domingo, 30 de setembro de 2012

VASCO RIBEIRO BICAMPEÃO NACIONAL

A quarta etapa da Liga MEO Prosurf – o MEO Figueira Pro – marcou o regresso dos melhores surfistas nacionais à Figueira da Foz.
Vasco Ribeiro, de apenas 17 anos, é Campeão Nacional pelo segundo ano consecutivo.

No Terreiro do Povo...


Milhares de pessoas encheram ontem o Terreiro do Paço e ouviram Arménio Carlos, líder da CGTP, a discursar, enquanto outros milhares ainda desciam as Ruas de Ouro e da Prata, com cartazes e palavras de ordem numa tentativa de chegar àquela praça lisboeta.
De boné azul, camisa laranja e óculos escuros,  lá estou eu, manifestante anónimo,  no Terreiro do Povo, conforme a foto sacada daqui comprova.
De tudo o que vi ontem à tarde em Lisboa - e vi muita coisa que me impressionou - , o que mais me marcou, foi uma bandeira empunhada por um Homem, já com larga experiência de vida e que era apenas o seguinte: uma cana, daquelas que qualquer um de nós arranca de um quintal numa qualquer aldeia portuguesa, com uma camisa preta presa pelas mangas à cana empunhada pelo Homem a esvoaçar ao vento.

Mais fotos,  aqui.

Bom domingo

sábado, 29 de setembro de 2012

Hoje, não é dia para mariquices...


Quem tem cu, tem medo…
E o governo tem cu…
Mas, quem já não tem cu, não tem medo!
Sem cu, já não temos nada a perder!..
Hoje, todos a Lisboa, rumo ao Terreiro do Paço!..

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Publicidade institucional...

Depois de ter protagonizado esta cena completamente excêntrica e absurda, é serviço público mostrar a carinha laroca do fofinho que tanto queria ficar na penumbra...

Soma e segue, sempre contra os mesmos...

Mais uma... 
Mas, não vou dizer que estes fulanos são mentirosos, pois esta gente governa Portugal, escolhidos e com a complacência da maioria dos seus habitantes,  há 18 (dezoito) meses!.. 
("O Governo quer aplicar aos actuais trabalhadores cortes na duracção do subsídio de desemprego, ao arrepio do acordo social de Janeiro passado que lhe garante os direitos adquiridos, apurou o "Público".
A mesma publicação refere que em causa estão os constrangimentos orçamentais e a forte subida do desemprego que ditam que o Governo, em linha com troika, queira limitar os seus efeitos.
Uma das intenções, segundo o “Público”, será acabar com a salvaguarda para os actuais trabalhadores. 
Actualmente, 38 meses de subsídios é o máximo que os trabalhadores no activo poderão receber, caso tenham mais de 45 anos e mais de 72 meses de descontos sociais.")

X&Q1140


Que gente é esta?..

"Vivemos tempos em que, por ser impossível controlar as receitas dos que escapam (a economia paralela já está avaliada em 25% da economia contributiva) (o BPN é um produto místico) (as despesas das empresas municipais são tabu) (as PPP são casos do foro sobrenatural) (as pensões e outras regalias dos intocáveis – por exemplo as dos gestores e ex-gestores de inúmeras empresas públicas, do Banco de Portugal e de uma mão cheia de políticos que estão ao encargo do Estado por terem andado pelos Passos Perdidos), temos de esmiuçar os que estão controlados e neles extinguir as manias piego-humanistas e o direito à assistência, à dignidade e à vida."
Mas, quando se corta na vida, o neo liberalismo desnuda-se completamente em todo o seu esplendor!

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Surf - título nacional masculino pode ficar decidido...

A quarta etapa da Liga MEO Prosurf – o MEO Figueira Pro – inicia-se amanhã, na Praia do Cabedelo...

As grandes descobertas (feitas de glórias, mas também do trabalho de homens comuns, de dúvidas e de corrupção), não foram só feitas pelos navegadores portugueses...

Segundo João Salgueiro, "Passos Coelho não estava preparado para tomar conta do poder"...
O ex-ministro das Finanças e ex-presidente da Associação Portuguesa de Bancos acrescentou, segundo o Jornal de Negócios, que o executivo "não tinha uma ideia clara do que tinha de fazer" para enfrentar a crise financeira.
Estar ou não estar, eis a questão...
Bom, mas se é ele que o diz, quem somos nós para duvidar?..

Pronto...

"Como nos «bons velhos tempos»,  esta merda é toda deles"...
Vejam o vídeo, clicando aqui.

A acabar...


“As escutas poderão confirmar”, disse, entre risos, o ainda líder do Ministério Público, Pinto Monteiro, que termina o mandato no dia 9 de Outubro, revelando que já falou mais vezes ao telefone com o actual Governo, devido a pedidos de pareceres, do que com o anterior.
A propósito de José Sócrates, o PGR garantiu que nunca foi pressionado e voltou a repetir que “o País está cheio de arguidos inocentes”.
Resta o consolo de pensar que as mulheres portuguesas são mais fieis do que as outras após o casamento!..
Neste momento,  se assim não pensarmos, seremos  uns grandes infelizes... 
E cornos mansos!..
Como diria o outro...

Só a luta pode evitar o desastre total


Admiro cada vez mais os poetas. 
Só um poeta, neste momento, consegue manter-se lúcido num País chamado Portugal.
Este  Governo está “morto”, mas ainda mexe.
Este Governo  vai  recorrer a todas as manobras possíveis para fazer passar a mensagem que os “sacrifícios são equitativos”.
Esta política destrói o futuro de Portugal e dos portugueses.
Nenhuma causa está perdida, enquanto alguém continuar a lutar por ela.
É altura de alguém falar verdade.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Barómetros


Ao que parece, existem barómetros que estudam a opinião dos portugueses ao serviço dos órgãos de informação…
Eu  também tenho um barómetro que me mostra  a opinião de quem votaria sempre laranja, ou rosa - nem que o candidato fosse um animal à vossa escolha....
É  a Aldeia onde nasci e vivo…
Conheço muito chefe de família, que não quer saber do que pensa ou faz o PSD ou o PS, mas vota sempre no PSD ou no PS!..
Portugal,  vive há mais de trinta anos (tirando alguns anos de  governos com a muleta CDS…) num sistema bi-partidário. Por este andar, creio que não vamos sair  deste marasmo de votar sempre nos mesmos.
Se as eleições decorressem hoje, ganhava o PS!..
Quer dizer:  onde estamos, vamos  continuar…

Em política nada é simples e, muito menos, simplista...

Para ver melhor clicar na imagem 


O executivo camarário viu ontem a oposição forçar a aprovação da manutenção das taxas do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), quando pretendia aumentar uma décima para as habitações ainda não avaliadas.
A vereação socialista levou à reunião de câmara uma proposta de manutenção da taxa de IMI de 0,4% para os imóveis sujeitos a avaliação (o máximo é 0,5%) e o aumento, de 0,7 para 0,8% para os casos em que ainda não foi feita essa avaliação.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Recuo na TSU é “sinal de humildade democrática”, diz Luís Filipe Menezes


Este, deve estar convencido que é com papas e bolos que se enganam os tolos...

O tempo a voltar para trás…

foto sacada daqui
O governo português não foi à reunião que, em Roma, juntou os governos da Grécia, Itália e Espanha. Portugal já não se limita a não querer ser confundido com a Grécia. Recusa-se, vejam a presunção, a ser confundido com a Itália e a Espanha.
É o tempo a voltar para trás...
Lembram-se?...
No Estado Novo também estávamos orgulhosamente sós!
Em tempo.
Para quem tem a memória curta, recordo que foi o próprio Salazar que afirmou, a 18 de Fevereiro de 1965, o seguinte.
"Sei que em espíritos fracos o inimigo instila um veneno subtil ao afirmar que estes problemas não têm solução militar e só política e que todo o prolongamento da luta é ruinoso para a Fazenda e inútil para a Nação". 
E sublinha, no mesmo discurso: "combatemos sem  espectáculo e sem alianças, orgulhosamente sós."
Tal linha política de isolamento, que se manteve até 1974, custou aos povos de Portugal e das várias colónias, milhares de mortos e de feridos e uma gigantesca sangria de recursos materiais e profundas cicatrizes morais.

Como conheço bem esta gente... São sentimentais em tudo, mas esqueceram um pormenor: os sentimentos...

fábrica têxtil UNITEFI, sediada em CarritosFigueira da Foz, a última unidade industrial de confecções do concelho, está sob ameaça de falência, lançando no desemprego 130 trabalhadores, disse ontem fonte sindical.
Os trabalhadores da UNITEFI reclamam ordenados em atraso de julho e agosto e subsídio de férias e, ao longo da tarde de ontem, reuniram em plenário, após uma delegação ter sido recebida pelo advogado da administração.
No final, em declarações à agência Lusa, Fátima Carvalho, dirigente do Sindicato do Sector Têxtil, Lanifícios e Vestuário do Centro, acusou a administração de “má gestão e administração financeira”, culpando-a pela actual situação da fábrica.
Via AS BEIRAS. Ver vídeo da SIC clicando aqui.

Neste Portugal virado de pantanas...


Aqui focamos o que nos toca no dia-a-dia, que nos faz pensar que o que nos rodeia está, de facto, de pantanas.
Posto isto, apetece perguntar... 
Ainda mal acabaram de tirar a mão de um bolso e já estão a pensar meter as duas mãos no outro?..

Ficção!..

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Arrancou a pré-campanha eleitoral para as autárquicas do próximo ano?..


Segundo AS BEIRAS, a Comissão Política Concelhia do PSD da Figueira da Foz, liderada por Miguel Almeida, em visita à freguesia de Quiaios, no passado sábado, “defendeu  a construção da Zona Industrial do Pincho o mais rapidamente possível.”
Recorde-se:  a construção desta  infraestrutura foi anunciada pelo anterior executivo municipal (PSD), presidido pelo falecido eng. Duarte Silva. O actual executivo, PS, presidido pelo dr. João Ataide,  manteve o interesse na obra.
Entretanto, decorridos que estão quase 10 anos, o assunto está como sempre esteve: em “águas de bacalhau”.
Até aqui tudo normal.
O que, neste momento,  não se consegue entender,  é porque carga de água vem agora este assunto à colação, quando se sabe que a Câmara, nem cerca de 75 mil euros, (valor da sua comparticipação, pois o resto será  pago por verbas do Quadro de Referência Estratégico Nacional - QREN), tem disponíveis em caixa para arrancar com o prometido arrelvamento do campo de treinos do Bento Pessoa!..
Isto, para já não falar no coreto do jardim municipal, que ainda não foi devolvido ao local, de onde nunca deveria ter sido retirado, porque João Ataíde, pura e simplesmente, não tem os cerca de 200 mil euros  que lhe permitam cumprir a promessa eleitoral feita em 2009!..
Infelizmente, nada disto surpreende...

O Diabo de 18 do corrente - primeira página



Creio que foi Voltaire que disse um dia: 
"para ter sucesso não basta ser estúpido.
É, também, preciso ter boas maneiras." 
Como o mundo mudou!..

domingo, 23 de setembro de 2012

A minha homenagem ao figueirense Manuel Luís Pata, que anda há dezenas de anos a pregar no deserto em defesa disto: “um futuro possível para a Figueira da Foz passa pelo porto na margem sul…”


Só que, como é um homem do Povo nunca ninguém lhe deu ouvidos.
Ainda bem que os académicos, finalmente, vieram dar-lhe razão, como tive o gosto e a satisfação de ler na edição da passada sexta-feira do semanário O Figueirense : “a deslocação do porto para a margem sul foi a proposta académica com maior aceitação no debate público do passado sábado, suscitado pela exposição “Visões urbanas para a Foz do Mondego. Um futuro possível para a Figueira da Foz”, que esteve patente na Casa do Paço.
A partir do conjunto de estudos realizados por alunos de mestrado de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e do Departamento de Arquitetura Ciências e Tecnologia do Centro Regional das Beiras da Universidade Católica Portuguesa de Viseu, a autarquia abriu o debate do desenvolvimento urbano e sustentado da Cidade ao público. O ponto de partida para o debate, moderado pelo responsável pelo Plano Estratégico da Figueira da Foz, foi o conjunto de estudos “muito diversificados, de caráter meramente exploratório, que se estenderam desde a malha urbana consolidada até à área envolvente do Estuário do Mondego”, referiu António Rochette.
Os trabalhos apresentados pelos professores Rui Lobo, Nuno Grande e João Cardielos, propõem, entre outras ideias, a transferência do porto comercial para a margem sul, com uma linha férrea e uma ponte ferroviária”…

BOA MALHA!..


E ainda haverá alguém que acredite, a confirmar-se esta nomeação, que este governo quer realmente que o País ande para a frente?..

Rita Rato


Como pergunta o Rogério: "quem desmente esta a Senhora Deputada"?..
É por isso, precisamente por isso, que gentinha como esta não gosta de Rita Rato...
Eles não percebem, mas os outros é que se explicam sempre mal...

"21 dias depois Santo Amaro ainda cheira a queimado"...

Veja  a reportagem fotográfica de Pedro Agostinho Cruz.

E Portas?..


Portas, continua ao seu nível.
Portas,  está de alma e coração no Governo...
Portas,  assustou-se com a manifestação do passado dia 15 e quis ficar com um pé em cada lado.
Portas, depois do  temor inicial,  percebeu que, para já, não vai acontecer nada.
Portas, tal como alguns de nós, percebeu também que a convocação do Conselho de Estado fez parte da encenação…
Portas, porém, gato escaldado até da água fria tem medo, vai continuar atento, para não voltar a ser apanhado de surpresa,  como aconteceu em 2005 com a demissão de Santana Lopes.
Portas, desta vez, tentará  saltar fora antes que seja tarde.
Portas, vai  ver é se consegue acertar no  timing…
Portas, continua ao seu nível… Mas, não foi por causa das deslealdades do CDS que a coligação esteve em perigo… Esta coligação continua em perigo por força da rejeição popular à  política deste  governo.
Portas, entretanto,  vai continuar ao seu nível…

Entretanto, Paz e Amor...

Se o passar dos anos pode dar para aprender alguma coisa, essa coisa,  é que  este Conselho de Estado, tal como o talento do meu Amigo Fernando Campos, não páram de nos surpreender...

Proposta da CGTP como alternativa aos “sacrifícios e destruição da economia”


1 - Criação de uma taxa sobre as transacções financeiras
A criação de um novo imposto, com uma taxa de 0,25%, a incidir sobre todas as transacções de valores mobiliários independentemente do local onde são efectuadas (mercados regulamentados, não regulamentados ou fora de mercado), excepcionando o mercado primário de dívida pública. Esta medida permitirá arrecadar uma receita adicional de 2.038,9 milhões de euros.
2 - Introdução de progressividade no IRC
A criação de mais um escalão de 33,33% no IRC para empresas com volume de negócios superior a 12,5 milhões de euros, de forma a introduzir o critério de progressividade no imposto. A incidência deste aumento é inferior a 1% do total das empresas. Esta medida permitirá arrecadar uma receita adicional de 1.099 milhões de euros
3 - Sobretaxa de 10% sobre os dividendos distribuídos
A criação de uma sobretaxa média de 10% sobre os dividendos distribuídos, incidindo sobre os grandes accionistas (de forma a garantir um encaixe adicional de 10% sobre o total de dividendos distribuídos), com a suspensão da norma que permite a dedução constante sobre os lucros distribuídos (art. 51º do CIRC), o que permite às empresas que distribuem dividendos deduzir na base tributável esses rendimentos desde que a entidade beneficiária tenha uma participação na sociedade que distribui pelo menos 10% do capital. Esta medida permitirá arrecadar uma receita adicional de 1.665,7 milhões de euros.
4 – Combate à Fraude e à Evasão Fiscal
A fixação de metas anuais para a redução da economia não registada, com objectivos bem definidos e a adopção de políticas concretas para a sua concretização. Esta medida permitirá arrecadar uma receita adicional de 1.162 milhões de euros.

Leia aqui o documento na íntegra.

Bom domingo

sábado, 22 de setembro de 2012

A vida é simples

foto sacada daqui
Hoje é sábado.
De manhã,  fui até à Figueira de bicicleta (vocês não imaginam a aventura que é ir à Figueira de bicicleta, partindo da Gala…) e enquanto pedalava ponte acima, olhando para a paisagem, que esmaga qualquer mortal, de tão bonita que é, fui pensando nos pesadelos que os copinhos de leite do PSD devem estar a ter, neste momento…
Eles, que já estavam à espera que o PSD governasse até à eternidade!..
Depois, na vinda, dei a volta pelo Cabedelo, para dar uma espreitadela ao bodyboard
Que rico fim de semana que está a ser!..

Eu, se fosse Passos Coelho, pensava nisto...

Será que os  portugueses que foram ontem para a rua protestar, frente ao Palácio de Belém e em outros pontos do País,  eram todos do PCP?..
Não são só os comunistas que conseguem transformar derrotas, em vitórias, com aquela naturalidade?.. 

Gostava de estar optimista...

Por enquanto, como diz o ceguinho, a ver vamos se, de facto, houve recuo e que imposto vai, em substituição, ser cobrado aos do costume.
Houve um comunicado. Diz que a crise do TSU acabou. O que, aliás,  já sabíamos, desde a manhã de ontem, por Cavaco... Até fiquei sem entender, depois do decreto do fim da crise, para que serviu a reunião, ao fim da tarde de ontem,  do Conselho de Estado.
Mas, a reunião fez-se. Aparentemente, "o Governo recua derrotado e humilhado e aquelas cabeças acham que este é o fim da história. Acontece que se trata do começo de uma outra coisa onde o primeiro-ministro está definitivamente desautorizado, como já estava a maioria dos seus ministros. Nem sequer se deve falar em diminuição da credibilidade pois o estatuto deste Governo passa a ser o do escândalo. É um escândalo ter uma figura reles como Relvas ou inane como o Álvaro, é um escândalo ser uma coligação cujos partidos se agridem em público no meio de uma emergência nacional, é um escândalo ter o primeiro-ministro com a sua tonteira finamente modulada afundado ainda mais o País numa crise económica que agora passou a ser também de confiança e respeito nas principais instituições da República. Esta gente conseguiu destruir com o seu revanchismo e fanatismo o frágil tecido de esperança que ainda resistia pela ignorância de muitos e pela resignação de tantos."
E agora?...Quem se revoltou, por estar contra os 7% da TSU,   irá revoltar-se,  agora, contra novos cortes nos subsídios e o arranjinho que está a ser preparado no IRS?... 
Para mim, o futuro a Deus pertence, mas os portugueses, se o quiserem,  têm sempre uma palavra a dizer...
Gostava de estar optimista... Mas, não estou.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Bodyboard: teve início a terceira etapa do Nacional de Esperanças


Teve início, hoje, na Figueira da Foz, Praia do Cabedelo a terceira etapa do Nacional de Esperanças.
Tudo esteve perfeito neste primeiro dia desta festa do Bodyboard na Figueira da Foz,  com ondas de qualidade a rondar sensivelmente um metro.
Em ação estiveram os atletas dos escalões sub-16 e sub-18.
Coube a Stephanos Kokorelis o destaque do dia: obteve o melhor score com 17 pts., assim como a melhor onda - 9 pts.
Esta prova conta com o apoio da Associação de Bodyboard Foz do Mondego, Federação Portuguesa de Surf, Refresh Board, Instituto Português do Desporto e Juventude, Câmara Municipal da Figueira da Foz, Figueira Grande Turismo, RPF Kayks, Offsetaert, Dropin8, Bodyboard.pt e Surf Total .

Evite gargalhadas e risinhos por tudo e por nada… Lembre-se que esta não é uma opinião de um cómico ...

Cavaco: 

Pedro: não aprendas a nadar não!..

Alguém esperava outra coisa?...

Portugal passou, «em duas curtas semanas», de «aluno modelo» a «exemplo dos perigos que enfrentam os governos que levam a austeridade além» do que os eleitores conseguem tolerar, escreveu hoje a revista britânica "The Economist".

Sporting A?..


Não é nada de pessoal, mas tenho pena que, neste momento,  o treinador principal do Sporting seja o Sá Pinto…
Se fosse eu que mandasse no Sporting,  passava o Sá Pinto para a equipa B e promovia o Oceano para a A.
Pior que a realidade actual seria difícil...
Não havia nada a perder e sempre tinha a sua graça,  poder chamar ao chamado Sporting A:  "os onze do Oceano".

Entre Portugal e a coligação, por enquanto resolveu-se a coligação...

Ontem, à falta de resolver Portugal, a coligação resolveu-se. De manhã, Passos Coelho e Portas reuniram- -se em São Bento e, ao princípio da noite, dez altos dirigentes, cinco de cada partido, reuniram-se no Hotel Tivoli. Suspiremos de alívio, correu tudo bem: vão continuar juntos. Para quem dizia que o Governo era ineficaz, o desmentido: há dias detetou-se uma crise e logo ontem foi resolvida. Vão continuar juntos, agora só falta o resto.

