quarta-feira, 31 de julho de 2013
terça-feira, 30 de julho de 2013
Sobre Duarte Brandão de Buarcos, o Célebre Corsário Português...
Para quem hoje anda em "Festivais de Piratas" em
Buarcos, e julga que a vila marítima portuguesa de Buarcos, na Foz do Mondego
(hoje em dia, integrada na cidade da Figueira da Foz) é sobretudo célebre como
alvo de ataques de corsários ingleses e holandeses nos fins do século XVI e
inícios da século XVII, talvez convenha aprender qualquer coisinha de História
(...de História… aquela disciplina acerca da qual, em Portugal, em geral, e na
Figueira da Foz, em particular, reina a mais profunda e confrangedora
ignorância…), para saber que esta vila portuguesa de Buarcos (Foz do Mondego)
está também, ela própria, desde sempre, ligada aos próprios corsários
portugueses… e um deles, no último quartel do século XV, foi mesmo uma
extraordinária e espantosa figura de aventureiro (ao que parece,
luso-hebraico-britânico…) que serviu como mercenário no mar os Ingleses, e
comandou navios, e ilhas, e combates navais (e, como tal, foi dos primeiros e
mais significativos "corsários ingleses"...), e viveu uma vida
inteira entre Portugal e o Noroeste Europeu, cheia de estranhas peripécias, que
até hoje ainda não estão totalmente esclarecidas...
Sobre Duarte Brandão de Buarcos (ou Edward Brampton),
navegador, mercador e corsário português do século XV, que se notabilizou como
mercenário e corsário português ao serviço dos Ingleses, e em 1987 foi pelo Rei
de Portugal Dom João II feito Senhor da vila portuária e piscatória de Buarcos,
na Foz do Mondego (e, depois, em Lisboa, teve também os seus navios e aí deu
origem a Porto Brandão... e foi pai do João Brandão de Buarcos a quem se devem
todas as estatísticas das "grandezas de Lisboa" em 1552… ) vejam-se
as notícias publicadas, aqui, na Foz do Mondego (Montemor-Buarcos):
Alfredo Pinheiro MARQUES,, “Vidas de Montemor: Duarte Brandão”, Jornal Baixo Mondego e Gândaras, Montemor-o-Velho, 2004 (Outubro 2004).E, se quiserem piratas, a sério, por conta própria (em vez de corsários)…? Também têm… (têm os melhores…).
Têm, nem mais, nem menos, do que o mais célebre (literariamente) pirata português do século XVI, António de Faria (sim… o da "Peregrinação" de Fernão Mendes Pinto…), o António de Faria de Sousa que nasceu na Foz do Mondego (na Quinta do Canal, Figueira da Foz…)…
O mesmo que, mais tarde, quando morreu, na Índia, em Goa -- devidamente confortado com os santíssimos sacramentos da absolvição dada pela Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana… (e... absolvição dada por um Santo… um Santo, verdadeiro, e célebre, dessa Santa Igreja…) -- ainda tinha lá consigo, guardados na arca, dois sabres japoneses...
A união nacional a fazer o seu caminho...
A imprensa parece ter aceitado bem a sugestão de Pedro
Passos Coelho e hoje, em véspera de recomeço dos briefings diários, combinou
mostrar a Maduro o seu apreço pelo remoçado SNI, fazendo em uníssono, nas suas capas, um louvor ao
governo, com o qual escondem a desgraça de milhares de famílias portuguesas.
Milhares de funcionários públicos vão ser despedidos sem
justa causa mas o que os três jornais destacam, em primeira página, é o facto
de poderem continuar a usufruir da ADSE.
O que mais me revolta nestas capas, é (não) terem sido
pensadas por mentes ocas e ignorantes. Estas
abencerragens apresentam a notícia como se usufruir da ADSE fosse um
benefício. Esquecem, ignoram (ou fingem ignorar?) que muitos funcionários
públicos despedidos já descontaram para a ADSE durante décadas pelo que o
Estado estaria obrigado a devolver-lhes o dinheiro, no caso de os privar do sistema.
Volto a lembrar esses ignorantes com carteira de jornalista,
que os funcionários públicos descontam uma percentagem suplementar do seu ordenado ( 2,5% a partir
de 2014) para usufruírem da ADSE. Como
acontece com alguns trabalhadores do privado que têm regimes especiais ou
complementares de saúde.
Viva a República
segunda-feira, 29 de julho de 2013
domingo, 28 de julho de 2013
Coisas que gostava de saber por serem verdadeiramente importantes…
![]() |
| foto daqui |
Afinal, o Vice-Primeiro
Ministro já remodelou gabinete, ou continua nas mesmas instalações?..
Jornalismo português
Como se precisássemos
de mais exemplos, os jornais portugueses, mesmo os ditos de referência, não
deixam de nos surpreender todos os dias com manchetes sensacionalistas e
pseudo-notícias destinadas apenas a vender mais papel.
Desta vez, foi assim.
Desta vez, foi assim.
“João Silveira, um
português actualmente a estudar Teologia em Roma, conseguiu chegar à fala com o
Papa Francisco, na sexta-feira, de forma inusitada, durante as Jornadas
Mundiais da Juventude que terminam este domingo no Brasil.
Conforme conta na
rede social Facebook, o jovem dirigia-se à casa-de-banho, quando se deparou com
"o Papa a falar numa sala com algumas pessoas". Depois destas terem
saído a pedido dos seguranças, João Silveira conseguiu convencer estes últimos
a deixarem-no ficar. Depois conseguiu chegar à fala com o chefe da igreja
católica durante aquilo que lhe pareceu uma "eternidade".
O português diz que o
Papa "é muito simpático" e "está mesmo atento ao que dizemos,
parece que somos a única pessoa na sala", mas mantém o conteúdo da
conversa "em segredo". "Ainda demorou algum tempo e ninguém me
mandou calar", conta. Atribui à "providência divina" o encontro
do qual gostou muito.”
E pronto.
sábado, 27 de julho de 2013
Será isto apenas “uma ignorância histórica espantosa.”?..
Passos Coelho apelou ontem para um acordo com o PS para "clima de união nacional"!..
Isto, no mínimo, é um caminho sinuoso e perigoso…
Que tem vindo a fazer o seu caminho no PSD.
Há pouco mais de um, em junho de 2012, Rui Rio achava que a liberdade de opinião e a democracia podem ser suspensas quando as condições financeiras não são as desejáveis!..
Por este caminho, qualquer dia aparece alguém a sugerir que deveríamos também suspender outros direitos cívicos, enquanto durar a crise...
Conceder ao estado e às empresas o direito de cilindrar as pessoas e os seus direitos quando a situação é “grave”...
Por este caminho, qualquer dia aparece alguém a sugerir que deveríamos também suspender outros direitos cívicos, enquanto durar a crise...
Conceder ao estado e às empresas o direito de cilindrar as pessoas e os seus direitos quando a situação é “grave”...
Como, por exemplo, suspender as garantias legais que impedem, como noutros tempos aconteceu, que alguém seja julgado por tribunais especiais que não prestam contas a ninguém...
O caminho faz-se caminhando.
Não aprendem nada
Lembram-se?... Não foi assim há tanto tempo...
Miguel Relvas foi defendido por Passos e pelo PSD com "unhas e dentes"...
Acabou por ter de abandonar o barco...
Com Maria Luís Albuquerque não vai ser diferente...
Miguel Relvas foi defendido por Passos e pelo PSD com "unhas e dentes"...
Acabou por ter de abandonar o barco...
Com Maria Luís Albuquerque não vai ser diferente...
Mas, só quando o mau cheiro ficar insuportável, é que se vão descartar de quem falta à verdade com tanta facilidade...
Finalmente o crescimento...
sexta-feira, 26 de julho de 2013
Lua-de-mel
"...a economia interna está longe da recuperação milagrosa de que fala o dr. Passos. Se juntarmos a isto o protagonismo do CDS nas pastas económicas e a ‘ortodoxia germânica' da dr. Albuquerque nas Finanças, não custa imaginar de onde virá a próxima crise conjugal.
