domingo, 6 de novembro de 2016

Nos últimos 40 anos, a política na Figueira é um puzzle onde tudo, se foi encaixando e desencaixando...

"O orçamento participativo (OP) de 2016 vai ficar para a história. Foram a votos ideias defendidas por Gonçalo Cadilhe, o surfista, escritor e figura nacional, versus José Elísio Ferreira, o conhecidíssimo autarca que marca a vida política local desde sempre, tendo passado por PS, PSD…, até se incompatibilizar com todos. Estes dois figueirenses disputaram 75 mil euros atribuídos pela câmara à parte sul do concelho.

Perdeu o Surf à noite (no Cabedelo), ganhou o Núcleo Museológico de Lavos. Simbolicamente, foram derrotados os jovens, o desporto, e uma oportunidade de dinamizar o turismo associado ao surf. Os surfistas conseguiram mobilizar 608 eleitores registados, contra os 611 ao lado do museu. O processo em si, quem realmente votou, como e porquê, está sujeito a críticas e controvérsia. Bastou saber o número de eleitor e cartão de cidadão para que alguém fosse registado e “votasse”.

Os votos no “museu de Lavos” são mais do mesmo, será um “armazém” (com 75 mil euros, não se consegue fazer mais do que isso) com algumas “relíquias”, incapaz de atrair visitantes. A câmara municipal precisa de repensar o processo do OP, envolvendo mais os cidadãos, dando espaço e tempo para que as ideias propostas sejam expostas ao público. Deverá ainda existir um crivo mais apertado na selecção. Há manifestamente necessidade de moralizar o OP."

Cadilhe vs José Elísio, uma crónica de João Vaz, publicada no jornal AS BEIRAS.

Sem comentários: