segunda-feira, 31 de março de 2025

"Maus-tratos na Lusiaves"

"A RTP ouviu relatos que confirmam as práticas. A reportagem pode ser vista clicando aqui. Há animais a serem congelados vivos nas explorações de frango da Lusiaves. A denuncia é feita pela Frente Animal mas também por ex-funcionários do grupo. Depois das imagens divulgadas pela RTP, há um mês, onde se viam trabalhadores a matar os frangos à paulada, a empresa insiste que foi "um caso isolado". Mas A Prova dos Factos ouviu relatos de atuais e ex-funcionários que revelam que essas são práticas recorrentes e seguem ordens superiores."

Imagem via Correio da Manhã

Montenegro pode ser Sócrates 2009 - quem tem ética passa fome

«Um primeiro-ministro cuja ética já causava muitas dúvidas foi reeleito perante a anomia do seu partido e do eleitorado. Muitos do que falam de “lama” no caso Montenegro já usavam a palavra em 2009.»
Via Público (para ler melhor clicar na imagem).

Subsídio de desemprego

Para os que estão e votam contra Abril - mesmo que já tenham usufruído desta "mordomia abrileira"

“A 31 de Março de 1975, o Governo dirigido por Vasco Gonçalves cumpria a promessa de criar [...] um subsídio de desemprego para a generalidade dos trabalhadores por conta de outrem.”

Vão ser construídos "220 apartamentos distribuídos por 12 edifícios". Não se esqueçam da ETAR DA GALA e do QUINTO MOLHE...

Via Diário as Beiras: "A Foz Gala Investments vai construir 220 apartamentos distribuídos por 12 edifícios, nos terrenos da antiga fábrica de transformação de madeira Alberto Gaspar, na freguesia de São Pedro, na margem sul da cidade da Figueira da Foz.
Neste momento, o processo do loteamento encontra-se em fase de estudo prévio. Entretanto, foi aprovada, na reunião de câmara e por unanimidade, a não sujeição do empreendimento imobiliário a procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental.
A aprovação da proposta, no entanto, foi condicionada ao cumprimento de todas as normas de proteção do ambiente, nomeadamente tratamento dos antigos terrenos industriais e remoção das estruturas de fibrocimento com amianto por uma empresa especializada."
Sabe-se também que "o processo do loteamento encontra-se em fase de estudo prévio" e que "foi aprovada, na reunião de câmara e por unanimidade, a não sujeição do empreendimento imobiliário a procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental".
"A aprovação da proposta, no entanto, foi condicionada ao cumprimento de todas as normas de proteção do ambiente, nomeadamente tratamento dos antigos terrenos industriais e remoção das estruturas de fibrocimento com amianto por uma empresa especializada. Aquela exigência foi incluída na ata da sessão de câmara por iniciativa do presidente da autarquia da Figueira da Foz, Santana Lopes (FAP), após preocupações ambientais manifestadas pelos vereadores Diana Rodrigues e Daniela Azenha (PS). Contudo, os esclarecimentos prestados por técnicos do Município da Figueira da Foz, a pedido do presidente da autarquia, e as condições impostas por Santana Lopes geraram unanimidade na votação."
Posto isto, já que estamos a falar de ambiente, penso haver uma situação também a ponderar: todos sabemos que a ETAR DA GALA há muito que ultrapassou a sua capacidade para tratar os efluentes que lá desaguam para serem tratados. Esta ETAR foi, como quase todas em Portugal, mal projectada e sub-dimensionada.  Foi projectada com uma dimensão para a população existente há mais de 20 anos atrás. Entretanto a massa populacional residente aumentou e muito. E, pelos vistos, vai aumentar mais. É muita água a ser canalizada para a rede de saneamento publico. Lavam-se páteos, carros e louças. É muito banho e muito WC. E temos o Hospital (que já teve ETAR própria) e a zona industrial (que devia ter uma ETAR própria). Em suma, é muita sobrecarga a mais e a ETAR DA GALA, coitada, não se aguenta porque não tem estaleca para tal. Não tem tempo sequer de processar os detritos, quanto mais tratá-los. Paga o ambiente: desde logo o rio. Na vazante, vai para o mar e as praias a sul do estuário do Mondego.
E já agora: atenção ao Quinto Molhe...

domingo, 30 de março de 2025

A ameaça do Bloco Central

Imagem daqui

Rui Bebiano

"Por certo muitos amigos terão reparado já nesta tendência, enquanto outros, mais distraídos ou desinteressados, não se terão apercebido. Está em pleno curso, em alguns jornais e televisões, a divulgação de opiniões, emitidas por vozes situadas na ala mais conservadora do Partido Socialista, no sentido de, em nome de uma vaga e sacralizada noção de «estabilidade» – e, sejamos claros, também de um desejo de partilha de influência -, sugerirem a realização pós-legislativas de um acordo legislativo e de governo entre o PS e o PSD. 
 Algumas não o fazem devido apenas às atuais circunstâncias políticas internas e internacionais, pois já o defendiam antes ainda da experiência de António Costa e da «Geringonça». Ao propô-lo, desarmam a esquerda, a começar pelo seu próprio partido, de um discurso mobilizador e corajoso, capaz de fugir às armadilhas da direita. Não devemos ignorá-los, mas não podem ser seguidos por quem tem o dever de impedir que retornemos ao pântano do «estável» Bloco Central, que por décadas afastou Portugal de políticas decididamente corajosas e progressistas."

Always nothing ... e mais uma semana ...

Luís Montenegro e o Rei Sol

"Se pudesse, Luís Montenegro provavelmente só aceitaria um debate televisivo com o líder do maior partido da oposição, Pedro Nuno Santos. Montenegro quer que a campanha eleitoral para as eleições de 18 de Maio se centre exclusivamente em si e no seu Governo, e está a fazer tudo para que assim seja. Quer que na cabeça dos eleitores ecoe apenas a pergunta sobre se querem ou não um governo liderado por si. E o Governo que abruptamente interrompeu funções. É por isso que pretende reduzir ao máximo a participação em debates televisivos. É por isso que distribuiu 11 ministros como cabeças de lista pelo mesmo número de distritos, numa aposta inédita em cinco décadas de democracia." 

sábado, 29 de março de 2025

Barreto, benza-o Deus criatura...

Diário de Notícias

Pergunta: Como combater os ‘trumpismos’?
Resposta: Não tentar fazer como eles. Não se aliar. Não negociar. Esperar pelo seu declínio, mesmo que dure muitos anos.

Temos a extrema-direita que temos, em Portugal, na Europa e no Mundo... E a preocupação deste senhor doutor, é a alegada destruição por dento da "direita democrática" pela, também alegada, "extrema-esquerda".

Como todos sabemos, a extrema-direita é educada, civilizada, nobre e elevada, tudo o que de bom a direita e a democracia precisam para se engrandecer em Portugal, na Europa e no Mundo.
António Barreto (eventualmente, talvez tal como eu) é o exemplo vivo de que a idade agrava o pior de nós.

Viaduto na Salmanha e variante de Quiaios vão avançar

 Via Diário as Beiras

Município atribui nome do actor figueirense a praceta junto ao CAE

Santos Manuel foi um actor de excepção. É pois com toda a justiça que, a partir da passada quinta-feira, "tem o seu nome perpetuado na toponímia da cidade que o viu nascer".
Via Diário as Beiras

sexta-feira, 28 de março de 2025

António Pinto Pereira afastou um regresso ao Parlamento pelo distrito de Coimbra

Expresso
António Pinto Pereira, conhecido pela sua intensa atividade nas redes sociais, afastou um regresso ao Parlamento pelo distrito de Coimbra e virou as suas atenções para Cascais. Diz que avisou André Ventura e garantiu ser 
absolutamente leal ao presidente, mas o partido não confirmou e o vereador em Cascais lamentou a candidatura “contra” o partido.

Os desencontros da paz na Ucrânia

"Trump não percebeu que Zelensky, para além de não querer, não pode ceder. Não compreendeu onde reside a origem do problema, que não está em Zelensky, mas sim nos que mandam em Zelensky e sobre os quais, aparentemente, Washington não tem controlo, nem consegue influenciar."

Unidade foi inaugurada ontem, nas instalações de uma ERPI privada

Via Diário as Beiras 
- contrato tem validade de um ano, podendo ser sucessivamente renovado
- tem  capacidade para13 camas.
- os utentes com rendimentos mensais declarados abaixo dos 1050 euros estão isentos da mensalidade.
- a partir daquele valor, pagam consoante a sua capacidade financeira, podendo chegar à prestação máxima de 95 euros por dia.
- utentes são sinalizados pelos serviços de saúde. Depois, entram em campo os serviços do município, a quem cabe validar o acesso àquela UCD com permanência média – 90 dias – e destinada a residentes com 66 ou mais anos.
- Município da Figueira da Foz investe 450.775 euros (mais IVA) por ano.

Mais um tiro ao lado: "a Europa continua a investir na guerra num momento em que EUA, Ucrânia e Rússia estão a falar de paz"

Miguel Sousa Tavares critica a postura da Europa face à guerra da Ucrânia e diz que esse é o motivo para estar fora das negociações de paz. Para ouvir, clicar aqui.

Melhores surfistas nacionais em competição no Cabedelo

 Via Diário as Beiras

Ficou quase ao lado de Gouveia e Melo no mais concorrido dos almoços organizados pelo International Club of Portugal

Via SICN
"Gouveia e Melo garantiu que desconhecia em absoluto de quem se tratava" 

"César do Paço, um empresário português a viver nos Estados Unidos e que financiou o Chega nos primeiros tempos, marcou presença num almoço de apoio a Gouveia e Melo. Uma investigação da SIC, emitida em 2020, descobriu que César do Paço tinha sido contumaz em dois processos. Ou seja, tinha sido julgado à revelia depois de ter sido acusado por furto qualificado.
 
Nos primeiros tempos do Chega, César do Paço e a mulher financiaram o partido de André Ventura com o máximo que a lei permite. 
Nessa fase, o imigrante português nos Estados Unidos começou a dar nas vistas. 
Patrocinou a equipa de boxe do Futebol Clube do Porto, comprou um clube de futebol dos escalões secundários, ficou amigo do líder dos Super Dragões, Fernando Madureira. 
Uma investigação da SIC descobriu que César do Paço, que chegou a ser cônsul honorário de Portugal na Florida, escapou a dois processos judiciais portugueses por se encontrar em parte incerta."

quinta-feira, 27 de março de 2025

Aquilo que nos distingue uns dos outros, são as atitudes que temos perante as armadilhas, encarando-as e combatendo-as com procedimentos e linguagem elevados

Nota de rodapé.
Perante isto, nem é necessário comentar nada. Apenas recordar que a entrevista era para ser sobre as propostas que o PCP tem para apresentar aos portugueses nas eleições de 18 de Maio próximo, coisa que o entrevistado não conseguiu fazer, pois foi impedido por quem tinha a obrigação de o fazer - o entrevistador.

Santos Manuel foi um actor de excepção

Conheci pessoalmente Santos Manuel em Janeiro de 1983, no decorrer da homenagem prestada a Joaquim NamoradoNo dia 14 de Outubro de 2023, dia em que completaria 90 anos, foi lembrado no CAE. Hoje, o Município da Figueira da Foz vai homenageá-lo: 𝗽𝗲𝗹𝗮𝘀 𝟭𝟴𝗵𝟬𝟬, 𝗷𝘂𝗻𝘁𝗼 à 𝗲𝗻𝘁𝗿𝗮𝗱𝗮 𝗱𝗼 𝗖𝗲𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗱𝗲 𝗔𝗿𝘁𝗲𝘀 𝗲 𝗘𝘀𝗽𝗲𝘁ác𝘂𝗹𝗼𝘀, realiza-se 𝗮 𝗰𝗲𝗿𝗶𝗺ó𝗻𝗶𝗮 𝗱𝗲 𝗶𝗻𝗮𝘂𝗴𝘂𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗼 𝗧𝗼𝗽ó𝗻𝗶𝗺𝗼 "𝗣𝗿𝗮𝗰𝗲𝘁𝗮 𝗔𝗰𝘁𝗼𝗿 𝗦𝗮𝗻𝘁𝗼𝘀 𝗠𝗮𝗻𝘂𝗲𝗹".

Nascido na Figueira da Foz a 14 de Outubro de 1933, morreu em 30 de Julho de 2012, no Hospital de Cascais, onde estava internado com uma pneumonia. 
Tinha 79 nos de idade.
Foi um actor importante no panorama teatral português. Juntamente com Zita Duarte, Manuel Cavaco, Maria do Céu Guerra, António Rama, Ricardo Fragoso, Carmen Gonzalez, Carlos Paredes, Luís Pinto Coelho, Carlos Avilez e João Vasco, foi um dos fundadores do TEC em 1965
O seu enorme talento deu origem a grandes interpretações não só no Teatro Experimental de Cascais, encenado por Carlos Avilez, assim como na Barraca dirigido por Hélder Costa, no Teatro Aberto dirigido por João Lourenço, e também no Teatro Nacional D. Maria II.
Deixou a sua marca de grande intérprete no cinema, em especial no filme "Cerro Maior", baseado no texto de Manuel da Fonseca realizado por Luís Filipe Rocha.
O teatro televisivo foi também marcado pelo seu talento.
No TEC a sua interpretação em Dom Quixote de Yves Jamiaque, obteve em Espanha o Prémio do Melhor Actor no Ciclo de Teatro Latino. Na companhia de Ruy de Matos, no inesquecível Sancho Pança, constituíram cenas incríveis de dimensão humana.

Uma boa notícia para os pescadores da Cova e Gala

Via Diário as Beiras: Portinho da Gala vai ser desassoreado
O Portinho da Gala foi inaugurado em 2004. Cerca de 10 anos depois, a autarquia inaugurou um centro cultural e de convívio, que custou cerca de 120 mil euros, para a comunidade piscatória. Pelo meio, foram construídos os 80 armazéns.
Ao longo do tempo o assoreamento e a falta de manutenção têm dificultado a actividade das várias dezenas de pescadores de pesca artesanal que têm a sua base logística no Potinho da Gala.
Desde 2018, que o gabinete jurídico da Câmara da Figueira da Foz está a tentar fazer um novo regulamento para o Portinho da Gala, contando com o contributo da Junta de Freguesia de São Pedro e da Capitania da Figueira da Foz.
O Portinho da Gala, é um espaço "que custou 2,0 milhões de euros". Não pode continuar a ser utilizado como sempre foi desde a sua inauguração: "sem rei nem roque". Não somos um País rico. Portanto, um equipamento com os custos que teve, tem de servir para mais "do que permitir a atracação de uns quantos botezitos de pesca artesanal ou de recreio, e servir, todo aquele enorme espaço, de tranquilo poiso a alguns pescadores à linha de um ou outro robalito que por ali apareça distraído". E já agora, se não for pedir muito: deve  estar sempre funcional...

Legislativas 2025: candidatos CDU e Livre

 Via Diário as Beiras

Lista PSD por Coimbra

Na foto sacada daqui, Pedro Machado candidato derrotado nas eleições autárquicas de 2021
Rita Júdice continua como primeira candidata por Coimbra. A segunda posição cabe a Maurício Marques, a terceira a Pedro Machado, a quarta a Ana Oliveira (Figueira da Foz), a quinta a Martim Syder, a sexta a Joana Seabra (Cantanhede), a sétima a Paula Helena (CDS), a oitava a José Miguel Ramos Ferreira (Miranda do Corvo) e a nona a Beatriz Seco (Arganil).

Mérito desportivo de atletas e equipas reconhecido pelo município figueirense

 Via Diário as Beiras (para ver melhor clicar na imagem)

terça-feira, 25 de março de 2025

Perante um fulano tão básico como José Rodrigues dos Santos, basta-nos a serenidade e a inteligência para saber ouvir

 

Para ouvir clicar aqui.

Fica a "explicação" (se isto pode ter explicação) feita na própria RTP

Da cobertura do Coliseu Figueirense, passando pelo Anel das Artes até ao Multiusus de "localização privilegiadíssima"...

Estávamos no início do ano de 2016. 
A administração da Companhia do Coliseu Figueirense lembra o projecto de reconversão – cobertura móvel «Lanik» e ventilação da praça de touros.
O projecto prevê ainda “a modernização ou construção de uma base de uma série de espaços de apoio, como sanitários, camarins, locais de venda e promoção dos espectáculos, zonas de convívio e de lazer destinadas ao público”...
Como é evidente, para que esta conversão possa sair do papel e passar à realidade (“a Companhia do Coliseu Figueirense não pode comportar com todo o referido esforço financeiro, pois não possui a necessária capacidade para dar resposta a um projecto desta natureza”), Miguel Amaral, sempre considerou que  a Companhia do Coliseu Figueirense “não poderá deixar de ter como parceiro privilegiado a autarquia de forma a permitir a formalização de uma candidatura a fundos comunitários que permitam a angariação de verbas suficientes para colocar em prática a obra em causa”

Que a Figueira tem necessidade de um espaço multiusus isso é uma evidência. Anteriores executivos camarários andaram à deriva entre a cobertura do Coliseu e o Anel das Artes. De concreto, porém, nada ficou, a não ser promessas eleitorais.
Na edição de hoje do jornal Diário as Beiras, além de considerar que "o anúncio feito pelo presidente da Câmara da Figueira da Foz, Santana Lopes, de que o município vai construir um pavilhão multiusos e de exposições de actividades económicas junto ao miradouro da Salmanha, na freguesia de Vila Verde, poderá não ter sido uma boa notícia para a administração do Coliseu Figueirense", Miguel Amaral admite que "o desiderato de instalar uma cobertura amovível e reabilitar o imóvel para o transformar num espaço multiusos coberto ficou mais difícil de alcançar, porque, sem apoio financeiro público – ao abrigo de um protocolo com o município – , a obra não avançará." 
“O investimento é de 2,5 ou 3 milhões de euros, sem contar com a reconversão do edifício para que o espaço possa reunir caraterísticas para qualquer tipo de espetáculos. Não temos capitais próprios [para realizar essas obras], porque um edifício com 130 anos requer obras contínuas de manutenção”.

segunda-feira, 24 de março de 2025

Tanques em vez de carros

João Oliveira

"A maior em­presa de ar­ma­mento da Ale­manha, a Rhein­me­tall, anun­ciou um plano de re­con­versão in­dus­trial no sen­tido de re­di­re­ci­onar para o sector do ar­ma­mento a pro­dução que ac­tu­al­mente des­tina ao sector au­to­móvel. A isso acres­centou ainda a in­tenção de com­prar fá­bricas de au­to­mó­veis para lhes dar o mesmo des­tino.

Da pro­posta não constam pre­o­cu­pa­ções com os tra­ba­lha­dores nem ga­ran­tias dos seus di­reitos, de­sig­na­da­mente quanto à ma­nu­tenção de postos de tra­balho, sa­lá­rios, car­reiras ou con­di­ções de tra­balho.

Este caso é um exemplo fla­grante das ori­en­ta­ções po­lí­ticas da União Eu­ro­peia e das con­sequên­cias prá­ticas que se pre­tende que elas te­nham de ime­diato.

Trans­forma-se a guerra em motor da eco­nomia e faz-se do mi­li­ta­rismo e da cor­rida aos ar­ma­mentos a re­fe­rência para a ori­en­tação dos re­cursos pro­du­tivos. Re­cusa-se e apaga-se o papel dos Es­tados na de­fi­nição da po­lí­tica eco­nó­mica, in­cluindo da po­lí­tica in­dus­trial, dei­xando essas de­ci­sões nas mãos dos grupos eco­nó­micos e fi­nan­ceiros. Ao mesmo tempo dis­po­ni­bi­lizam-se avul­tados re­cursos pú­blicos para aqueles ob­jec­tivos de forma a que o ne­gócio se faça sem risco e com ga­ran­tias de ren­ta­bi­li­dade.

A sa­tis­fação das ne­ces­si­dades so­ciais nos mais va­ri­ados do­mí­nios é pos­ter­gada para se­gundo plano, a co­meçar pelos tra­ba­lha­dores e pela con­si­de­ração dos seus di­reitos. Aqueles que ontem ex­plo­ravam o tra­balho alheio na pro­dução de au­to­mó­veis, ex­plorá-lo-ão amanhã na pro­dução de tan­ques e carros de com­bate com a benção do mesmo poder po­lí­tico, que a partir dos go­vernos na­ci­o­nais ou das ins­ti­tui­ções da União Eu­ro­peia, es­tiver de turno ao seu ser­viço.

E a partir de Bru­xelas a men­sagem é clara. Para as mul­ti­na­ci­o­nais ha­verá apoios e planos bi­li­o­ná­rios de 800 mil mi­lhões de euros como o «Re­Armar a UE». Para os tra­ba­lha­dores ficam re­ser­vados os planos de des­pe­di­mentos, for­mação e re­qua­li­fi­cação pro­fis­si­onal, sub­sí­dios e apoios so­ciais tem­po­rá­rios.

Às classes ex­plo­ra­doras servem-se pri­vi­lé­gios em ban­dejas de prata, à classe tra­ba­lha­dora servem-se balas e pa­li­a­tivos.

As pri­o­ri­dades e op­ções po­lí­ticas têm de ser ou­tras e também os tra­ba­lha­dores do sector au­to­móvel em Por­tugal pre­cisam de outra res­posta.

Ga­rantir os postos de tra­balho e de­fender e apro­fundar os di­reitos dos tra­ba­lha­dores. Re­forçar e de­sen­volver a ca­pa­ci­dade de pro­dução in­dus­trial. Ori­entar a po­lí­tica eco­nó­mica e a pro­dução in­dus­trial em função da sa­tis­fação de ne­ces­si­dades so­ciais e do de­sen­vol­vi­mento na­ci­onal em vez dos lu­cros das mul­ti­na­ci­o­nais. Com­binar a pro­dução in­dus­trial, a po­lí­tica de mo­bi­li­dade e trans­portes e a pro­tecção am­bi­ental, por exemplo pro­mo­vendo a me­lhoria das redes de trans­portes pú­blicos co­lec­tivos e o re­forço da sua co­ber­tura e ca­pa­ci­dade de res­posta.

Estas são al­gumas das re­fe­rên­cias que as­sume a po­lí­tica al­ter­na­tiva pela qual con­ti­nu­amos a bater-nos. Al­ter­na­tiva que re­cusa a ori­en­tação «tan­ques em vez de carros» e lhe con­trapõe a de «paz e pro­gresso em vez de guerra e ex­plo­ração»."

"Fazer cidade é, também, repor cidade"

 Via Diário as Beiras

BioAdvence: manifestação prevista (sem detalhes conhecidos) não se vai realizar

Via Diário as Beiras

 

domingo, 23 de março de 2025

Eleições na Madeira

 

Mais do mesmo: ganhou o PSD...

"Associação Honrar Portugal é um cabide cheio de roupa velha»"

 Via Correio da Manhã

Região de Coimbra recomenda interdição de pesca de lampreia a nível nacional

«... a proposta da CIMRC junto do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) aprovada no passado dia 21 do corrente mês de Março de 2025, foi de interdição da pesca no Médio Mondego e recomendação da proibição da sua captura em todos os rios, a nível nacional.»

PS já tem todos os candidatos à presidência das 17 Câmaras do distrito de Coimbra

A Comissão Política Federativa de Coimbra do PS aprovou, este sábado, os candidatos à presidência das 17 Câmaras do distrito nas próximas eleições autárquicas.
A apresentação pública dos candidatos decorrerá no sábado, dia 29 de Março, às 17h00, no Pavilhão de Portugal em Coimbra, com a presença do Secretário-Geral do PS, Pedro Nuno Santos.
A saber:
Arganil – Rui Silva
Cantanhede – Sérgio Negrão
Coimbra – Ana Abrunhosa
Condeixa-a-Nova – António Figueiredo
Figueira da Foz – Vítor Rodrigues
Góis – Jaime Garcia
Lousã – António Marçal
Mira – Francisco Reigota
Miranda do Corvo – José Mário Gama
Montemor-o-Velho – José Veríssimo
Oliveira do Hospital – José Francisco Rolo (recandidatura)
Pampilhosa da Serra – Ricardo Serra
Penacova – João Azadinho
Penela – Eduardo Santos (recandidatura)
Soure – João Gouveia
Tábua – Ricardo Cruz (recandidatura)
Vila Nova de Poiares – João Féteira

sábado, 22 de março de 2025

EUA: o combate entre manipulação e “imparcialidade homérica”


Viriato Soromenho Marques, in Jornal de Letras, 19/03/2025

(...)«Perante a guerra, esta ou qualquer outra, o que se espera de um intelectual é o exercício da sua capacidade analítica, antecipada pela procura dos dados empíricos que são as fontes primárias que alimentam o pensamento crítico. Nada disso sucedeu. Como nos sistemas totalitários, formou-se no Ocidente uma cultura de massa vigilante para com a dissidência. Na imprensa ocidental, vozes desafinadas, jornalistas e colaboradores, mesmo académicos prestigiados, foram afastados. Nas universidades, fez-se caça às bruxas. Carreiras profissionais foram interrompidas. O objetivo de quem domina e manipula consiste em manter o controlo da narrativa binária: “ou és amigo, ou és inimigo”. Para isso, seria preciso esconder os factos, se não fosse possível destruí-los.»(...) 

Texto integral aqui.

Sonha Ventura, sonha...

“Leste a notícia do Observador sobre o Montenegro?”

Um dia destes, «Luís Rosa, que exultou quando Luís Montenegro à 3.ª conseguiu a cadeira de Rui Rio, "Finalmente, o país tem um líder de oposição", fez uma "investigação" que mostra que Luís Montenegro é um gajo honesto e, quiçá, vítima de uma cabala, e para a qual contou com a prestimosa colaboração de uma fonte da Spinumviva, "Segundo informações de fonte da Spinumviva", uma empresa constituída pelo pai, os filhos, a mulher... e a fonte santa. Depois de "Aquele que está ao lado do outro", o Luís Rosa que está a olhar para um e para outro. [E nem precisou de galgar janelas, arrombar portas e gavetas para a ceder a informações de uma empresa unipessoal. Um Pulitzer para ele].»

No Público de hoje, José Miguel Tavares, pergunta aos leitores que tiveram um dia feliz na quarta-feira: Leste a notícia do Observador sobre o Montenegro?

PARA LER MELHOR CLICAR NA IMAGEM

A campanha no “beco ético”

«Como poderíamos ignorar a falta de ética de Montenegro se é a única razão para sermos obrigados pelo próprio a voltar às urnas? A pergunta não é se acreditamos nele. É se, com estabilidade económica, nos importamos com a vulnerabilidade de quem nos governa.»

Tudo isto existe, tudo isto é triste, tudo isto é fado...

Estas coisas não se inventamQuando a realidade ultapassa a ficção: "o advogado de Salazar n' Os Grandes Portugueses indignado com a [falta de] democracia e a manipulação do judicial pelo poder político a propósito das eleições na Roménia." 

Mário Nogueira confirmou que não será candidato à liderança da Fenprof

«Com 67 anos, o rosto incontornável da luta dos professores vai reformar-se e não se recandidata ao cargo de secretário-geral nas eleições que se realizam durante o Congresso Nacional de Professores, que decorre a 16 e 17 de maio.

“Foram 18 anos muito bem acompanhado. Se não fossem os meus camaradas dos sindicatos e das coordenações, não tínhamos feito o que fizemos. Alguém tem de dar a cara, mas o trabalho é coletivo”, afirmou, em jeito de balanço, o dirigente, na Escola Secundária D. Dinis, em Lisboa, onde esteve reunido com o secretariado da Fenprof.»

Fonte: Jornal de Notícias

A minuta do contrato de promoção e de urbanização da unidade de execução para o prolongamento do parque das Abadias foi aprovada, por unanimidade, na reunião de câmara

 Via Diário as Beiras

sexta-feira, 21 de março de 2025

A propósito da gestão da água...

"A gestão local da água serve de exemplo nacional", lê-se em parangona na página do jornal.
Todavia, a questão do tarifário no concelho da Figueira da Foz, uma série que já vem de longe, agora já não interessa para nada na gestão da água, senhor representante da Câmara Municipal da Figueira da Foz no evento, vereador Ricardo Silva?
Citando o Diário as Beiras, Ricardo Silva, ressalvando que o serviço de água e saneamento está concessionado, frisou que “a Figueira da Foz tem marcado posição na área da água, no aproveitamento dos recursos hídricos”
Tudo é importante. Mas, para o poder político figueirense, o preço a que o metro cúbico do precioso líquido chega a casa do consumidor não deveria ser um pormenor a não esquecer num evento com esta importância?..

"𝗔 𝗿𝗲𝘀𝗽𝗼𝗻𝘀𝗮𝗯𝗶𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗱𝗮 𝗱𝗲𝗰𝗶𝘀𝗮̃𝗼 𝗲́ 𝗼𝗯𝘃𝗶𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲, 𝗱𝗮𝗾𝘂𝗲𝗹𝗲𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝗳𝗼𝗿𝗮𝗺 𝗺𝗮𝗻𝗱𝗮𝘁𝗮𝗱𝗼𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗮𝘀𝘀𝘂𝗺𝗶𝗿 𝗲𝘀𝘀𝗮 𝗺𝗲𝘀𝗺𝗮 𝗿𝗲𝘀𝗽𝗼𝗻𝘀𝗮𝗯𝗶𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲."