A harmonia de agora faz parte da lua-de-mel. Mas, como lembrava o sábio Millôr Fernandes, a lua-de-mel é apenas aquele pequeno período entre o casamento e as dívidas para pagar."
Via CM
A harmonia de agora faz parte da lua-de-mel. Mas, como lembrava o sábio Millôr Fernandes, a lua-de-mel é apenas aquele pequeno período entre o casamento e as dívidas para pagar."
Via CM
A lei n.º 46/2005…
És autarca? Tens mais
de 3 mandatos?
Se respondeste sim a estas duas perguntas, devias ter-te posto a pau desde
agosto de 2005!..
Desde 29 de agosto de 2005, a lei n.º 46/2005 determinou
e foi publicado, que "o presidente
da câmara municipal e presidente da junta de freguesia só podem ser eleitos
para três mandatos consecutivos".
O mesmo diploma refere que "depois de concluídos"
os três mandatos, os presidentes de câmara e de junta "não podem assumir
aquelas funções durante o quadriénio imediatamente subsequente ao último
mandato consecutivo permitido".
Lei é lei.
A política legislativa não pode funcionar ao jeito do interesse pessoal e casuístico dos presidentes da câmara ou da junta…
Sessão com Marisa Matias vai ter lugar no Café Nau...
A eurodeputada Marisa Matias estará presente hoje, pelas 18h30m no café Nau para divulgar o seu trabalho no Parlamento Europeu.
De seguida será apresentado o cabeça de lista do BE à junta de Buarcos/São
Julião.
Recorde-se que esta iniciativa esteve inicialmente prevista para ter lugar no café do Centro de Artes e Espectáculos.
De seguida será apresentado o cabeça de lista do BE à junta de Buarcos/São
Julião.
Recorde-se que esta iniciativa esteve inicialmente prevista para ter lugar no café do Centro de Artes e Espectáculos.
Apesar dos dias que passam, para acabar a semana com um sorriso, uma anedota...
O Pedro estava feliz. Ia sair do manicómio, pois estava curado.
Enquanto fazia a barba, ia cantarolando com a sua voz de barítono.
Olhava-se ao espelho, radiante.
De repente, num gesto desastrado, deu um piparote no espelho que cai ao chão e parte-se.
O Pedro olha para a parede vazia, aterrado.
Corre como um alucinado até ao gabinete do médico.
-Doutor, doutor!
-Então Pedro, que se passa?
-Oh doutor, veja bem o meu azar, agora que estava curado, que ia sair livre deste manicómio, não é que fiquei sem cabeça.
João Moura, eleito pelo PSD, presidente da Câmara de Cantanhede, crítica fusão de freguesias...
Poiares Maduro, presente na inauguração da Expofacic, afirmou que Cantanhede "é um exemplo"...
Para ver melhor clicar na imagem.
Para ver melhor clicar na imagem.
quinta-feira, 25 de julho de 2013
Swaps
Troca de emails confirma que ex-director-geral do Tesouro informou Maria Luís Albuquerque.
No primeiro email, datado de 29 de Junho de 2011, o então director-geral do Tesouro refere perdas potenciais de 1.294 milhões de euros. Um mês depois, em 26 de Julho, dá conta de perdas de 1.549 milhões de euros. Em 1 de Agosto, as perdas já ascendiam a 1.646 milhões de euros. São números que constam dos emails de Pedro Felício a que a Lusa teve acesso.
Em tempo.
Esta merece música.
No primeiro email, datado de 29 de Junho de 2011, o então director-geral do Tesouro refere perdas potenciais de 1.294 milhões de euros. Um mês depois, em 26 de Julho, dá conta de perdas de 1.549 milhões de euros. Em 1 de Agosto, as perdas já ascendiam a 1.646 milhões de euros. São números que constam dos emails de Pedro Felício a que a Lusa teve acesso.
Em tempo.
Esta merece música.
Subscrever:
Mensagens (Atom)


















