sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Figueira da Foz vai acolher três centros especializados tecnológicos

Via Diário as Beiras

"O município da Figueira da Foz vai acolher até ao final de 2026 três centros especializados tecnológicos (CET), dois da responsabilidade de estabelecimentos de ensino e outro do Instituto Tecnológico e Profissional (INTEP).

As três candidaturas foram aprovadas com um total de 3,6 milhões de euros, anunciou hoje a autarquia figueirense, em comunicado enviado à agência Lusa.

“As três candidaturas contaram com o apoio do município da Figueira da Foz, que estabeleceu um protocolo de cooperação com cada um dos estabelecimentos de ensino”, refere a nota.

Dos três centros aprovados, dois são de informática e um industrial.

Os de informática vão funcionar na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho e no INTEP, e o industrial na Escola Dr. Bernardino Machado.

“Vamos poder formar jovens com mais competências e trazer à indústria recursos humanos mais preparados e facilitar a sua integração e fixação no concelho, referiu Rita Venâncio, diretora do INTEP, citada no comunicado.

O diretor do Agrupamento de Escolas Figueira Mar, Pedro Mota Curto, salientou que a aprovação da candidatura vai “dar a hipótese de modernizar e substituir máquinas”.

Já Carlos Santos, diretor da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, considerou que o centro será uma “mais-valia para a escola e para o concelho”.

Segundo o comunicado, os três CET vão permitir o ensino de STEAM – inteligência artificial, o equipamento de robots e o desenvolvimento de competências nas indústrias tecnológicas e equipamentos de última geração."

Sem comentários: