segunda-feira, 4 de julho de 2011

Bons exemplos

"Dentro do meu país existem várias nações e eu pertenço a umas quantas. Mas aquela que me é mais querida é, confesso, a do bodyboard. É uma nação complicada, cheia de quezílias e polémicas e mesmo algumas invejas. Só isso explica que sempre que alguém faça alguma coisa em prol da modalidade se levantem sempre 20 vozes críticas por cada uma que apoia.
Se acham que exagero, vejam-se os casos do Circuito Nacional de Bodyboard, levantado do chão a muito custo por uma mão-cheia de voluntários e num ano em que a carestia financeira corta as vazas um pouco por todo o lado. Ou até o Mundial de Sintra que, estou agora a perceber melhor, é pouco menos que um milagre anual. Não digo que não se critique. Quem me costuma ler, sabe bem que sou o primeiro a apontar o dedo a alguns disparates. Mas depois tento ajudar a remediar os que posso.

E, todavia, depois destas guerras, há coisas que me enchem de orgulho e que restauram a minha fé nesta nação das pranchas curtas e barbatanas coloridas. Coisas como o festival de ondas que agora decorre na Figueira da Foz. Esforço, criatividade, muito boa vontade e alguma imaginação serviram para promover uma festa que, não sendo um primor no que diz respeito à qualidade das ondas (nem seria esse o principal objectivo), mobiliza alguns milhares de pessoas, entre atletas e público e a grande família do bodyboard para um objectivo comum: divulgar o bodyboard.

É por estas coisas que tenho de agradecer à organização deste SEAT Figueira Junior Wave Fest 2011; ao Nuno Trovão, ao Pedro Cruz e a todos os outros que não conheço mas com quem partilho um vínculo não escrito.

Por me devolverem a fé através destes bons exemplos, muito obrigado."

Sacado daqui

Não há nada mais triste que a tristeza...



"Fernando Nobre faltou aos dois dias do debate do programa de Governo, alegando doença, mas na convicção de vários dirigentes da bancada do PSD, que o reafirmam ao DN, o mais provável que já não volte, estando-se a preparar para renunciar ao mandato."

domingo, 3 de julho de 2011

Procissão de São Pedro

Hoje, mais uma vez, desfilou pelas avenidas, ruas, largos e becos da Cova-Gala,  a tradicional Procissão em honra do Padroeiro - São Pedro.
Tive uma estranha sensação. Esta já não é a procissão da Aldeia da minha memória!..
Será a procissão da vila do  "nosso" futuro?..

A sorte de um homem é não poupar!..

Uma erro, pode ser o último erro...
Umas vezes, morre-se.
De outras, não!..
A sorte de um homem é não poupar!...

"A situação actual do nosso país não é uma fatalidade"!...

Claro que não!..
Fatalidade é ter um Presidente da República que fala muito (em determinadas ocasiões...),  mas não dá o exemplo!..
Portugal, provavelmente, deverá ter o único presidente do mundo que prefere receber a reforma ao vencimento de PR!..
Palavras para quê, perante  fatalidades destas?..
Neste momento, citando Jorge de Sena,  "o problema não é salvar Portugal, é salvarmo-nos de Portugal"!..

Bom domingo

sábado, 2 de julho de 2011

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Custódio Cruz, presidente da Associação de Comerciantes do Mercado Municipal da Figueira da Foz, em entrevista ao jornal As Beiras e à Foz do Mondego Rádio, sem papas na língua...

"Desafio a câmara a conceder-me 1,325 milhões de euros (orçamento das obras). Com esse dinheiro, brilhava, fazia um mercado muito melhor, era o melhor político do mundo e nas próximas eleições seria eleito. Fazia as obras que são realmente necessárias e poupava na mudança temporária (500 mil euros)."

Nota: Esta entrevista pode ser lida clicando aqui. Foi ouvida,  na íntegra,  no programa “Clube Privado” da Foz do Mondego Rádio (99.1FM), às 19H00 de hoje . Repete  amanhã à mesma hora  e às 22H00 de domingo.

Merece palmas....

"a decisão de reter parte do subsídio de natal a trabalhadores e reformados não é política. é uma cobardia, por parte de quem não tem coragem de afrontar o grande capital que foge ou está isento do pagamento de impostos, aos especuladores bolsistas e à empresas sediadas nos paraísos fiscais.


é um assalto fiscal a uma classe média cada dia mais débil e um acto irresponsável de roubar gente que vive do seu trabalho presente ou passado, uma medida à sócrates, popularista e que só atinge quem ainda tem dinheiro para pôr comida na mesa."

Ler mais aqui.

Agostinho...

... o reaccionário!..
Chiça digo eu!..
Ser rotulado como este!..  Òh "Fernando Samuel", você não se terá precipitado?..
E daí, do seu ponto de vista, se calhar não!..

Como Natal é quando o governo quer!..


A todos BOM NATAL!...
Apesar do disparate!..

Em agonia..

"Estaleiros Navais do Mondego têm 30 dias para apresentar plano de viabilização"!..

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Blogues

Uma das coisas que aprecio na escrita dos blogues, tem a ver com a capacidade de não complicar, de serem simples, verdadeiros, frontais e sérios, mesmo quando se está a falar de assuntos complexos e importantes.
Essa capacidade, porém, com o devido respeito, não é para todos.
este, ao escutar “uma arenga de vagas vacuidades”, como a que acabámos de escutar ao primeiro-ministro, sintetiza, de forma brilhante,  o “essencial para os ”trolhas".

Estranho!..

Hoje, aproveitando a folga, fui tomar a bica matinal mais tarde do que o habitual.
Os clientes, ao contrário do que é costume, não estavam a falar de futebol!..
Estranhei… Estavam em silêncio, sem ligar à televisão que falava de Angélico Vieira, mas debruçados sobre o JN a ler esta notícia:
“O Governo está a estudar a possibilidade de lançar um imposto extraordinário ainda em 2011. Segundo o "Jornal de Negócios", deverá anunciar uma taxa especial de IRS, de modo a garantir que as metas de redução do défice negociadas com a troika para este ano sejam atingidas.
A inclusão desta nova taxa deverá recair sobre os contribuintes singulares e será cobrada a título excepcional e de uma só vez. A informação sobre este imposto extraordinário terá sido dada pelo Governo aos parceiros sociais, nas reuniões desta semana. Segundo o "Diário Económico", poderá ser uma cobrança mensal. Para outras fontes, pode ainda tratar-se de uma cativação do 13.º mês. O imposto não figura no programa de Governo.”
Lembrei-me de algo de  Gilles Lipovetsky, que li,  salvo erro no Expresso, um dia destes, e que dizia mais ou menos isto:
"O mercado tem uma lógica que faz com que não se ocupe de valores. Tem por ideal a rentabilidade, a eficácia, o lucro. A sua motivação é a concorrência. Não há aí valores éticos. Este mundo, de alguma forma, cria o ideal do dinheiro, do sucesso e pode, de certa maneira, ser niilista, porque, quando se trata de dinheiro, quer sempre mais. Não há um fim. É o dinheiro pelo dinheiro. Ganhar por ganhar. E, se não ganhas, morres. A moral não existe nesse terreno.”
Nada de novo, aliás!..
Claro… Mas, nunca é demais recordar.
Para o meu gosto, isto começa a parecer-se demasiado com o que o antecedeu…

Segredo de Estado ou realidade oculta?..






Vêm aí novas medidas de Austeridade…
Entretanto, exausto e deprimido com a crise económica e com a baixa auto-estima nacional, o zé povinho, em 5 de Junho p.p., já nem sequer teve forças para fazer um manguito!..