segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Ao trabalho Miguel, ao trabalho...

Figueira, conheço-te tão bem…
Sabia que para um candidato do PSD a Presidente da Câmara da Figueira da Foz, em 2013, a vida não estaria fácil.
Além desse, houve muitos outros factores a contribuir para o falhanço do Miguel, mas essa tarefa, a seu tempo, compete a ele próprio analisar, depois de digerida esta pesada derrota.
Quanto a mim,  como escrevi  3 dias antes das eleições, a coligação “Somos Figueira” foi um erro... A equipa que conseguiu apresentar para a vereação foi também um factor importantíssimo, pela negativa.

Ontem, pode ter sido um dia com grande significado para o resto da vida do Miguel...
Foram muitas as ilações que, se quiser, pode recolher com esta derrota...
Olhando para a foto publicada pela Figueira na Hora, creio que, em primeiro lugar, tem que saber reagir ao desaire político de ontem sem medo dos prejuízos. Muitas vezes, eles são a forma mais rápida de chegar aos lucros.
Quem não sabe perder, nunca  vai saber ganhar.
Outra ilação, muito importante, é admitir os erros próprios.
Nesta política portuguesa (da qual eu continuo a nada perceber...), tal como nos mercados (coisa de que também não percebo nada...), quanto mais cedo se admitir e compreender aquilo em que temos errado, mais rápida será a possibilidade de recuperação.
A  teimosia – nesta política, tal como nos mercados -  paga-se imediatamente na conta!

Levantam-se os braços. Dão-se uns pulos. Recebem-se uns abraços. Tiram-se umas fotografias. Fazem-se umas declarações. Dão-se uns beijos às senhoras e uns abraços aos cavalheiros. Suportam-se os oportunistas, que sempre aparecem nestas ocasiões. Sorri-se e agradecessem as felicitações e as palmas dos contentinhos de oportunidade e de ocasião.
Saber perder, porém,  é algo que está ao alcance de poucos.
Saber perder,  não é o mesmo que gostar de perder. São coisas diferentes.
Saber perder, é ter capacidade para perceber que, neste momento, outro mereceu mais a vitória que nós - que apesar de termos dado o melhor, houve alguém que conseguiu superar-nos por ter sido melhor.
Foi o que aconteceu.
Figueira, conheço-te tão bem...

2 comentários:

Anónimo disse...

Posso estar errado, mas nos últimos dias de campanha, a coligação Somos Figueira bombardeava constantemente o facebook com fotos, reuniões, entrevistas, etc...
Repito, posso estar errado, mas desde ontem Domingo, ainda não vi qualquer nota dessa mesma coligação ao resultado obtido.
Quem não sabe perder, nunca saberá ganhar...e não me parece nada bem este absoluto silêncio...
Para finalizar, se houve alguma publicação que contraria o que achando de expressar, peço desculpa, mas ainda não encontrei...

Anónimo disse...

Tambem nao votei miguel almeida porque pelo sonho é que fui,mas porra se o homem fala é porque diz baboseiras se não fala é porque não sabe perder,por mim prefiro assim calado não imcomoda ninguem.abraço.