sábado, 3 de julho de 2021

Como se pode chegar (e manter...) presidente de câmara na Figueira...

Para um político ambicioso,  pode considerar-se essencial dominar (ou ter alguém da sua confiança - o chamado "homem do aparelho") o "aparelho partidário".
Isso é fundamental em todos os partidos. Na Figueira, neste momento, Carlos Monteiro, presidente da concelhia do PS, domina "o aparelho partidário local".
Em Portugal e na Figueira, para se ter poder político e chegar à chefia do Governo ou de uma câmara, é necessário dominar uma estrutura partidária e os seus caciques locais.
Isto é:  ganhar eleições domésticas onde, por vezes, para eleger uma comissão política de um concelho ou de um distrito importante votam vinte, 25, trinta ou qurenta pessoas. 
Mais do que o mérito pessoal, o que é necessário é ter arte a sabedoria para “cacicar” um aparelho partidário e tê-lo na palma da mão. Com isso, é possível chegar ao Governo, ao parlamento ou a presidente de câmara. 
Depois, o dinheiro dos contribuintes ajuda. Cito a candidatura 
Pedro Machado - Figueira do Futuro"Actual presidente da Câmara do PS criou canal de TV online com dinheiros públicos e gastou milhares de euros em publicidade de autopromoção em vários jornais em vésperas do início da campanha."
Imagem sacada daqui

Sem comentários: