Pancadaria e insultos na Assembleia Municipal...
PSD acusado de "cozinhar" mapa com base em expectativas eleitorais...
Mas, isto, sosseguem, aconteceu em Santarém...
quarta-feira, 10 de outubro de 2012
Solidariedade quebrada
“Os presidentes das 18 juntas do concelho da Figueira da Foz
sempre foram solidários uns com os outros quando estavam em causa situações que
afectassem o conjunto ou alguns dos seus elementos. Na sessão da Assembleia
Municipal da passada segunda-feira, porém, essa solidariedade foi quebrada,
quando os autarcas do PSD e da Figueira 100% mais os independentes José Elísio
(Lavos) e Carlos Simão (S. Pedro) se colocaram ao lado dos sociais-democratas e
do movimento independente.”
Jot´Alves, no Diário AS BEIRAS de hoje (edição impressa)…
Marcha contra o desemprego passou pela nossa cidade
A Marcha contra o desemprego (que pode ser acompanhada clicando aqui), tem vivido momentos emocionantes.
Da parte da tarde, na Figueira da Foz, às 14.30 horas, Arménio Carlos proferiu uma intervenção. A Marcha teve um percurso pela cidade, com passagem pela Câmara Municipal até à Doca Pesca (17.00 horas) onde houve encontros com os trabalhadores da COFISA (conservas de peixe) e dos estaleiros Navais do Mondego.
Antes, porém, nos Carritos, os trabalhadores da Unitefi, que estão neste momento a atravessar graves dificuldades, com salários de vários meses em atraso, bem como os seus subsídios de férias, recebem de forma emocionada a Marcha da CGTP.
Um momento que marca indelevelmente a história desta Marcha Contra o Desemprego e que o vídeo acima dá conta.
terça-feira, 9 de outubro de 2012
Não percebo nada de política, mas…
Conforme já disse, escrevi e repito, não percebo nada de política.
Mas, confesso, perturba-me esta história, que nos querem impingir, dos partidos da governação, os chamados “partidos do arco do poder”, leia-se PS, PSD e CDS.
A ver se nos entendemos: os auto intitulados partidos do "arco do poder" explicam-nos que devemos continuar a votar neles porque são eles que têm governado o país, e votar noutros partidos é um voto desperdiçado, sem utilidade.
Nós chegámos onde chegámos, porque estes partidos nos governaram de tal forma mal que voltámos a estender a mão ao FMI (pela terceira vez desde que nos governam), mas devemos voltar a votar neles porque são eles que nos têm governado e que estão em melhores condições de o continuar a fazer.
Simples: na sua douta opinião, os portugueses devem votar nas mesmas políticas que nos levaram ao actual buraco, porque são precisamente elas que nos vão voltar a fazer sair dele!..
Mas, confesso, perturba-me esta história, que nos querem impingir, dos partidos da governação, os chamados “partidos do arco do poder”, leia-se PS, PSD e CDS.
A ver se nos entendemos: os auto intitulados partidos do "arco do poder" explicam-nos que devemos continuar a votar neles porque são eles que têm governado o país, e votar noutros partidos é um voto desperdiçado, sem utilidade.
Nós chegámos onde chegámos, porque estes partidos nos governaram de tal forma mal que voltámos a estender a mão ao FMI (pela terceira vez desde que nos governam), mas devemos voltar a votar neles porque são eles que nos têm governado e que estão em melhores condições de o continuar a fazer.
Simples: na sua douta opinião, os portugueses devem votar nas mesmas políticas que nos levaram ao actual buraco, porque são precisamente elas que nos vão voltar a fazer sair dele!..
Este “arco”, “da governação” ou da “governabilidade” – que
sendo conceitos diferentes tendem a ser amalgamados no mais extremista –
pretende estabelecer a fronteira intransponível entre os partidos agraciados
com o poder de governar e os outros, ditos de “contestação” e que servirão para
assegurar o pluralismo formal assim se respeitando, para descanso das
consciências, o funcionamento da democracia.
Percorrendo este caminho autoritário, os políticos que
mandam enchem a boca com a palavra democracia, aviltando a democracia.
Pelos resultados concretos obtidos nos últimos 37 anos,
quanto a mim, que como já escrevi e repito, não percebo nada de política, mais
do que partidos da governação, PS, PSD e CDS foram e são, partidos da
desgovernação.
O que divide os blocos que formam o “arco”?
As designações, os passados, divergências tácticas dependendo
das situações de governo e oposição.
O que os une?
O sistema de alternância e de convergência governamental
quando esta é necessária, a subserviência em relação às “leis do mercado” e a
prática económica e política neoliberal, realidade cada vez mais óbvia quando
observamos como a austeridade, uma política intocável independentemente dos
rótulos de quem governa, vai liquidando os Estados Sociais, ou o que deles
resta.
Este é o “arco da governação” ou da “governabilidade”.
Conclusão e moral da história para os portugueses (se é que
esta história tem moral!...): quando a cabeça não tem juízo, o corpo é que paga…
Para mim, que repito e confesso, não percebo nada de
política, o “arco” “da governação” ou “da governabilidade” não passa de uma versão mitigada da mentalidade de partido
único.
E de manhã, ao acordar...
Todos os membros do governo telefonam às suas secretárias e perguntam...
"Onde é que é hoje a vaia?
Daqui
"Onde é que é hoje a vaia?
Daqui
segunda-feira, 8 de outubro de 2012
Para já, o "negócio" funcionou...
| foto sacada daqui |
Os votos do PSD, Movimento
Figueira 100% e os presidentes de junta independentes (Lavos e S. Pedro)
chumbaram a única proposta apresentada hoje na Assembleia Municipal da Figueira da Foz…
Até agora, funcionaram os arranjinhos feitos no segredo dos gabinetes.
Sexta-feira alguém se vai
tramar…
Lá estaremos para assistir…
Esperemos que, desta vez, existam
condições para o povo poder estar presente e acompanhar os trabalhos em condições minimamente dignas…
«MARCHA CONTRA O DESEMPREGO – TRABALHO COM DIREITOS - PORTUGAL COM FUTURO» passa amanhã pela Figueira da Foz
* 14h30 – Plenário de trabalhadores junto às instalações da Unitefi (Carritos), com intervenção de Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP-IN
* 15h00 – Marcha até C. Municipal Figueira da Foz
* 15h30 – Tribuna pública junto à C. Municipal
* 16h00 – Encontro com Prés.. Câmara – entrega de dossier c/situação social do Distrito/Concelho
* 16h15 – Marcha até Doca Pesca
* 17h00 – Doca Pesca
– encontro com trabalhadores da COFISA (conservas de peixe)
– encontro com trabalhadores do ex-Estaleiros Navais do Mondego
* 17h15 – Conferência de imprensa
Via O Figueirense
* 15h00 – Marcha até C. Municipal Figueira da Foz
* 15h30 – Tribuna pública junto à C. Municipal
* 16h00 – Encontro com Prés.. Câmara – entrega de dossier c/situação social do Distrito/Concelho
* 16h15 – Marcha até Doca Pesca
* 17h00 – Doca Pesca
– encontro com trabalhadores da COFISA (conservas de peixe)
– encontro com trabalhadores do ex-Estaleiros Navais do Mondego
* 17h15 – Conferência de imprensa
Via O Figueirense
Alguém se vai tramar...
Apesar de ter deixado de ligar muito ao poder local na Figueira,
estou algo curioso quanto à sua putativa mudança de formato.
Logo mais, sem que os figueirenses ou os fregueses de cada
freguesia dessem por isso, o concelho da Figueira pode perder 6 freguesias.
Como habitualmente, tudo foi feito nas costas do povo.
Que eu tenha conhecimento, não houve uma autarquia figueirense que tenha feito uma reunião para esclarecer, alertar e mobilizar a população...
Ok... Eu sei que isso teria a ver com a democracia participativa e eles lá estão no seu pedestal para decidir e tomar conta de nós...
Pronto...
Vamos ver, daqui a umas horas, quem se vai lixar com os
arranjinhos feitos no segredo dos gabinetes, entre as forças políticas representadas
na Assembleia Municipal da Figueira da Foz.
Enfim...
