quarta-feira, 2 de novembro de 2016

“Iluminar o Surf no Cabedelo” alcançou 608 votos no Orçamento Participativo de 2017 do município da Figueira da Foz

Este resultado, na opinião dos seus promotores,  ultrapassou todas as expectativas, ao nível da adesão, apoio e incentivo das comunidades da margem sul do concelho da Figueira da Foz.
Apesar deste elevado número de votos (608 votos, 43,24%), o projecto ficou a 3 votos (0,2%) do projecto vencedor da zona sul.
Em termos contabilísticos, este projecto obteve quatro vezes mais votos do que o projecto vencedor na zona urbana, freguesia de São Julião e Buarcos.
Por outro lado, os dois projectos mais votados na circunscrição sul do concelho reuniram mais votos (1.220) do que a soma de votos (936) de todos os restantes 11 projectos que se apresentaram ao Orçamento Participativo.
“Esta dimensão da participação popular nas freguesias a sul do concelho tem de ser enaltecida: pela nossa parte, agradecemos desde já, às comunidades das freguesias de São Pedro, Lavos (em especial da povoação da Costa de Lavos) e Marinha das Ondas (onde pontificou o apoio recebido na Praia da Leirosa). Mas também às populações do Paião e Alqueidão que, não tendo território litoral, compreenderam, como todos os outros, o carácter verdadeiramente municipal do projecto ‘Iluminar o Surf no Cabedelo’, que não conhece fronteiras dentro do município e tem até um potencial de atracção supramunicipal e nacional”, sublinham os proponentes.
Na opinião dos promotores deste projecto, foram identificados “inúmeros constrangimentos, a maioria decorrentes do regulamento aprovado pela Câmara Municipal e Assembleia Municipal da Figueira da Foz mas também outros de carácter técnico, que urge ver alterados ou resolvidos”, pelo que irão “apresentar nos locais próprios um conjunto de sugestões para que o Orçamento Participativo seja melhorado e possa vir a cativar cada vez mais munícipes (mesmo aqueles, e são muitos, que não têm acesso diário às chamadas novas tecnologias), dando-lhe a dimensão que a cidadania activa merece”.

1 comentário:

A Arte de Furtar disse...

Apoio o povo do sul.
Não faço a mínima ideia como se pratica o surf. Mas pode ser factor de desenvolvimento da "Outra Margem"? Contém comigo!
Mas há um plano,uma ideia,um rumo ou é por palpites?
Convidar o americano não chega quando a areia "entra" na estrada...