quinta-feira, 13 de março de 2025

Um homem de sucesso como Montenegro merece ser libertado: a vida não pode ficar limitada a isto...

“A nossa convicção, a minha convicção, é que a principal razão pela qual nos vamos ter uma dissolução da Assembleia da República e de eleições antecipadas é simples e facilmente explicável, a razão para esta situação é o sucesso do actual governo e à popularidade do primeiro-ministro”, afirmou Luís Montenegro.

Fica um texto, curto, objectivo e exacto. As coisas são o que são. O autor é Rui Bebiano. 

"De forma simplificada, são dois os motivos principais que levaram à rejeição da moção de confiança e à próxima saída de Luís Montenegro do cargo de primeiro-ministro. O primeiro, mais invocado, tem a ver com práticas profissionais que colidem com o dever de exclusividade de quem detém cargos de responsabilidade no governo, por motivos acrescidos quem dele seja a figura principal. O segundo motivo, menos mencionado apesar de também importantíssimo, prende-se com o facto de a empresa envolvida, a Spinumviva, ser apenas familiar, não tendo sequer sede própria e corpos gerentes, dedicando-se basicamente ao tráfico de influências realizado sob a capa de «aconselhamento» em negócios privados.

Nada disto deveria ter acontecido, e, a ser revelado como foi, deveria ter conduzido de imediato à apresentação da demissão do cargo que LM ocupa. Todavia, não só tal não foi feito, como depois da triste novela pública vivida ao longo destes dias, o mesmo LM declarou pretender apresentar-se de novo a eleições e afirmou nada ter feito que «qualquer português não fizesse». Se assim acontecer, o PSD irá arrastar o país para uma situação de impunidade legal e ética premiada. Sabemos que em países como os Estados Unidos da América de Trump isto está a tornar-se trivial, mas, caramba, nós ainda vivemos no democrático país de Abril. Por isso de modo algum pode acontecer." 

Sem comentários: