"A maior empresa de armamento da Alemanha, a Rheinmetall, anunciou um plano de reconversão industrial no sentido de redirecionar para o sector do armamento a produção que actualmente destina ao sector automóvel. A isso acrescentou ainda a intenção de comprar fábricas de automóveis para lhes dar o mesmo destino.
Da proposta não constam preocupações com os trabalhadores nem garantias dos seus direitos, designadamente quanto à manutenção de postos de trabalho, salários, carreiras ou condições de trabalho.
Este caso é um exemplo flagrante das orientações políticas da União Europeia e das consequências práticas que se pretende que elas tenham de imediato.
Transforma-se a guerra em motor da economia e faz-se do militarismo e da corrida aos armamentos a referência para a orientação dos recursos produtivos. Recusa-se e apaga-se o papel dos Estados na definição da política económica, incluindo da política industrial, deixando essas decisões nas mãos dos grupos económicos e financeiros. Ao mesmo tempo disponibilizam-se avultados recursos públicos para aqueles objectivos de forma a que o negócio se faça sem risco e com garantias de rentabilidade.
A satisfação das necessidades sociais nos mais variados domínios é postergada para segundo plano, a começar pelos trabalhadores e pela consideração dos seus direitos. Aqueles que ontem exploravam o trabalho alheio na produção de automóveis, explorá-lo-ão amanhã na produção de tanques e carros de combate com a benção do mesmo poder político, que a partir dos governos nacionais ou das instituições da União Europeia, estiver de turno ao seu serviço.
E a partir de Bruxelas a mensagem é clara. Para as multinacionais haverá apoios e planos bilionários de 800 mil milhões de euros como o «ReArmar a UE». Para os trabalhadores ficam reservados os planos de despedimentos, formação e requalificação profissional, subsídios e apoios sociais temporários.
Às classes exploradoras servem-se privilégios em bandejas de prata, à classe trabalhadora servem-se balas e paliativos.
As prioridades e opções políticas têm de ser outras e também os trabalhadores do sector automóvel em Portugal precisam de outra resposta.
Garantir os postos de trabalho e defender e aprofundar os direitos dos trabalhadores. Reforçar e desenvolver a capacidade de produção industrial. Orientar a política económica e a produção industrial em função da satisfação de necessidades sociais e do desenvolvimento nacional em vez dos lucros das multinacionais. Combinar a produção industrial, a política de mobilidade e transportes e a protecção ambiental, por exemplo promovendo a melhoria das redes de transportes públicos colectivos e o reforço da sua cobertura e capacidade de resposta.
Estas são algumas das referências que assume a política alternativa pela qual continuamos a bater-nos. Alternativa que recusa a orientação «tanques em vez de carros» e lhe contrapõe a de «paz e progresso em vez de guerra e exploração»."
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