FERREIRA FERNANDES

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

22 de setembro, DIA EUROPEU SEM CARROS

Tão amigos que nós fomos...

Haverá reunião entre elementos do CDS e do PSD num Hotel, hoje em Lisboa... Mas sem os líderes,   Passos e Portas!..

Delegações PSD e do CDS-PP, sem os presidentes dos dois partidos, Passos Coelho e Paulo Portas, vão reunir-se hoje às 19:00 horas, no hotel Tivoli, em Lisboa. 
A delegação do PSD vai ser chefiada pelo vice-presidente e coordenador da Comissão Permanente, Jorge Moreira da Silva, incluindo ainda o secretário-geral do partido, José Matos Rosa, o líder parlamentar, Luís Montenegro, e os vice-presidentes Teresa Leal Coelho e Pedro Pinto.
Por sua vez, o CDS-PP estará representado pelo presidente do Conselho Nacional, António Pires de Lima, e também pelo primeiro vice-presidente do partido, Nuno Melo, pelo secretário-geral, António Carlos Monteiro, pelo líder parlamentar, Nuno Magalhães, e pela vice-presidente Teresa Caeiro. 

Em tempo. 
Nunca o povo teve tanta razão, como no passado dia 15 do corrente mês de setembro do ano da graça de 2012.

Ticha Penicheiro retira-se no final da época

Descida "brutal" dos nascimentos em Portugal nos primeiros oito meses



Em tempo.
Se  os portugueses  passam a vida a serem  bem *odidos,  como podem  ter vontade de  *oder"?..
Já estou como o outro: "o que é que é preciso fazer para que nasçam mais crianças em Portugal?" 

* = f.

O amor nem sempre é lindo...


Tenho dificuldade em perceber como  é que duas pessoas do mesmo sexo podem amar-se.
Contudo, admito-o  - pois  o problema deve ser mesmo meu, por sempre ter amado pessoas do sexo oposto.
Porque penso que sei (espero saber) o que é o Amor, e admitindo o Amor, neste momento, até estou com abertura para  admitir  tudo o resto:
Porta-voz do CDS ataca Gaspar e ministro responde;
PSD convida CDS a renovar apoio ao acordo de coligação!..
Mas...
E, agora, que o Amor parece ter acabado e a Paixão já não existe, irá restar o quê: a  Amizade?..

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A incompetência...


Até Cavaco já percebeu que o PSD de Passos Coelho,  não é o PSD de Sá Carneiro, Balsemão, mesmo o do próprio Cavaco, Marcelo, Manuela Ferreira Leite...
Como  comprovámos ao longo destes penosos 15 meses, a incompetência deste PSD é a verdadeira antítese do PSD…
É inegável que, neste momento, mesmo um simples votante ou militante de base, não se revê neste PSD, nem gosta desta trupe de idiotas que o dirige. 
Até Cavaco já percebeu: convoca o Conselho de Estado para reunir na próxima sexta-feira. Convoca também Vitor Gaspar que não integra o Conselho de Estado!..
O que vai lá fazer Passos Coelho, que é primeiro-ministro e membro do Conselho de Estado?..

Alguém compreende estes políticos?... 600 quilómetros de linhas férreas vão ser “poupados”!...


Somos campeões mundiais em extensão e crescimento da rede de auto-estradas desde 1990.
Portugal,   está entre os países que mais investiram e que têm maior número de km por habitante e área.
Contudo, à boa maneira portuguesa, segundo  dados da União Europeia e OCDE,  investe-se  pouco em manutenção.
Só de 2008, até ao presente ano,  a rede nacional cresceu  50%!..
Todos os estudos e comparações o mostram - Portugal tem uma das maiores redes de auto-estradas da União Europa a 15, ao nível de quilómetros por habitante e por área.
Como compreender  que um país com problemas em tantos sectores teve necessidade de construir tantas auto-estradas!..
Cavaco Silva, Guterres, Durão Barroso, Santana Lopes, José Sócrates, Paulo Campos, e alguns mais,  devem ter a explicação, pois, como sabemos existem outras soluções de mobilidade mais baratas, como as adoptadas em Espanha, onde as autovias, com menores exigências m termos de construção e traçado, coexistem com as autopistas.
Até há pouco tempo, o crescimento da taxa de motorização em Portugal foi o principal sustentáculo da progressão de tráfego nas auto-estradas.
Todavia, sabia-se que a expansão não iria continuar para sempre.
Primeiro: porque o número de automóveis por habitante,  em Portugal, aproximou-se da média europeia;
segundo: a actual crise fez o resto.
Tudo isto não é novidade. Tudo isto foi estudado, em devido tempo, pelos técnicos.
Mas, os políticos “amarrados” aos interesses instalados fizeram orelhas moucas.
E, assim, se passaram mais de 20 anos de governação dos partidos do chamado “arco do poder” – leia-se PSD, PS e CDS.
Ontem, na Figueira da Foz, o secretário de Estado das Obras Públicas, Sérgio Silva Monteiro, ao usar da palavra no encerramento do fórum sobre "O potencial logístico da Região Centro e das suas infra-estruturas", um encontro promovido pelas Comunidades Intermunicipais da Região de Aveiro e do Baixo Mondego, Conselho Empresarial do Centro – Câmara de Comércio e Indústria do Centro, Associação Industrial do Distrito de Aveiro, Associação Comercial e Industrial da Figueira e comunidades portuárias de Aveiro e Figueira, que veio substituir o ministro Portas,  considerou  que «exageramos no investimento rodoviário» em detrimento da ferrovia.
Quando ainda há pouco tempo estava equacionado o encerramento da Linha do Oeste,  este político disse que o Governo diz que vai “investir” nas linhas ferroviárias!...
Assim seja… Mas, eu fico no que me parece… E o que me parece é que andamos a ser "governados" por uma "tropa fandanga", escolhida pelos portugueses, em geral...

Até este!..

Leia-se "O PADRINHO"



Ângelo Correia recomenda a Passos Coelho que recue na TSU.

O circo está a pegar fogo...

Pedro Dias, auto demitido Director da Biblioteca Nacional, em carta dirigida ao secretário de Estado da Cultura é demolidor:

 "ACABOU A COLABORAÇÃO COM O GOVERNO. ENVIEI HOJE ESTA CARTA AO SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA SER CÚMPLICE DE PASSOS COELHO E DO SEU GOVERNO, NÃO."
A carta completa pode ser lida aqui.

"Histórias de uma vida - Vidreira da Fontela" em livro

«Histórias de uma vida - Vidreira da Fontela», um livro de Joaquim Afonso, vai ser apresentado esta sexta- feira, dia 21, pelas 23 horas,  no no Salão Caffé do Casino Figueira.
Esta publicação  é uma homenagem ao Vidreiro e à Empalhadeira da antiga fábrica de vidros da Fontela. Segundo o autor, a obra “retrata a vida de entre muitas vidas dos que se dedicaram ao longo de anos, a uma das actividades mais significativas do Concelho da Figueira da Foz, em termos económicos, empresariais, sociais e também, pessoais”.
Para tornar «Vidreira da Fontela - Histórias de uma Vida» uma realidade, Joaquim Afonso dedicou-se a um trabalho de investigação realizado “com a participação de alguns antigos(as) trabalhadores(as), os quais, apesar da idade, preservam na suas memórias, as experiências do que foi a sua entrega e dedicação a uma causa e à Vida”. O objectivo, destaca ainda o autor, é contribuir para que o Vidreiro e a Empalhadeira não sejam esquecidos, tendo “com justiça o seu repositório escrito na vida do Concelho da Figueira da Foz”.
A anteceder a apresentação, terá lugar um período cultural elaborado pelo Casino Figueira, Junta de Freguesia de Vila Verde e algumas das colectividades locais. Assim, sobem ao palco o Grupo Coral João Mendes, do Grupo Instrução Musical da Fontela, sob a direcção de Cristiano Barros; a Filarmónica da Sociedade Instrução e Recreio de Lares, sob a direcção do maestro Paulo Silva; o Grupo de Música Popular Terra Nostra e o Grupo de Dança do Grupo Recreativo Vilaverdense, sob a orientação da Professora Miranda Pereira. 
A entrada é livre.

Via O Figueirense

Figueira da Foz, 130 de cidade

O presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde, convida todos os munícipes, para as iniciativas que assinalam o 130.º Aniversário da Elevação da Figueira da Foz a Cidade, no próximo dia 20 de Setembro, Quinta-feira, conforme programa que se segue. 

09H30 - Hastear da Bandeira do Município, no Edifício dos Paços do Concelho. 

10H00 - Deposição de uma Coroa 
de Flores na Estátua do Centenário, junto às abadias. 

17H00 - Inauguração da Requalificação do Castelo Eng.º Silva. 

18H00 - Inauguração da exposição de fotografias da Cidade “Figueira da Foz, 130 anos”, de autoria de Carlos Relvas, Manuel dos Santos, Afonso Cruz e Jorge Dias, no CAE, seguindo-se uma intervenção do presidente da Câmara Municipal, no Pequeno Auditório.


Programa Comemorativo sacado daqui

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Uma Senhora é uma Senhora. Ponto final.

Ópera bufa num acto

Francamente, Camilo!!!
Havia necessidade?..
Com que então, "dá-lhes Angela, dá-lhes. Com força!!!"

Em tempo.
Este Camilo é cá um pândego!!!
Sim senhor,  a Srª Merkell, foi a melhor coisa que nos poderia ter acontecido...
Lamentavelmente, porém, a senhora não nos  enviou dois generais do Exercito Alemão, de preferência da  Cavalaria e de origem Prussiana, para coordenar as pastas de defesa, interior e justiça e outro da Engenharia Militar, de preferência de origem Bavara, para as pastas negócios estrangeiros, economia, finanças e agricultura. 
Assim, sim,  é que Portugal se endireitava de vez!!!
Ganda Camelo...

Luiz Goes, Trovador do Tempo Novo

Realmente!..

«.....Passos Coelho anuncia as mais violentas medidas de sempre, a seguir vai cantar a Nini; o maior líder da oposição, ouve, a seguir vai galhofar no programa do Herman José e reage uma semana depois; o povo português manifesta-se nas ruas....a seguir vai ver a Casa dos Segredos!.....»


Via Mário Martins, no facebook

Pimenta no cu dos outros, para eles deve ser refresco…

Que grandes "patriotas" e "homens de estado"!..
Para os portugueses, em geral, são sacríficios infindáveis…
Eles, nem fazem, ao menos, o sacrifício de se falarem!..

Passos prepara "raspanete" a Portas


Portas deve  estar cheio de medo…
Só lhe resta esperar que Passos Coelho não seja tão duro com ele como foi para com os portugueses!

Portugal, escuta: de Gaia a Massamá, é a mesma luta!

Luís Filipe Menezes, social democrata, presidente da Câmara de Gaia,  considera Passos Coelho  uma pessoa de «enormíssima seriedade» e garantiu que Portugal «nunca teve um primeiro-ministro com esta seriedade intelectual e com esta postura».
«É um primeiro-ministro que anda num carro velho, que passa férias em Manta Rota, que continua a viver na sua casa em Massamá e que anda na rua sem medo. É uma força do ponto de vista de carácter fundamental», acrescentou.
Considerando que Pedro Passos Coelho «merece sorte e não secretários de Estado como estes», Menezes atacou em especial Paulo Núncio, a quem coube a defesa dos incentivos fiscais aos contribuintes que pedem facturas em cabeleireiros e oficinas.
Para este ex-presidente do PSD, estes sectores, tal como os cafés estão «muito vergastados pelo sistema fiscal, alguns a viver numa lógica de subsistência».

Via TSF

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

domingo, 16 de setembro de 2012

Que grande artista...


Fica bem ao político da «lavoura», 

(Recado de Paulo Portas ao governo:
“Se me perguntam se eu soube? 
Claro que soube. 
Se me perguntam se eu tive uma opinião diferente. 
Tive uma opinião diferente.
Se me perguntam se eu alertei. 
Alertei. 
Se me perguntam se eu defendi que havia outros caminhos.
Defendi. 
Se me perguntam se eu bloquei a decisão. 
Não bloqueei pela simples razão de que fiquei inteiramente convencido que isso conduziria a uma crise nas negociações com a missão externa, a que se seguiria uma crise do Governo, a que se seguiria um caos que levaria a desperdiçar todo o esforço já feito pelos portugueses”.)


Isto tem nome: COBARDIA POLÍTICA.
Nota:
Actualizado às 17h30m