domingo, 1 de setembro de 2013

A iliteracia da direita figueirense...

Tenho acompanhado, também via facebook, a campanha para as autárquicas aqui pela Figueira...
“Segundo a OCDE, Portugal é um dos países do âmbito de acção deste organismo com maior grau de iliteracia, estando na cauda de 41 nações no que respeita à efectiva compreensão de um texto. Na Comunidade Europeia é mesmo o penúltimo.”
E não é que isso fica completamente  patente nas polémicas que logo se geram quando alguém ousa questionar os 12 anos da passagem do PSD pela Câmara da Figueira da Foz!..
Tal facto não  me surpreende: há muito que sei  que os portugueses, principalmente os jovens,  adquirem cada vez menos livros e deixaram de ter a consulta de jornais e revistas como um hábito. Substituíram-nos pela televisão e pela Internet, as campeãs do superficialismo e do facilitismo da mensagem no tratamento da informação.
Pronto: as consequências estão à vista, aqui pela Figueira, na presente campanha autárquica. 
O texto não necessita de conter  metáforas ou  figuras de estilo... Mesmo com dados concretos, certas alminhas não conseguem  tirar-lhe sentido e significado...
Bom, não podemos é deixar  de escrever e de ler, senão, por este andar, corremos o risco de qualquer dia, aqui pela Figueira,  estarmos de regresso ao analfabetismo ipsis verbis, com o retorno à Idade Média, apenas com a diferença de, agora, termos  computadores, iPhones ou telemóveis de última geração, com a possibilidade de uma rede gratuita de Wi-Fi!..
E já estivemos mais longe...

Sem comentários: