Em reunião realizada pelas 17 horas, hoje, dia 10 de Janeiro de 2025, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Figueira da Foz, a Comissão Municipal de Toponímia decidiu atribuir o nome de "Rotunda Poeta Joaquim Namorado", à rotunda que fica situada junto ao Posto de Saúde Buarcos.
Joaquim Namorado e Guilhermina Namorado no dia do seu casamento. Coimbra, 1942. |
Joaquim Namorado viveu entre 1914 e 1986. Nasceu em Alter do Chão, Alentejo, em 30 de Junho. Joaquim Namorado, em vida teve uma Homenagem. Tal aconteceu nos dias 28 e 29 de Janeiro de 1983. Por iniciativa do jornal barca nova, a Figueira prestou-lhe uma significativa Homenagem, que constituiu um acontecimento nacional de relevante envergadura, onde participaram vultos eminentes da cultura e da democracia portuguesa.
A integração na toponímia figueirense do nome do Poeta
Chegou a ser aprovada a atribuição do seu nome a uma praceta, mas hoje o nome que lá está é outro - o de Madalena Perdigão.
Muitos anos depois, no passado 30 de junho de 2014, na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz, na inauguração de uma mostra bibliográfica comemorativa do centenário de nascimento de poeta, o escritor e professor Joaquim Namorado, o vereador da Cultura de então, dr. António Tavares, verificando a injustiça (mais uma...) que estava a ser cometida, prometeu vir a dar finalmente o nome de Joaquim Namorado à toponímia figueirense - o que só hoje se concretizou.
Por iniciativa de Santana Lopes, a Câmara da Figueira reparou uma injustiça que durava desde Janeiro de 1983. Para o desfecho positivo da resolução deste assunto, fica o registo da preciosa colaboração da Junta de Freguesia de Buarcos e do vereador do Pelouro Manuel Domingues.
Sem comentários:
Enviar um comentário