sexta-feira, 22 de abril de 2022

O 25 de Abril de 1974 é mais do que mais um feriado: é um dos dias mais importantes da História de Portugal

 Imagem via Jornal i

A importância da Liberdade
Nada é mais letal para a ignorância, do que o humor inteligente.
Quando consegue acertar no “miolo” de um ignorante que não consegue reconhecer uma referência cultural, nem  entender uma piada,  é encarado como um “insulto”.
Se for verdade aquilo que  Baptista-Bastos um dia asseverou, «que em cada homem existe uma equivalência zoológica», a de certas personagens que por aí andam, é o pavão.

A importância do 25 de Abril
Na próxima segunda-feira, dia 25 de Abril, Portugal assinala o 48.º aniversário do fim da ditadura do Estado Novo.
A Revolução dos Cravos é  um dos muitos momentos importantes da história de Portugal.
É fundamental, por isso, manter a sua memória viva. 
A liberdade é algo que nunca deveria deixar de existir. Referimo-nos a liberdades tão fundamentais, como a liberdade de escolha ou a liberdade de expressão, mas também a liberdade económica e a liberdade de ter uma uma vida digna, com direito a um salário decente, protecção na doença, com direito à habitação e à educação.
Na próxima segunda-feira teremos comemorações por todo o País. Principalmente comemorações com um contexto político, como é o caso, por exemplo, das assembleias municipais.
Não é que estas comemorações não tenham a sua importância, mas não deixa de ser verdade, que aquilo que realmente interessa à vida das pessoas ultrapassa a retórica desses momentos.

A importância da defesa da Liberdade
Importante, é continuar  a defender a liberdade todos os dias e explicar aos mais novos, na escola, em casa e em actividades concretas, o que foi o 25 de Abril de 1974.
A não ser assim temos a realidade. E a realidade é o perigo real de num futuro não muito longínquo o Dia da Liberdade ser apenas mais um feriado.

Sem comentários: