quarta-feira, 1 de junho de 2011

Esta foto retrata uma época da Rádio na Figueira

Esta foto já tem uns anitos e foi colocada no "Faceboock" pelo Zé Pais, que tinha feito carreira como guarda redes de futebol de 11, e é um profundo conhecedor dos aspectos técnico-tácticos do futebol.
Retrata um grupo de carolas, que sob a batuta do saudoso Jorge Reis, animava a programação desportiva ao fim de semana da Foz do Mondego Rádio.
Se a memória não me atraiçoa, esta fotografia deve ser dos primeiros anos a década de 90 do século passado e refere-se a um convívio que realizámos num restaurante do Alto do Forno, para comemorar o términus de mais uma época desportiva aos microfones da rádio figueirense, cujo acompanhento havia sido feito, mais uma vez, por esta equipa de colaboradores da Foz do Mondego Rádio.
Alguns dos que estão na foto, participavam também no programa das terças-feiras, que era coordenado e apresentado pelo Toni Cardoso, que abordava o associativismo, a cultura e o desporto que se ia fazendo pelas 18 freguesias do concelho da Figueira da Foz.
Não sei, ao certo, quantos anos se passaram, mas inegavelmente eram outros tempos, onde a amizade, o voluntarismo e o gosto pela Figueira e o seu concelho,  constituiam a mola real que nos unia para através da Foz do Mondego Rádio divulgarmos a vida colectiva do nosso concelho.
Alguns dos que estão na foto já estão noutra dimensão. Aos outros, os que por ainda cá andam, alguns dos quais há anos que não vejo, um abraço.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Legislativas 2011 na Figueira (VII)

Bodyboard : um abre olhos

Foto: Pedro Cruz
É inegável que a modalidade nos últimos anos tem crescido a olhos vistos. O nível, hoje, é altíssimo. Actualmente, temos atletas nacionais a competir no expoente máximo da modalidade, ou seja, no mundial. Falo de Bodyboard.
Neste caso o crescimento não deve ser medido de forma quantitativa, mas, sim qualitativa. Este crescimento qualitativo é fruto de muitos carolas da modalidade que em troca de nada, a não ser a suar realização pessoal, ajudam os seus pupilos a ser mais capazes naquilo que fazem, e gostam – surfar.
Um exemplo disso é a Associação de Bodyboard Foz do Mondego. A ABFM tem vindo a desenvolver um trabalho de formação, assim como um conjunto de actividades pioneiras no âmbito nacional e internacional, o Europeu Pró Júnior de Bodyboard é espelho disso mesmo. As tardes de quarta-feira e as manhãs de sábado são sempre iguais: dezenas de miúdos contemplam aquilo que Neptuno lhes proporciona. Para eles o melhor do dia – as ondas.
Infelizmente o crescimento não vive apenas de vontades, de sonhos, de ambições. É preciso, e é vital a componente económica – patrocínios.
Falar de apoios económicos quando vivemos nesta realidade que é este Portugal é sempre complicado.
Todavia, há quem acredite. Há marcas “fora” do ramo que acreditam, isso é de enaltecer. Este ano a Seat acreditou, e será a marca oficial do Seat Figueira Wave Fest 2011 que vai decorrer na Figueira da Foz entre os dias 30 de Junho a 3 de Julho.
Os apoios são sempre bem-vindos. Não obriguem o Bodyboard a usar quilhas!..

A perspetiva de Pedro Cruz*
*Chefe de Gabinete do Seat Figueira Wave Fest 2011.

X&Q1040

E que tal refrescar a memória?..

A poucos dias de se consumar mais uma machadada naquilo que ainda resta do Portugal de Abril, creio que valerá a pena repescar memórias de trinta e seis anos, para percebermos o que se passa, hoje em dia, em Portugal.
Talvez fosse bom recordar o que foi e o que é o nosso capitalismo e os nossos capitalistas, para entender como  chegámos aos resultados económicos que temos, percebermos fenómenos como a banca que temos e os grupos económicos da nossa economia actual...
Talvez seja interessante refrescar a memória para tentar entender como chegámos aqui!..
De onde viemos, antes do 25 de Abril de 1974.  E por onde temos andado, nestes últimos 36 anos!..

Miguel Torga



"Dava tudo para que me compreendessem.

Mas já me contento quando me respeitam."

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Passos Coelho

Grande Futre

Um discurso que arrancou muitos aplausos da multidão presente na cerimónia. Inadvertidamente, no meio dos aplausos entusiásticos, a realização mostra um Mira Amaral descontente que não bate palmas e que está visivelmente irritado com o discurso. Logo atrás, um outro «colarinho branco» não disfarça os seus sentimentos com uma expressão marcada pela arrogância (cerca dos 4 minutos).
Para a classe política, a pobreza é um incómodo. Um tema extremamente inadequado para uma cerimónia daquelas. E Futre, esse, deve ser um comunista radical – só pode…
Houve um outro político que não pareceu gostar muito da prestação de Futre. Manuel Maria Carrilho não conseguiu disfarçar o sorriso amarelo. Mas aí, está bom de ver, os motivos foram outros…

E andavam vocês com medo da "troika"!..


Helena André, actual Ministra do Trabalho e cabeça de lista do Partido Socialista, por Aveiro, nas eleições do próximo dia 5 de Junho:
"acordo com "troika" aumenta protecção aos trabalhadores"!..

Carlos Monteiro demite-se



"Carlos Monteiro pediu esta manhã a demissão dos cargos de presidente dos conselhos de administração da empresa municipal Figueira Domus e da sua participada Figueira Paranova. O pedido será formalmente apresentado na próxima reunião de Câmara."

Segurança nas praias

foto de Pedro Cruz
A época balnear arranca depois de amanhã em quase todas as praias do país.

Kickboxing

O Ginásio CF revalidou o titulo de campeão nacional por equipas, na variante de Full-Contact, durante os campeonatos nacionais da modalidade que se disputaram anteontem e ontem, em Miranda do Corvo. O torneio contou com mais de 800 atletas representando cerca de 120 clubes, em todos os escalões e em 5 variantes.

Via Aldeia Olimpica

Amado só pode estar equivocado!..

Eu, ingénuo, para não me chamar pior, continuo a duvidar que isto possa ser realidade!..

Isto é muito mais que um tiro no pé!... É artilharia da pesada nos dois pés!..