Segundo o jornal Público
“a Tecnoforma, uma empresa de que Passos Coelho foi consultor e administrador,
dominou por completo, na região Centro, um programa de formação profissional
destinado a funcionários das autarquias que era tutelado por Miguel Relvas,
então Secretário de Estado da Administração Local.
Os números são
esmagadores: só em 2003, 82% do valor das candidaturas aprovadas a empresas
privadas na região Centro, no quadro do programa Foral, coube à Tecnoforma. E
entre 2002 e 2004, 63% do número de projectos aprovados a privados pelos
responsáveis desse programa pertenciam à mesma empresa.
Ao nível do país,
no mesmo período, 26% das candidaturas privadas que foram viabilizadas foram
também subscritas pela Tecnoforma.”
Mais um caso...
E é esta rapaziada, sem memória, nem passado, o que dá imenso jeito, pois dá para esquecer o que se fez e como se governou a vidinha, que tem o supremo topete de acusar, quem toda a vida trabalhou honradamente para sobreviver, que viveu acima das suas possibilidades e agora o caminho único é empobrecer…
É nosso dever, enquanto cidadãos, questioná-los e exigir explicações.
Este Jornalismo faz falta..
E é esta rapaziada, sem memória, nem passado, o que dá imenso jeito, pois dá para esquecer o que se fez e como se governou a vidinha, que tem o supremo topete de acusar, quem toda a vida trabalhou honradamente para sobreviver, que viveu acima das suas possibilidades e agora o caminho único é empobrecer…
É nosso dever, enquanto cidadãos, questioná-los e exigir explicações.
Este Jornalismo faz falta..
domingo, 7 de outubro de 2012
O truque de Seguro...
"A redução de deputados, proposta por Seguro, é aquilo que se pode chamar um prémio para o prevaricador. Aproveitando o enorme desapontamento dos portugueses com os políticos, os partidos do centrão - que mais responsabilidades têm por esse desapontamento - pretendem garantir o quase monopólio da representação parlamentar, livrando-se de concorrentes à esquerda e à direita. É o dois em um. Isto, graças ao ambiente de desconfiança que eles próprios criaram. Uma boa lição para quem acha que o "combate aos políticos" é um bom caminho. Os do costume agradecem. Acrescente-se uma nota: não deixa de ser curioso que, num momento em que cada vez mais gente pede entendimentos à esquerda, Seguro escolha uma proposta que tem como principal alvo os partidos à sua esquerda. Sectários há-os em todo o lado. E nunca duvidei que Seguro, mais interessado em blocos centrais, fosse um deles."
Daniel Oliveira
Daniel Oliveira
PS...
A nível nacional
A nível local
Em termos nacionais, o PS prepara-se para propor a redução do
número de deputados na Assembleia da República.
Com isso, visa piorar, ainda mais, a já desequilibrada proporcional representação democrática do parlamento nacional.
Mas visa mais: é óbvio que António José Seguro tem em mente reduzir não o número total de deputados mas o número dos que se sentam à sua esquerda.
De forma clara, o PS assume a deriva fascista e populista anti-partidos que tantos cavalgam e alimentam!..
A nível local, o PS, igualmente de forma clara, cavalga e alimenta a deriva populista, em versão figueirense, ao propor deixar tudo como está…
De forma clara, o PS figueirense assume uma posição de completo imobilismo!..
Quem quiser desfrutar deste PS que desfrute. Bom proveito...
A nível local
Em tempo.
| imagem sacada daqui |
Com isso, visa piorar, ainda mais, a já desequilibrada proporcional representação democrática do parlamento nacional.
Mas visa mais: é óbvio que António José Seguro tem em mente reduzir não o número total de deputados mas o número dos que se sentam à sua esquerda.
De forma clara, o PS assume a deriva fascista e populista anti-partidos que tantos cavalgam e alimentam!..
A nível local, o PS, igualmente de forma clara, cavalga e alimenta a deriva populista, em versão figueirense, ao propor deixar tudo como está…
De forma clara, o PS figueirense assume uma posição de completo imobilismo!..
Quem quiser desfrutar deste PS que desfrute. Bom proveito...
sábado, 6 de outubro de 2012
O melhor barbeiro do mundo...
Olímpio Fernandes, o barbeiro da Cova-Gala, caricaturado pelo Fernando Campos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)






