![]() |
| Foto António Cotrim [Lusa] |
domingo, 20 de janeiro de 2013
democracia á portuguesa.
As posições de Passos Coelho sobre uma refundação do Estado acelerada pelo corte de quatro mil milhões na despesa do Estado e que pretende impor ao povo português são cada vez mais reflexo de que a democracia em Portugal deixou de ser o governo do povo para se tornar no governo em nome do povo, com uma única divisa: «Pobreza. Ignorância. Autoridade.»
Via abrasivo
Via abrasivo
Cuidado com a discriminação…
Sem igualdade, a diferença passa rapidamente a discriminação…
O direito à diferença só se trata de um verdadeiro direito
se exercido num plano de igualdade. Sem essa igualdade, a diferença rapidamente
se transmuta em discriminação.
Somos todos diferentes,
todos somos iguais.
Afinal, a realidade está aí
para nos lembrar que não é bem assim.
O 25 de Abril trouxe
consigo, realmente, essa enorme conquista democrática: o direito à diferença.
Mas não conseguiu fazê-la
acompanhar da necessária mudança das mentalidades retrógradas.
Quando já – e bem a meu ver –
outras figuras populares da nossa cidade foram Reis e Rainhas do Carnaval da
nossa cidade, por favor expliquem-me: O QUE É QUE IMPEDE URBANO PINTO DE SER REI DO CARNAVAL DE FIGUEIRA/BUARCOS EM 2013?..
E atenção: este assunto não é brincadeira…
sábado, 19 de janeiro de 2013
Ainda o mau tempo na Figueira...
Para ver a reportagem fotográfica de Pedro Agostinho Cruz no jornal AS BEIRAS clique aqui.
Parte do muro do topo sul do Estádio Municipal José Bento Pessoa foi hoje derrubado pelo mau tempo
Mau tempo causa estragos em S. Pedro
| Uma árvore derrubada ocupou metade da faixa de rodagem na Avenida 12 de Julho |
| Na Praia da Cova os estragos são patentes |
| Na chamada curva da Geal, neste edifico que já foi sede do DCMG, o telhado sofreu danos |
| A estrada de ligação ao Cabedelo foi invadida pela areia |
Estrada cortada por árvore derrubada, casas com danos nos telhados, equipamentos públicos danificados, corte de energia eléctrica durante horas, embarcações afundadas no porto de pesca - tudo por causa da chuva intensa e vento com rajadas acima dos 100 kms a que S. Pedro, como aliás, boa parte do País, esteve sujeita.
Parece que as coisas vão melhorar para a tarde...
Para ver melhor as fotos de António Agostinho, clicar em cima das imagens
Parece que as coisas vão melhorar para a tarde...
Para ver melhor as fotos de António Agostinho, clicar em cima das imagens
Mau tempo no norte e centro
| Cova -Gala, 8 horas da manhã de hoje. Foto António Agostinho |
O alerta está em vigor até às 12.00 de hoje, passando depois
para laranja (o terceiro mais grave da escala). Segundo fonte do Instituto Português do
Mar e da Atmosfera, os ventos podem ser da ordem dos
130/140 quilómetros/hora, a chuva também será intensa e deixou ainda o alerta para a agitação marítima.
Para acabar de vez connosco?.. Ou para rir?..
O que é, ACTUALMENTE, a "Arte-Xávega"...
![]() |
| para ver melhor clicar em cima da imagem |
Para quem quiser conhecer mesmo, a sério, o(s) seus(s) verdadeiro(s) centro(s), a sua geografia e a sua antropologia, eis na imagem acima o melhor mapa - o elaborado em 1998 por Henrique Souto (FCSH-UNL), o geógrafo que em Portugal é verdadeiramente especializado nas Pescas e nos Pescadores e que é membro do Conselho Consultivo e Científico do CEMAR-Centro de Estudos do Mar na Figueira da Foz e na Praia de Mira.
sexta-feira, 18 de janeiro de 2013
Para aplaudir de pé…
| foto Pedro Agostinho Cruz, sacada daqui |
“O presidente da
Câmara da Figueira da Foz, João Ataíde, disse hoje que a autarquia irá dar
tolerância de ponto aos seus funcionários na tarde de terça-feira de Carnaval,
a exemplo do ano passado.”
Isto, sim, é uma grande
e excelente notícia para a Figueira.
Permitam que me levante para aplaudir de pé.
Se há poder local que sabe antecipar
necessidades dos seus eleitores, é o da Figueira da Foz…
Já agora: espero sinceramente que João Ataíde possa
concorrer às próximas autárquicas.
Não porque goste do homem (nem sei quem é), mas adoraria que me fosse dada a possibilidade
de escolher entre João Ataíde e Miguel
Almeida.
Da série o fotógrafo da Outra Margem...
| foto: António Agostinho |
Hoje de manhã, correndo o risco de apanhar uma molha das antigas e também (pronto: sou mesmo do contra...) para contrariar o rico dia que está, fiz uma bela passeata de bicicleta...
Fui até ao Cabedelo.
Juntei o útil ao agradável e para começar a dar algum uso à maquineta que
adquiri recentemente, consegui a foto acima.
Devo desde já esclarecer que sou um bocadito sensível à fealdade e à poluição visual.
Olhando para a foto, visionei o contributo de políticos locais, associado ao empreendedorismo selvagem de gananciosos empreiteiros, que transformaram esta vista da outra margem num deprimente pesadelo visual, fruto do desprezo pelo
planeamento urbanístico em que a Figueira tem vivido nos últimos 30 anos…
Pedro, Outra Margem deseja-te as melhoras. Fazes cá falta para animar a malta! ..
Hoje, logo a começar o dia, fiquei macambúzio, melancólico, tristonho, mal-humorado e deveras preocupado...
Isto, na era da
internet!..
Sinceramente, recuso-me a acreditar que um 1º
Ministro de Portugal possa ser tão aldrabão…
Será que o homem está doente?..
Pedro, Outra Margem deseja-te as melhoras.
Fazes cá falta para animar a malta! ..
quinta-feira, 17 de janeiro de 2013
Continuando a falar de carnaval...
![]() |
| foto Pedro Agostinho Cruz |
Não há dívida, défice, falência, bancarrota ou incerteza que nos desperte para a seriedade das coisas...
Esta Aldeia é maravilhosa…
Pena, é ser habitada por um povo de atletas de matraquilhos, porque não nos ensinaram a ser gente…
Vamos então falar de carnaval a sério...
Gostava, óh se gostava, que todas as Figueirenses e todos os Figueirenses
lessem com atenção
esta crónica de Rui Curado da Silva, publicada hoje no jornal
AS BEIRAS, e fizessem uma reflexão sobre 15 anos de carnaval a sério na Figueira da Foz.
Relatório do FMI teve "mão" do Governo...
Desde puto, há muito tempo, portanto, que sei que os carteiristas são habilidosos de "mão"...
Cuidado com as imitações…
Constata o João
Rodrigues.
No boletim de inverno, saído
no início de 2012, o Banco que não é de Portugal previa um tímido crescimento
de 0,3% no PIB para 2013.
Um ano depois, no boletim de inverno,
acabado de sair, o Banco que não é de Portugal já prevê uma expressiva
contracção de 1,9% no PIB para o mesmo ano de 2013.
Para Passos
Coelho, há um “crescimento da economia”
esperado para 2014, devendo o “ciclo recessivo abrandar este ano”, para depois
dar lugar a um “ciclo de expansão”.
Se este País não é “a nave dos loucos”, imita muito bem…
A reforma administrativa para troika ver...
![]() |
| foto sacada daqui |
A lista
completa mostra, de forma
muito clara, que este não era o caminho.
Na Figueira, foi aprovada a proposta conjunta apresentada pelo PSD,
Figueira 100%, Presidente da junta de freguesia de S. Pedro e Presidente da
junta de Lavos.
A extinção das Freguesias de S.
Julião, Brenha, Borda do Campo e Santana foi aprovada com os votos contra do
PS, da CDU e da presidente da junta de freguesia de Santana (PSD). O
presidente da junta de freguesia de Tavarede (PS) absteve-se.
E o resultado, no fundamental, foi este: BUARCOS AGREGOU S.
JULIÃO; ALHADAS AGREGOU BRENHA; PAIÃO
AGREGOU BORDA DO CAMPO; FERREIRA A NOVA
AGREGOU SANTANA.
Alguém acredita que aquilo que foi
imposto às freguesias, de que o nosso concelho é um caso flagrante, que pode ser tudo menos uma reforma político-administrativa,
pois não passou de um conjunto de
alterações avulsas, coerciva e apressadamente gizadas, feita à medida do chamado plano de reajustamento,
ou Memorando de Entendimento (ME), vai contribuir para resolver o problema de Portugal?..
Acidente no mar ao largo da Figueira...
Um homem, de 45 anos, morreu ontem vítima de um acidente de trabalho, cerca das 13H45, a bordo do arrastão Neptuno, de Aveiro. Segundo o comandante da Capitania da Figueira da Foz, em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, o pescador encontrava-se “a manusear um dos cabos de aço que sustenta uma porta de arrasto” e o mesmo ter-lhe-á embatido na cabeça, provocando ferimentos graves.
O homem, residente na Gafanha da Nazaré, não resistiu aos ferimentos e acabou por falecer na embarcação. “O arrastão Neptuno encontrava-se a oeste da praia do Osso da Baleia e quando regressou à Figueira da Foz, para fazer a evacuação, a vítima já era cadáver”, acrescentou Rui Amado.
O homem, residente na Gafanha da Nazaré, não resistiu aos ferimentos e acabou por falecer na embarcação. “O arrastão Neptuno encontrava-se a oeste da praia do Osso da Baleia e quando regressou à Figueira da Foz, para fazer a evacuação, a vítima já era cadáver”, acrescentou Rui Amado.
quarta-feira, 16 de janeiro de 2013
Como diz o povo, na sua imensa sabedoria...
