sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Chouriços...

CAMINHA: PRAIA DE MOLEDO ESTÁ A DESAPARECER – MAR A ESCASSOS METROS DO PINHAL


"A praia de Moledo, em Caminha, está a desaparecer. Literalmente. A Rádio Vale do Minho esteve no local durante a manhã desta sexta-feira. Conforme documenta a imagem, já estão à vista – na totalidade – os enormes tubos de areia colocados há cinco anos durante as obras de reforço e recuperação daquela praia do concelho de Caminha.

A intervenção feita em 2014, inserida no Plano de Acção de Valorização e Proteção do Litoral 2012-2015, previu diferentes acções. Entre elas o reforço da duna primária, dotando-a de um núcleo artificial “resistente”. Na altura, foi considerada uma acção inovadora, ao colocar tubos de geotêxtil de grande dimensão, entre os três e os sete metros, preenchidos com areia de forma a serem capazes de reter o material sedimentar.
Foram colocados perto da arriba ao longo de 330 metros. Foram cobertos de areia de forma a mitigar os impactos visuais e paisagísticos. Por último, a ripagem de areias. A Agência Portuguesa do Ambiente informou, em comunicado, que iria ser colocada areia entre a zona entre-marés e o cordão dunar, reconstituindo um perfil próximo do anteriormente existente.

A obra, orçada em cerca de 378 mil euros, foi financiada a 85% pelo Programa Operacional Temático Valorização do Território, sendo os restantes 15% assegurados pelo Fundo de Protecção de Recursos Hídricos.

No entanto, esta “resistência” está agora em risco. Em perigo também está o pinhal a escassos metros dos contentores de areia.

De acordo com os especialistas, a erosão costeira pode trazer diversas consequências. Entre elas a perda do valor paisagístico, consequentemente, do potencial turístico de uma região.

A maioria dos autores acredita que a principal causa está relacionada à elevação do nível do mar durante o último século. Mas o homem não está totalmente isento de culpas.

De acordo com os dados mais recentes, aproximadamente 20% da rede de costas de todo planeta são formadas por praias arenosas. Destas, 70% encontram-se em predominante processo de erosão."

E o Quinto Molhe aqui tão perto.


Sem comentários: