domingo, 24 de agosto de 2014
Para-vento....
É em dias como o de hoje, que se dá conta da importância da descoberta do para-vento para uma Aldeia como a Cova-Gala.
Para a Aldeia - sei lá!.. -, o para-vento terá a importância da invenção da roda para a humanidade... Ou da invenção de uma Vila chamada freguesia de S. Pedro!..
Para a Aldeia - sei lá!.. -, o para-vento terá a importância da invenção da roda para a humanidade... Ou da invenção de uma Vila chamada freguesia de S. Pedro!..
sábado, 23 de agosto de 2014
As "nojices" do costume... (5)
"As eleições do PS estão a destapar, de novo, os esquemas das máfias políticas instaladas nos partidos de poder.
Álvaro
Beleza chama-lhe, a propósito, o “sistema de jagunços”, mas
erra no diagnóstico: eles não estão para chegar, já cá estão há
muito tempo. Há quase 20 anos, nas eleições da distrital de Lisboa
do PSD, havia quem gastasse dezenas de milhares de contos para
regularizar e inscrever militantes. No PS, ainda se arrastam pelos
tribunais alguns processos das eleições federativas no tempo de
Sócrates.
Seguro
e Costa têm a obrigação moral de se distanciar desta gente. Se não
o fizerem agora, ficarão agarrados para sempre nas redes espúrias
dessa gente que deve anos à cadeia."
As máfias políticas
sexta-feira, 22 de agosto de 2014
Na Aldeia... (XV)
Quando
se vai a votos, como vai acontecer no próximo dia 19 de outubro na Aldeia, espera-se que os votantes escolham entre propostas
diferentes, entre programas e ideias concretas, entre estratégias
políticas e sociais diversas...
Concordam?..
Quando
há umas eleições, seja numa associação cultural, desportiva,
social, numa autarquia, num partido ou no país, o lógico é que os
eleitores possam decidir com base no que os candidatos opinaram sobre
as principais questões que, no cargo a que se candidatam, lhes
serão colocadas...
Concordam?...
Então
votem assim na Aldeia no próximo dia 19 de outubro.
Cinema na Casa dos Pesacadores da Costa de Lavos
Hoje, dia 22 de Agosto, pelas 21:45, a Casa dos Pescadores tem o prazer de vos apresentar o filme figueirense Geme... la vie!!
Produzido por 12Estudios em colaboração com To Think About Productions. Realização, argumento e montagem de Luís Albuquerque.
Compra já o teu bilhete no bar da Casa dos Pescadores.
Vamos contar com a presença de alguns actores!!!
Esperamos por vós...
Produzido por 12Estudios em colaboração com To Think About Productions. Realização, argumento e montagem de Luís Albuquerque.
Compra já o teu bilhete no bar da Casa dos Pescadores.
Vamos contar com a presença de alguns actores!!!
Esperamos por vós...
"Picareta falante" (um, já temos)...
António Guterres já desfez as dúvidas. Pretende ser candidato a Presidente da República nas próximas eleições e anunciou-o a figuras de topo do PS, apurou o SOL.
Uma boa notícia...
Este
verão tem sido pródigo em adventos extraordinários...
Todos
conhecemos os casos da Martinha de São Martinho do Porto, da
separação de Tony e Fernanda, do sistema de jagunços no PS e do
apoio do BES a Cavaco Silva?
Ontem, a Figueira não foi poupada: “Rosa Amelia dá uma queda grave junto á Pastelaria Stª Maria e é levada para o hospital ferida.Vamos todos rezar por ela.”
Em
tempo.
Sobre
a Martinha de São Martinho do Porto, a separação do Tony e
Fernanda, o sistema de jangunços no PS e o apoio do BES a Cavaco
Silva, nada de novo tenho a informar...
Contudo,
é com satisfação que sobre a nossa querida Rosa Amélia posso
tranquilizar todos (figueirenses e não só), dando esta boa notícia: “Queridos
amigos quero agradecer muito toda a preocupação que tiveram comigo,
foi uma queda, com pulso partido mas prá frente é o caminho e como
sempre já me levantei. Obrigada” - Rosa Amélia.
quinta-feira, 21 de agosto de 2014
Nada de novo...
"Família BES grande financiadora de campanha de Cavaco em 2006"...
Em tempo:
"Segundo o Diário de Notícias, os donativos entregues por Ricardo Salgado e por vários administradores do BES ultrapassaram os 152 mil euros."
Marcelo escapa a contas congeladas.
Em tempo:
"Marcelo namora com ex-administradora do BES, mas não viu contas congeladas."
Em tempo:
"Segundo o Diário de Notícias, os donativos entregues por Ricardo Salgado e por vários administradores do BES ultrapassaram os 152 mil euros."
Marcelo escapa a contas congeladas.
Em tempo:
"Marcelo namora com ex-administradora do BES, mas não viu contas congeladas."
“COVA-GALA CORRE O RISCO DE FICAR TRANSFORMADA NUMA ILHA”
Neste espaço, ando alertar há anos para o perigo que corre a Aldeia.
Se quiserem confirmar, basta escrever as palavras "erosão costeira", no quadradinho em branco, no canto superior esquerdo deste blogue e clicar. No Correio da Manhã de hoje (21.08.2014) podem ler a notícia que publico acima.
Para ler melhor basta clicar na imagem.
Na muche: "timing"?.. Puro timing, escrevo eu...
A Comissão Política do PSD, os vereadores eleitos pela coligação Somos Figueira e os Membros da Assembleia de Freguesia de Buarcos eleitos pela mesma coligação, a propósito das recém-iniciadas obras na zona ribeirinha da cidade, segundo se lê num comunicado, entendem que:
“As referidas obras, que visam melhorar o escoamento das águas pluviais e reduzir o risco de inundações, são fundamentais e congratulam-se com elas.
O timing escolhido pelo executivo da Câmara Municipal da Figueira da Foz para dar início à intervenção, no entanto, é desastroso. Tais obras, ainda que necessárias, condicionam o trânsito na baixa da cidade durante a segunda quinzena do mês de Agosto, prejudicando o comércio local e parte da mobilidade rodoviária da entrada da cidade no mês em que a Figueira recebe mais gente.
Se a Figueira da Foz se assume como um destino turístico balnear e os figueirenses, sobretudo comerciantes, dependem muito do sucesso do Verão, há uma regra de ouro: não podem ser feitas obras no período em que a cidade tem mais movimento, a não ser obviamente as de emergência.
Tendo em conta a duração prevista dos trabalhos, 60 dias, não se entende a razão de não se esperar doze dias para arrancar com as intervenções previstas, no primeiro dia de Setembro. Compreende-se a necessidade de fazer esta obra fora da época de chuvas, mas iniciar as obras doze dias depois seria sensato e não prejudicaria o intuito final das mesmas.
Infelizmente, tem-se assistido a uma permanente despreocupação com a imagem da cidade e do concelho e este lamentável episódio é apenas mais um que comprova isso mesmo”.
Via Figueira na Hora
quarta-feira, 20 de agosto de 2014
As "nojices" do costume... (2)
"TRATAMENTO DESIGUAL E IRREGULARIDADES PROCESSUAIS em COIMBRA".
Leia aqui a reclamação de Mário Ruivo.
Leia aqui a reclamação de Mário Ruivo.
"O problema tem sido a descida acentuada do investimento público"...
"O fim do milagre económico alemão?..."
A maior economia da Europa diminuiu inesperadamente no segundo trimestre. Governo alemão procura formas de combater a crise no investimento.
Posto isto, onde é que fica a teoria do outro de "tirar o peso do Estado da economia"?...
A maior economia da Europa diminuiu inesperadamente no segundo trimestre. Governo alemão procura formas de combater a crise no investimento.
Posto isto, onde é que fica a teoria do outro de "tirar o peso do Estado da economia"?...
Na Aldeia... (XIV)
PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS
Gabinete do Secretário de Estado
da Administração Local
Despacho n.º 10725/2014
Considerando a renúncia ao mandato da totalidade dos membros efectivos e suplentes candidatos pela lista mais votada à Assembleia de Freguesia de São Pedro, município de Figueira da Foz.
Considerando que por esse facto ficou esgotada a possibilidade de substituição do Presidente da Junta de Freguesia prevista no artigo 79.º da Lei n.º 169/99, de 18 de setembro, na redacção que lhe foi dada pela Lei Orgânica n.º 1/2011, de 30 de novembro;
Considerando, assim, a necessidade de marcação de eleições intercalares para a Assembleia de Freguesia de São Pedro;
Ao abrigo do disposto nos números 1 e 2 do artigo 222.º da Lei Orgânica n.º 1/2001, de 14 de agosto, alterada pelas Leis Orgânicas números 5 -A/2001, de 26 de novembro, 3/2005, de 29 de agosto, 3/2010, de 15 de dezembro, e 1/2011, de 30 de novembro, determino a marcação de eleições intercalares para a Assembleia de Freguesia de São Pedro, município de Figueira da Foz, no dia 19 de outubro de 2014.
11 de agosto de 2014.
— O Secretário de Estado da Administração Local, António Egrejas Leitão Amaro.
Gabinete do Secretário de Estado
da Administração Local
Despacho n.º 10725/2014
Considerando a renúncia ao mandato da totalidade dos membros efectivos e suplentes candidatos pela lista mais votada à Assembleia de Freguesia de São Pedro, município de Figueira da Foz.
Considerando que por esse facto ficou esgotada a possibilidade de substituição do Presidente da Junta de Freguesia prevista no artigo 79.º da Lei n.º 169/99, de 18 de setembro, na redacção que lhe foi dada pela Lei Orgânica n.º 1/2011, de 30 de novembro;
Considerando, assim, a necessidade de marcação de eleições intercalares para a Assembleia de Freguesia de São Pedro;
Ao abrigo do disposto nos números 1 e 2 do artigo 222.º da Lei Orgânica n.º 1/2001, de 14 de agosto, alterada pelas Leis Orgânicas números 5 -A/2001, de 26 de novembro, 3/2005, de 29 de agosto, 3/2010, de 15 de dezembro, e 1/2011, de 30 de novembro, determino a marcação de eleições intercalares para a Assembleia de Freguesia de São Pedro, município de Figueira da Foz, no dia 19 de outubro de 2014.
11 de agosto de 2014.
— O Secretário de Estado da Administração Local, António Egrejas Leitão Amaro.
Na Aldeia...(XIII)
(“… desde que o seu dealer tenha um terminal multibanco, pode comprar droga! Já viu… se não é uma coisa maravilhosa? Esses mil euros vão-lhe dar muito jeito, de certeza, ao fim do dia”.)
A ilusão de que tudo está bem não chega para transformar uma mentira numa realidade. Ligue Já 760 10 20 30!.. É p’ra loucura...
Em tempo:
Querem saber quem vai ser o candidato PS nas próximas eleições intercalares na freguesia de S. Pedro?..
Cliquem aqui...
terça-feira, 19 de agosto de 2014
Dia Mundial da Fotografia
![]() |
| foto de Pedro Agostinho Cruz |
"Se pudesse contar a história com palavras, não precisava de arrastar comigo uma máquina fotográfica." - Lewis Hine
Devo declarar que a crónica de hoje do vereador Tavares está bonita e jeitosa...
… e,
de entre as várias pérolas e tiradas sublimes, a meu ver, merece
destaque o seguinte, com o que aliás concordo e passo a resumir (se
quiserem ler a crónica, comprem o jornal...): “os tempos no poder
autárquico são outros. Já não estão para construção de
rotundas, para implantação de oásis que se transformam em lixo,
muito menos para reparar o repuxo do jardim municipal...”
E
se não percebermos isto, temos todas as condições para voltar ao
passado despesista...
Contudo, definitivamente, esta é uma terra onde é sempre carnaval. Até no verão!.. E na passagem de ano!.. Tristezas não pagam dívidas!..
Nos
tempos do Estado Novo, dizia-se que quem não estava com o poder
estava inevitavelmente contra o país.