![]() |
| JUNHO DE 2011 JANEIRO DE 2013 |
Que nunca nos falte a vontade de rir...
Na Bélgica, uma mulher de 67 anos, conduziu o seu carro até Zagreb, na Croácia, numa viagem de mais de 1450 quilómetros, enquanto queria fazer apenas 150 quilómetros para chegar a Bruxelas!..
Em Portugal, 2.159.742 de portugueses e portuguesas conduziram um homem que devia ter ido para a casa dos segredos a primeiro-ministro!..
terça-feira, 15 de janeiro de 2013
E o tempo a voltar para trás…
O Estado está a ser “refundado” em segredo, numa conferência
de 2 dias, organizada pelo governo. As vítimas do costume – a maioria dos
portugueses – estão impedidas de conhecer o que por lá se passa, dado que está
vedado aos jornalistas o “registo de imagem” e a “reprodução do que seja dito
sem autorização dos citados”. No final do dia um “comité de propaganda” vai
disponibilizar um minuto de imagens sobre esta fraude, como no tempo da
censura. A trapalhada e o golpismo avançam em espiral, como a recessão. Já não
há vergonha, e a democracia começa a gemer. O ministro das finanças em nome do
“equilibro das contas públicas” está a tomar conta disto. Não é a primeira vez
que nos acontece.
Alguém ainda tinha dúvidas de que somos o melhor povo do mundo?..
Olhem só para esta pequena
amostra que aconteceu no passado domingo em Esmoriz…
Se o povo português tem alguma coisa de que gosto em especial, essa coisa é que não pára de me surpreender...
Uma conferência com “paredes de vidro”!..
Esta conferência, intitulada "Pensar o Futuro - um Estado para a Sociedade", foi impulsionada por Pedro Passos Coelho e organizada pela advogada e ex-dirigente do PSD Sofia Galvão e vai realizar-se durante dois dias, no Palácio Foz, em Lisboa, com oito painéis de debate e mais de vinte oradores, portugueses e estrangeiros, de diversos sectores e terá cobertura limitada por parte da comunicação social, que apenas poderá registar as sessões de abertura e de encerramento.
Anda por aí enorme excitação...
Eles não sabem, nem sonham que, ao tratarem os portugueses como escravos,
muitos ficarão
com alma de escravos, mas, alguns, ficarão com alma de feras.
“O ambiente está a mudar”...
Atenas em estado de alerta depois de tiroteio contra sede do partido no poder...
“A Grécia está no limite e é impossível as coisas continuarem como estão. Não podemos ter metade da população a procurar comida no lixo e a outra metade a não pagar impostos. Sem mudanças, vamos para a guerra civil”.
“A Grécia está no limite e é impossível as coisas continuarem como estão. Não podemos ter metade da população a procurar comida no lixo e a outra metade a não pagar impostos. Sem mudanças, vamos para a guerra civil”.
Porque é que os portugueses são como são?..
![]() |
| Foto de Luís Carregã |
Temos uma fascinação
antiga pela mediocridade, pelo sofrimento e pela pobreza.
Salazar, que nos conhecia
bem, soube tirar partido dela.
Passos (tal como
Sócrates…), que também nos conhece de
gingeira, sabe que até na inveja somos pobrezinhos: odiamos quem tem um pouco
mais que nós, mesmo que o mereça, mas tratamos com admiração e subserviência
qualquer ladrão completamente descarado que tenha acumulado uma fortuna.
No fundamental, aceitamos que merecemos ser pobres e vemos nessa pobreza
uma manifestação de virtude.
Permitimos tudo.
Até aceitamos pacificamente que nos digam que não trabalhamos o suficiente.
Tudo o que realça a vida é luxo, e tudo o que é luxo é
pecado: daí a nossa aversão ao pensamento, à discussão dos problemas e ao
conhecimento.
As Ciências, as Letras e as Artes são coisas marginais.
Em vez de favorecer o
engenho, condenamo-lo à miséria.
Já disto se queixava Camões, no tal Canto Décimo que todos os portugueses deviam conhecer:
Já disto se queixava Camões, no tal Canto Décimo que todos os portugueses deviam conhecer:
Não mais, Musa, não mais, que a lira tenho
Destemperada e a voz enrouquecida;
E não do canto, mas de ver que venho
Cantar a gente surda e endurecida.
O favor com que mais se acende o engenho
Não no dá a Pátria, não, que está metida
No gosto da cobiça e na rudeza
Duma austera, apagada e vil tristeza.
Somos e vamos continuar portugueses - mesquinhos,
austeros, apagados e vis.
Por isso, descansem as almas inquietas.
Nas próximas eleições, vamos continuar, muito maioritariamente, a votar nos partidos da troika, que são, certamente
por mera e infeliz coincidência, os partidos
da corrupção.
segunda-feira, 14 de janeiro de 2013
Subscrever:
Mensagens (Atom)
















