodos nem nos resultados da herança santanista .
Se eu fosse militante do PS, com cotas em dia e tudo, seria para mim penoso dar conta que pouco tempo depois de tomar posse para um segundo mandato, Ataíde, exclusivamente por culpa própria, começou  o processo que o vai levar a  desbaratar o capital de confiança que os figueirenses nele depositaram.
A  actual vereação camarária figueirense, no seu conjunto – situação e oposição -,  já deu para ver,  é manifestamente  pior  que a anterior, em termos de funcionamento democrático.
Ataíde vai  persistir  no erro de  desvalorizar os figueirenses, a começar pelos do partido que o elegeu, e vai acabar por  temer  ser vítima deles...
Quanto à Figueira ("e modéstia à parte também sou figueirense"), que isso é que me interessa... Esta cidade,  merecia  mais e muito melhor...

Magusto no Centro Social da Cova e Gala



À semelhança dos anos anteriores o Centro Social da Cova e Gala vai realizar o Magusto no dia 15 pelas 20 horas, tendo como animação cultural o Fado de Coimbra e os Cantares Populares da nossa região com a participação do Grupo “Guitarras de Coimbra” da Associação Menina e Moça e o Grupo de Cantares da Casa do Lavrador dos Casais de Cima de Maiorca.
Os interessados poderão efetuar as suas inscrições até ao dia 13, através de resposta ao e-mail ou pelo telefone 233 431 134.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Um acto de justiça

O grande blogueiro figueirense merece ser citado...

“João Ataíde decide vetar a presença de público numa das reuniões de Câmara, no momento em que a Câmara é considerada a autarquia mais transparente do país...”

“O PSD, em vez de se rir desbragadamente do medo do big brother, ataca violentamente Ataíde, quando na maioria dos municípios portugueses – como as autarquias PSD de Coimbra e Aveiro - só uma das sessões de Câmara é pública...”

“Ataíde preencheu o seu gabinete com um secretário que é jurista de profissão?! O homem esteve, pelo menos, 5 anos a estudar constitucional, administrativo, reais, obrigações, com alguns dos melhores lentes de direito do país, e acaba nisto, a escrever cartas para o Sr. Presidente ...”

“João Portugal, o político que passou 4 anos a difamar João Ataíde, não teve vergonha nenhuma e acabou vereador de Ataíde! E o Presidente, em vez de colocar o rapaz a trabalhar – já é tempo! – transforma-o num vereador sem tempo e sem pasta...”

"P.S. - Sabem como é que o gabinete de João Ataíde descreveu as parcas atribuições de João Portugal no Executivo? Desta forma: João irá coadjuvar nas “questões de promoção e apoio a medidas e acções visando o desenvolvimento do comércio e da qualidade da oferta turística do município”.
Perceberam?! Existe a Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz, mas será o inefável João Portugal a desenvolver o comércio figueirense! E quanto à “qualidade da oferta turística do município”, o que irá fazer Joãozinho?! Vai inspeccionar a qualidade de todos os quartos de hotel, pensões e residênciais do burgo?! Vai provar todas as iguarias servidas à turistada nos restaurantes do concelho?!
Há momentos em que fico com pena que a Câmara da Figueira seja  considerada a mais transparente do país; porque é que esta frase tonta não ficou guardada a sete chaves?!”

“Trabalhar mais de um ano sem comer”!..



Todos temos momentos do diabo... 
Até o Crato!