 Via Município da Figueira da Foz
"𝗦𝘂𝗯𝗺𝗲𝘁𝗲-𝘀𝗲 𝗮̀ 𝗰𝗼𝗻𝘀𝗶𝗱𝗲𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗽𝘂́𝗯𝗹𝗶𝗰𝗮, 𝗽𝗿𝗶𝗻𝗰𝗶𝗽𝗮𝗹𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗮𝗼𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝗿𝗲𝘀𝗶𝗱𝗲𝗺 𝗼𝘂 𝘁𝗲̂𝗺 𝗰𝗮𝘀𝗮 𝗻𝗮 𝗙𝗶𝗴𝘂𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗱𝗮 𝗙𝗼𝘇, 𝘂𝗺 𝗽𝗿𝗼𝗷𝗲𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗲𝗱𝗶𝗳𝗶́𝗰𝗶𝗼 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝘂𝗺𝗮 𝘇𝗼𝗻𝗮 𝗶𝗺𝗽𝗼𝗿𝘁𝗮𝗻𝘁𝗲 𝗱𝗮 𝗰𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲, 𝗻𝗮 𝗥𝘂𝗮 𝗖𝗮𝗹𝗼𝘂𝘀𝘁𝗲 𝗚𝘂𝗹𝗯𝗲𝗻𝗸𝗶𝗮𝗻, 𝗳𝗮𝘇𝗲𝗻𝗱𝗼 𝗲𝘀𝗾𝘂𝗶𝗻𝗮 𝗰𝗼𝗺 𝗼 𝗟𝗮𝗿𝗴𝗼 𝗱𝗼 𝗧𝗿𝗶𝗯𝘂𝗻𝗮𝗹.
O projeto foi aprovado em 2022 e não foi mostrado a quem teve de o despachar, a recusa ou a não aprovação, em setembro de 2021. 
Neste momento a obra foi suspensa no seu início, para reavaliação, face ao facto de não terem sido mostrados os antecedentes a quem tem a responsabilidade do pelouro. Nessa reavaliação está agora prevista a vinda à Reunião de Câmara dos proprietários e do arquiteto -  Arq. Carlos Figueiredo, e foi pedido um parecer técnico externo, tal como sugerido no parecer jurídico do Professor Doutor Licínio Martins. 
Debate-se se ali é uma zona só de moradias, ou se poderá ter uma construção deste tipo,  com uma altura e uma configuração que não se afaste da casa fronteira, na Rua Calouste Gulbenkian e da cércea das moradias já lá existentes. 
Enfim, da parte do Presidente da Câmara tem havido reservas quanto ao projeto. Têm sido investigados estudos antecedentes, nomeadamente o estudo do Arquiteto Alberto Pessoa e do Arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles para as diferentes habitações em toda a zona das Abadias, e é algo que está para ali previsto que é submetido a debate público, não a referendo, mas a debate público.
𝗔 𝗿𝗲𝘀𝗽𝗼𝗻𝘀𝗮𝗯𝗶𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗱𝗮 𝗱𝗲𝗰𝗶𝘀𝗮̃𝗼 𝗲́ 𝗼𝗯𝘃𝗶𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲, 𝗱𝗮𝗾𝘂𝗲𝗹𝗲𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝗳𝗼𝗿𝗮𝗺 𝗺𝗮𝗻𝗱𝗮𝘁𝗮𝗱𝗼𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗮𝘀𝘀𝘂𝗺𝗶𝗿 𝗲𝘀𝘀𝗮 𝗺𝗲𝘀𝗺𝗮 𝗿𝗲𝘀𝗽𝗼𝗻𝘀𝗮𝗯𝗶𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲."
Nota de rodapé
Sobre este assunto, até porque desconheço os pormenores, nada tenho a comentar. 
Apenas deixo uma pergunta: gostaria de saber quem governou, de facto, no concelho da Figueira da Foz nos anos de 2021 e 2022?

QUANDO O COMENTÁRIO ANTICOMUNISTA PRIMÁRIO É SERENAMENTE ESMAGADO PELO COMENTÁRIO HONESTO

 

quinta-feira, 20 de março de 2025

Defesa da Europa e o Dom Quixote de La Mancha

«“Precisamos de uma mentalidade de defesa europeia a todos os níveis na Europa”, disse António Costa durante a 164.ª sessão plenária do Comité das Regiões Europeu.

António Costa repetiu o “mantra” da Europa ameaçada pela Rússia para justificar as colossais despesas em material de guerra previstas para os próximos anos e que, na verdade, servem para compensar a perda de lucros dos grandes grupos resultantes da perda de competitividade dos produtos europeus no mercado mundial, resultante em boa parte da política de substituição da energia barata importada da Rússia pela energia cara dos EUA, e da perda de mercados do antigo Terceiro Mundo para a China.

O rearmamento da Europa faz tanto sentido como comprar uma armadura e um arreio de prata para um burro velho e convencer os pagantes de que têm ali um cavalo de batalha que os defenderá de um inimigo imaginário. O Dom Quixote de La Mancha antecipou este cenário.»

Para ler na íntegra este texto assinado por Carlos Matos Gomes, clicar aqui.

Sessão solene de comemoração do 25 de Abril decorrerá nos moldes habituais

Público
... "a conferência de líderes parlamentares decidiu ontem manter a sessão solene evocativa do 25 de Abril nos mesmos moldes em que se realiza todos os anos, com intervenções dos partidos, do presidente da Assembleia da República e do rPesidente da República."

BioAdvance: «essas entidades fantásticas que [aprovaram e apoiaram] que resolvam o processo. Que o desembrulhem», disse Santana Lopes

 Via Diário as Beiras

Obras no Pátio de Santo António vão ser inauguradas

A requalificação do Pátio de Santo António é inaugurada este sábado, pelas 11H30. 
Pelas 11H15, realiza-se uma cerimónia simbólica no Cruzeiro da Figueira da Foz, para assinalar a sua reabilitação. A intervenção no Pátio de Santo António, a cargo do Município da Figueira da Foz, recuperou o aspeto original, que havia sido alterado nas obras realizadas na década de 1940.
A cerimónia esteve agendada para o passado dia 11, mas foi cancelada devido ao estado do tempo.