sábado, 23 de maio de 2009

A doutora Manuela Moura Guedes e o Dr. Marinho Pinto

Declaração de interesses: não aprecio a doutora Manuela Moura Guedes, nem o estilo do jornal da sexta da TVI.
Não sou advogado. Caso o fosse, sentir-me-ia pessimamente representado pelo actual Bastonário da Ordem.

Na sexta-feira passada, assisti ao degradante espectáculo que a doutora Manuela Moura Guedes e o Dr. Marinho Pinto proporcionaram aos portugueses.
Estranhamente, porém, junto de amigos e aqui pela blogoesfera, no decorrer deste sábado, verifiquei que o Dr. Marinho tinha muita gente solidária com o lamentável espectáculo de ontem na TVI.
A entrevista desta sexta-feira, da doutora Manuela Moura Guedes ao Dr. Marinho Pinto, presumo eu, pois o decorrer da mesma nada me esclareceu sobre a matéria, pretendia escalpelizar as acusações que os seus pares lhe fazem a propósito da forma como ele exerce a função de Bastonário.
Em vez disso, o que os telespectadores viram - eu, pelo menos vi isso - foi o Dr. Marinho Pinto, ao ser confrontado pelas acusações dos seus pares na Ordem, reagir destrambelhadamente e limitar-se, num nível básico e rasca, a fazer uma peixeirada monumental, como se estivesse numa tasca, ou num café, o que muito deve ter contribuído para aumentar ainda mais as audiências da TVI.
Como já escrevi acima, não aprecio o estilo da doutora Manuela Moura Guedes. Portanto, neste lamentável retrato que a TVI deu em directo ao País, não foi a doutora Manuela Moura Guedes que me surpreendeu. A surpresa, apesar do que já conhecia do dr. Marinho Pinto, veio dele mesmo: podia e devia, como Bastonário da Ordem dos Advogados, mesmo perante uma senhora doutora como Manuela Moura Guedes, ter demonstrado outra subtileza e elevação, e não ter-se mostrado uma figura inferior, como muitas que eu conheço, aqui pela Figueira.
Mas, esses, porventura, só terão a quarta classe, não são advogados e muito menos Bastonários da Ordem…

1 comentário:

alex campos disse...

Mas esses de que fazes a alusão sempre chegam a presidentes de qualquer coisa.
Mas enfim.