segunda-feira, 3 de março de 2014

Os bancos e os bandidos...

Ler e ver vídeo aqui.

UM APONTAMENTO SOBRE A QUESTÃO DAS NACIONALIDADES NA URSS E SUAS SEQUELAS

É longo, mas vale a pena ler.

O mau tempo e a chuva?..

Todos os anos é a mesma coisa. Portanto, será que só temos de nos habituar?  
Refiro-me ao carnaval brasileiro que se faz em Buarcos e em muitos outros lugares deste nosso Portugal.
Fui uma vez, uma única vez, ver  aquelas mulheres de biquíni, a sambar à chuva e ao frio para algumas dúzias de  gatos pingados agasalhados até às orelhas.  
Com o devido respeito pelas belíssimas curvas de algumas esforçadas e dedicadas bailarinas, aquilo é estúpido visto de qualquer  ângulo.
Sambar na Avenida entre o Galante e a Praia de Buarcos, em Fevereiro, é uma aberração tão grande como a de colocar uma pista para  esquiar no enorme areal da praia que fica mesmo ao lado, em Agosto...
Pura e simplesmente, não faz sentido.
Carnaval, disse há dois anos um deputado do PSD,   "será dia de trabalho como os outros”.
Ora, nem mais.
No Parlamento, é que pode ser  carnaval todos os dias.

domingo, 2 de março de 2014

Carnaval (continuação...)

Carnaval (nova interrupção...)

Informa-se que atendendo às condições atmosféricas que se fazem sentir na Figueira da Foz, se procedeu ao cancelamento do Desfile de Carnaval agendado para ESTA TARDE, DOMINGO, 02 MARÇO.

Isto continua porreiro pá!..

foto Pedro Agostinho Cruz
Pelos povoados, aldeias e vilas do nosso concelho,  a vida continua, sem sobressaltos, angústias, ou preocupações com o amanhã.
Não há falência, bancarrota ou incerteza que nos desperte para a vida e a seriedade das coisas.
Um dia destes,  teremos  corridas de patins na marginal, mas, hoje, no mesmo local,  teremos o carnaval...
É este o concelho maravilhoso que existe (sempre tem existido...) nas cabeças dos doutores, engenheiros e juízes que por cá têm passado nos últimos cerca de 40 anos.
Só espero que o S. Pedro não leve, mais uma vez,  a mal, e, logo à tarde, lá pelos lados da marginal, não continue brincar ao carnaval...
Isto continua  porreiro pá!
O pior é que, em breve,  é quarta feira de cinzas ....

X&Q1199


Carnaval (continuação...)

“As organizações dos seis principais desfiles de Carnaval vão investir 1,6 milhões de euros, mais 20% do que em 2013. Prometem dez mil figurantes. Esperam um milhão de visitantes. A crise não chegou à festa.” 
JN

Em tempo.
...”uma redução do custo de 20 por cento o que aliás já vinha sucedendo nos últimos quatro anos”, é quanto?..

A Política como Profissão

“Há duas maneiras de se fazer da política uma profissão: Ou se vive «para» a política (...) ou, então «da» política. A oposição não é, de modo algum, exclusiva. Regra geral, pelo contrário, faz-se ambas as coisas, pelo menos idealmente, mas, na maior parte das vezes, também materialmente. Quem vive «para» a política faz «disso a sua vida» no sentido interior. (…) Vive «da» política como profissão quem trata de fazer daí uma fonte permanente de «rendimentos» 

Citação do livro de Max Weber,  p. 27.

Bom domingo

sábado, 1 de março de 2014

Carnaval (interrupção...)

"O desfile nocturno de Carnaval que deveria realizar-se hoje, pelas 21H30, junto ao Jardim Fernando Traqueia, em Buarcos, na Figueira da Foz, foi cancelado, segundo fonte da organização, em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS
As condições meteorológicas estão na origem do cancelamento."

É carnaval, mas, pelos vistos, alguém levou a mal!

Pobres.  Honestos.  Limpinhos.  E, sobretudo,  com respeitinho...

Carnaval (continuação...)

“... nada melhor que uma roupagem carnavalesca para mascarar os números do custo, por exemplo, do Carnaval da Figueira da Foz 2014 – menos 20 por cento que no ano passado, afirma a edilidade. 
Não se publicitam os números da despesa com a folia, afirma-se alto e bom som uma redução do custo de 20 por cento o que aliás já vinha sucedendo nos últimos quatro anos.
Não fora eu filho de matemáticos e estaria tentado a concluir que o Rei do Carnaval  Emanuel, não só não recebia cachet como até pagaria pela entronização.”


Joaquim Gil, advogado, hoje no jornal AS BEIRAS.

Excelente performance...

Fruto da liderança eficaz, do atempado planeamento e da coragem política do ministro Portas, nas Europeias de maio próximo os "candidatos do CDS vão em 4º e 8º lugar na lista da coligação às europeias. O acordo é assinado hoje  às 11h00.
O CDS queria que Nuno Melo fosse o segundo nome da lista, logo a seguir a Paulo Rangel..."
O resto do país continua a afundar-se, mas Paulo Portas está mais que preparado, pois recuperou a capacidade submarina abalada em junho do ano passado.

Carnaval

Antes que surja  mais uma palhaçada lançada para distrair a populaça com questões de  lana caprina, informa-se que a Câmara Municipal da Figueira da Foz concedeu tolerância de ponto na próxima terça-feira, dia 4 de março, para manter a tradição associada ao desfile de Carnaval.
Sendo assim já sabem: no domingo e também na próxima terça feira todos à Cova-Gala onde vai haver Carnaval popular, trapalhão, divertido e  barato!..

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Ajustamento salarial...

Está mais do que justificado o dinheiro que o País gastou com a sua educação...

Mar da Cova

Mais fotos aqui.

Publicidade

Carnaval Escolar na Cova-Gala

foto daqui

"O programa de ajustamento foi "muito duro" ... *

"Cavaco Silva entre os chefes de Estado mais gastadores da Europa"...
("Os 16 milhões de euros anuais são um valor 163 vezes superior à presidência de Ramalho Eanes, gastando o chefe de Estado luso o dobro do rei de Espanha (8 milhões), mas ficando muito para trás quando comparado com Nicolas Sarkozy (112 milhões de euros) e pela rainha de Inglaterra, Isabel II (46,6 milhões de euros).
Cavaco Silva faz-se rodear de um regimento de quase 500 pessoas!..")

* O Presidente nos Estados Unidos...

A nova direita na Figueira...

foto sacada daqui
A situação é completamente original: a continuada incapacidade do partido do Paulo Portas na Figueira, trouxe à ribalta política local, Vânia Isabel Batista, que foi eleita presidente da Concelhia do CDS/PP.
Numa entrevista hoje publicada pelo jornal AS BEIRAS, pareceu-me trazer algo que está arredado da política,  há muito, por estes lados: uma certa ingenuidade, seriedade e franqueza no exercício da política...
“Há vários mandatos que o CDS/PP não elegia um deputado municipal. Se não integrasse esta aliança, teria sido eleita deputada e Francisca Geraldes teria sido eleita também?” – pergunta o jornalista.
“Com toda a franqueza, não me parece que fosse possível, no momento em que o partido se encontrava, sem uma Comissão Política Concelhia eleita, sem trabalho no terreno. Seria muito complicado eleger qualquer mandato. Por uma questão de seriedade, tenho de dizer isto,” respondeu Vânia Isabel Batista.
A actual crise da Figueira foi e é,  antes de mais, política, pois tem a ver com o que têm valido, na prática, os princípios e a prática dos  partidos que têm governando o concelho nos últimos 40 anos – PS e PSD, como é do conhecimento geral.
Logo que tomam o poder,  são rapidamente dominados por um clientelismo devorador que a tudo antepõe o objectivo da “ocupação” da autarquia. Só assim se passa a dispor dos  empregos, das  oportunidades e das influências.
Como se tem verificado, a oposição local, vê reduzido perigosamente o espaço para a verdade e para a acção política séria.
Com isso tem perdido, sobretudo,  a Figueira.
A democracia, cá pela Figueira, tem sido um engano.  Para muitos, nos quais me incluo, transformou-se numa terrível desilusão.
O clientelismo partidário local encontrou um aliado decisivo no “partido da câmara”. Sem este não há votos suficientes, sem votos não há “ocupação” do poder na câmara e sem esta “ocupação” não há distribuição de benefícios e prebendas entre os aficionados.
Assim  se tem vindo a construir e a exercer ao longo dos anos  o poder local figueirense que nos conduziu, como aconteceu em tantos outros municípios por este nosso país, ao desordenamento urbanístico, a agressões ao meio ambiente, ao endividamento, à estagnação, etc...
Os resultados desta traficância de favores políticos têm sido fatais para o desenvolvimento do concelho  e têm-se traduzido,  como temos visto ao longo dos anos,  no  descrédito dos políticos...
Estão a perceber porque registei aquilo que me pareceu algo completamente original e que está arredado da política,  há muito, por estes lados?..
A  ingenuidade, a seriedade e franqueza da nova direita figueirense!..
Ouçam a entrevista. Não custa nada, é só clicar aqui

A Morte dos últimos pinheiros do saudoso PINHAL SOTTO MAYOR



O blogue O Ambiente na Figueira da Foz, no passado dia 25, referiu-se ao assunto...
O que me fez recordar algumas “estórias” da Figueira, dum passado relativamente recente...
Depois do acto criminoso cometido com o aval de um executivo socialista do  final do século passado (em 1995), que permitiu a destruição maciça do verde arborizado da mata do Sotto Mayor, eis que,  já em pleno século XXI, permite-se a continuação dos erros do século passado, ao serem derrubados os últimos pinheiros ali existentes.
Isto tudo, ali bem perto de outro crime urbanístico - o do Galante -  que foi implementado pelo executivo "Social Democrata" a partir de 2003, cuja herança os cidadãos desta urbe terão de suportar por várias décadas.
Ficam  umas fotos, algumas delas com algum valor histórico...

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

“Quem se mete com o PS leva”...

Atenção a partir de agora...
Jorge Coelho está de volta...

Nunca é de mais divulgar

À atenção do Exmº Presidente da Câmara da Figueira da Foz e do Exmº Presidente da Junta de Freguesia de Buarcos...

Não vale a pena fazer demagogia... Passos está a cumprir...

Passos Coelho, há muito que confessou ser objectivo do seu governo empobrecer o país.
E está a cumprir.
Portugal, dizem as previsões de inverno de Bruxelas,  passa a ser, segundo aquele indicador, o nono país mais pobre face ao nível médio da União Europeia (28 países). Será ultrapassado pela Lituânia (76,6% da riqueza europeia média), tendo a Estónia já no seu encalço. Piores que os portugueses apenas ficam oito parceiros comunitários. Do mais para o menos pobre são: Bulgária, Roménia, Croácia, Hungria, Polónia, Letónia, Grécia e Estónia.

40 anos do 25 de Abril vão ser comemorados na Figueira

O Grupo Caras Direitas, a Figueira Viva e a Viver em Alegria vão assinalar em conjunto os 40 anos da Revolução dos Cravos.
A iniciativa vai ter lugar na sala dos Caras Direitas e consta de um jantar e um espectáculo, com música e declamação de poesia.
Dentro de um mês, a organização apresenta o programa e o preço do jantar/espectáculo. 
Entretanto, estão abertas as inscrições, que já podem ser feitas nas três instituições.

A Figueira vista da outra margem

foto António Agostinho

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

O secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro esteve hoje na Cova-Gala

Ver reportagem aqui.

Naval

A ganância ainda vai acabar por dar cabo disto tudo!..

foto António Agostinho
Sacado do facebook do eng. Daniel Santos, este extracto da informação do Engº Costa Redondo, Chefe do Serviços Técnicos da Câmara Municipal ao Plano Regulador do Plano de Urbanização da Cidade, escrito em Fevereiro de 1962:
“Por virtude das obras do porto“…”crescerá a praia de tal modo que venhamos a ter, até ao mar, um areal imenso, desértico, incómodo e impróprio para veraneio, perdendo deste modo a Figueira da Foz o seu principal motivo de atracção?”.
Diz ainda o Engº Redondo: "O certo é que, se for fixada uma largura ideal, está ao alcance da técnica, a verificar-se a previsão mais pessimista do depósito maciço de areias, manter aquela largura, ou por periódicas dragagens ou por conveniente transporte mecânico das areias para sul do molhe sul, POR BOMBAGEM."
Isso, é que é o importante...
Que interessa a barra com condições de segurança para os pequenos barcos dos pescadores!.. Que interessa a praia da Figueira - o seu principal motivo de atracção?”!.. Que interessa a erosão a sul!..
E tudo  isto aconteceu, não porque não se soubesse que ia acontecer, mas porque foi essa a vontade de quem manda...
As pessoas não contam...
O que é realmente importante são os números... Os records... Enfim, o sucesso dos gestores de Aveiro que tomaram conta do porto da Figueira..

Secretário de Estado Emídio Guerreiro vai estar daqui a pouco na Associação de Bodyboard Foz do Mondego

Via Figueira na Hora

Portugueses, sejam compreensivos, tenham paciência e não se amofinem...

O melhor povo do mundo, tem de entender, de vez,  que para o "arco do poder"  não passa de um instrumento para a glória da Nação... 

Sempre o mesmo: quem não é por mim, é contra mim...

"Ana Drago apagada da memória do BE"...

Julgamento prossegue hoje


Tal como o previsto, prossegue hoje o julgamento da morte de Manuel Pata e Clemente Imaginário  no Tribunal da Figueira da Foz.
Esta terceira sessão tem início marcado para as 09H00.
Os dois pescadores morreram a 15 de março de 2007, no rio Mondego,  no braço sul do rio, a jusante das obras da Ponta dos Arcos.
Na altura,  os trabalhos da nova Ponte dos Arcos levaram  ao estreitamento do canal de navegação.