Nos
tempos que passam, na Figueira quem não está sempre com o poder está
inevitavelmente contra o executivo.
É
obra!... Nesta terra é sempre carnaval: até no verão!..
Por
mim falo.
Vivo aqui e observo o governo da urbe. E, decorridos mais de 5 anos, também, já vai faltando
a paciência para conceder o benefício da dúvida a estas políticas...
Na Aldeia... (XII)
Presumo
que acontece com todos: por vezes, temos a sensação de que estamos
sozinhos.
Não,
exactamente, em termos do que pensamos, porque sabemos que há muitas
pessoas a pensar como nós.
Só
que a Aldeia é, porventura, já tão grande e tão dispersa que
deve ser muito difícil às pessoas que pensam como nós, juntarem-se.
Estamos
dispersos e separados e não sabemos uns dos outros.
Essa
é a solidão.
"O sistema" figueirense...
Quem
acompanhou a política figueirense nos últimos 30 anos, sabe que
grande parte da ficção e da teatralidade a que chegámos na vida politica indígena, foi
baseada numa hierarquia da deslealdade.
No
decorrer destes anos todos, no interior dos partidos figueirenses
houve sempre um esforço de acomodação da discordância, claro,
enquanto não era possível passar para o capítulo seguinte – o
domínio da traição.
Para
isso acontecer, recorda quem tem memória, além de deserções e
facadas nas costas, houve mesmo momentos de alta tensão com troca de
insultos e mudanças de partido.
Apesar
do triste espectáculo, dado em momentos mais quentes por alguns
protagonistas famosos por cá, do que mais gostei de ter assistido
foi ao espalhafato – deu para ver que, apesar de tudo, quando estão
em causa lugares e mordomias, mesmo na Figueira, o âmbito de
aplicação do dever de obediência é bastante restrito na política.
Por
cá, como vimos ainda recentemente e vamos ver num futuro
relativamente próximo, tudo continua como dantes: para a divergência poder passar a traição,
tem
que se fazer tudo o que for possível para diminuir as hipóteses dos
outros chegarem ou de se manterem no poder...
segunda-feira, 18 de agosto de 2014
Não se prendam com pormenores...
Com o objectivo de minimizar as inundações que acontecem ciclicamente na rua da República e zonas adjacentes, a Câmara Municipal da Figueira da Foz terminou recentemente uma primeira fase de intervenções pontuais.
A operação incidiu sobretudo na rua 10 de Agosto e na rua da República, onde, segundo fonte da autarquia figueirense, está o “cerne do problema das inundações”.
“Foi feito o reforço das sarjetas nessa zona da cidade”, explicou a mesma fonte, ao DIÁRIO AS BEIRAS.
Entretanto, no final deste mês, deverá ter início a segunda fase, com a abertura de um colector que irá ligar a rua 10 de Agosto, atravessando as ruas da República, Saraiva de Carvalho e Fernandes Tomás, a um troço que existe no rio Mondego, junto à praça da Europa.
Não se prendam com pormenores...
Pensar no assunto pode prejudicar o normal desenvolvimento do cérebro.
E é desnecessário: com a seriedade do costume, sabe-se, desde já, o importante - que o "colector vai minimizar inundações na Figueira da Foz".
A operação incidiu sobretudo na rua 10 de Agosto e na rua da República, onde, segundo fonte da autarquia figueirense, está o “cerne do problema das inundações”.
“Foi feito o reforço das sarjetas nessa zona da cidade”, explicou a mesma fonte, ao DIÁRIO AS BEIRAS.
Entretanto, no final deste mês, deverá ter início a segunda fase, com a abertura de um colector que irá ligar a rua 10 de Agosto, atravessando as ruas da República, Saraiva de Carvalho e Fernandes Tomás, a um troço que existe no rio Mondego, junto à praça da Europa.
Não se prendam com pormenores...
Pensar no assunto pode prejudicar o normal desenvolvimento do cérebro.
E é desnecessário: com a seriedade do costume, sabe-se, desde já, o importante - que o "colector vai minimizar inundações na Figueira da Foz".
Subscrever:
Mensagens (Atom)










