terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Irracionais

Passou uma vida difícil.
Foi  homem do mar em Portugal. Depois, quando acabaram por cá os navios,  fez-se à vida.
Andou embarcado em navios com bandeiras de conveniência.
Encontrei-o hoje de manhã. Como muitos, eu incluído, anda zangado com o governo,  em especial com o corte de pensões.
E, no entanto, votou naquele rapaz bem parecido, com voz de tenor, que afiançava que tudo isto ia ao sítio "com meia dúzia de cortes nas gorduras”.
E ainda não  percebeu  que,  ele e a sua pensão,  são o que eufemisticamente o tal rapaz bem parecido, com voz de tenor,  designou como “escolhas menos racionais”.

A praga das obras mal feitas... (II)

Há poucos meses, decorria o mês de agosto, véspera de eleições autárquicas, e João Ataíde era um autarca orgulhoso com a inauguração das obras da zona envolvente do Forte de Santa Catarina.
Ontem, passados pouco mais de 5 meses, o presidente da Câmara da Figueira da Foz incumbiu os serviços das Obras Municipais da elaboração de um relatório sobre o lago do Forte de Santana Catarina.
O documento, explicou João Ataíde, pretende indagar sobre as “fugas de água, se há erro de projecto ou se há que imputar responsabilidades ao construtor”.
Esta obra, recorde-se, vai ser intervencionada em breve.
Miguel Almeida, na reunião camarária realizada ontem, interrogou o  executivo socialista sobre o assunto.
O vereador da coligação Somos Figueira mostrou-se, tal como a maioria dos figueirenses que sabem do problema,  preocupado por ser a autarquia a suportar as obras.
Disse:  “não quero acreditar que seja por causa da ondulação. O que existe ali é uma rotura, que foi detectada e o empreiteiro não assume a responsabilidade porque cumpriu o projeto”.
Miguel Almeida mostrou um vídeo com as rotações (aceleradas) do contador e perguntou quanto é que já se gastou em água desde a inauguração do lago.
Como era previsível,  ficou sem resposta.
Por  ordem  do presidente, veio à liça  o director da divisão de Obras Municipais, António Albuquerque, para informar que não foi prevista a impermeabilização do lago, mas  que as fugas de água detectadas foram vedadas.
António Albuquerque disse ainda que “a fuga da água foi colocada ao empreiteiro e ao projetista”.
João Armando Gonçalves, vereador da Somos Figueira, por seu turno, questionou por que razão o lago não foi impermeabilizado, ao que o técnico respondeu que não foi projectado com o conceito de piscina.
João Ataíde disse o óbvio: “convém ver os gastos. Também, manifestei alguma preocupação, na altura”.
Para reduzir a factura da água, a autarquia deverá reactivar um furo que se encontro na zona do lago.
A evaporação, também  é uma das razões apontadas pela edilidade para o elevado consumo de água que se  regista no lago!..
Pelos vistos, sair do ciclo em que temos vivido, no País e na Figueira,  de anos e anos de leviandade política, falsidade política, loucura e desnorte políticos é um trabalho, duro, que nos cabe a todos continuar...
Isto da democracia tem muito que se lhe diga.
Ele há males que vêm por bem e bens que vêm por mal. Um destes, é a possibilidade da escolha. A possibilidade de escolha devia levar a que as pessoas se tornam-se  cada vez mais informadas,  esquisitas, picuinhas e exigentes... Devia ser assim. Contudo, assim continua a não ser... 
E as reuniões à porta fechada dão tanto jeito para assim continuar a acontecer...

Seguro, amigo, toma cuidado contigo...

Quem lê habitualmente jornais,  sabe que aquilo de que o secretário-geral do PS acusou hoje o primeiro ministro -  “de estar a esconder informação aos portugueses”  -, é verdade.  Até porque se fosse ele Seguro, o primeiro ministro, faria o mesmo.
Aliás,  o presidente do Banco Central Europeu já afirmou que  “Portugal terá mais um programa, não se sabe é qual”...
A habitual narrativa ontem tornada pública, é clara. O cerco ao Tribunal Constitucional, como habitualmente, nestes momentos,  é descarado.
O governo ensaiou uma jogada política de pressão em duas frentes.
A troika terminou a décima avaliação e no comunicado conjunto assinala os riscos para Portugal de um chumbo. Na conferência de imprensa, tanto o vice-primeiro-ministro como a ministra das Finanças disseram que o governo cumprirá a decisão, bem como as metas e os objectivos definidos com a troika.
Entretanto, Seguro, qual Churchill pátrio, insuflando um espírito de resistência numa nação amorfa, enquanto está na oposição, tem uma missão: salvar Portugal.
Seguro, amigo, conta comigo, mas tem cuidado contigo.
Outra Margem solidariza-se com a  tua (nossa) luta, mas,  deixa-te um aviso, naturalmente gratuito.
No dia em que o povo português, cansado de Cavaco, Passos e Portas, te eleger, toma cuidado.
O mais certo é passares a seres tu o marcado como o primeiro alvo a abater, para eleger de novo alguém do PSD – quiçá, na altura, Rui Rio.
Pensa nisso.
Para teu bem e a bem de Portugal.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Promiscuidade entre os negócios e a classe política, entre os dinheiros públicos e o tráfico de influências - enfim, o amiguismo...

Em 1974, tinha 20 anos, mas lembro-me bem do que então se disse sobre a queda do regime: que tinha caído de podre.
39 anos depois, se isto não é a podridão completa de um regime,  será o quê, então?..
Miguel Relvas [+ Pedro Passos Coelho + Tecnoforma + fundos comunitários = Ministério Público] + programa Foral + concurso feito por medida + Agostinho Branquinho [+ José Pedro Aguiar-Branco + escritório de advogados + cheiro a esturro] = Governo de Portugal.
Isto é pior que a Camorra, porque a Camorra nunca foi a votos.

Public toilet


José Pereira da Costa, deputado do PSD, ex - vereador na Câmara Municipal da Figueira da Foz eleito em 1997 e 2001, actual Membro da Assembleia Municipal da Figueira da Foz, ex-Secretário de Estado da Defesa e dos Antigos Combatentes, actual deputado e deputado na IX Legislatura, advogado, hoje numa crónica no jornal AS BEIRAS:
"Foi na semana passada finalmente anunciada a data de abertura do Oásis Plaza, unidade hoteleira em fase de acabamento de construção localizada na Ponte Galante. Sempre discordei, e continuo a discordar, da instalação naquele local de um aparthotel com aquelas dimensões. E considero inconcebível, sob o ponto de vista urbanístico, a autorização de construção do conjunto de apartamentos que se situam junto aquele aparthotel. Sobre tal assunto já muito foi dito e escrito, não pretendendo voltar a essa discussão. Apenas para que fique registado para o futuro, pretendo reiterar a minha posição de total oposição a tal projecto."

O melhor desde 1974!

foto sacada daqui
Ontem, no decorrer das comemorações dos 131 anos dos  Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz, Jaime Soares afirmou que Miguel Macedo é, pela sua abertura ao diálogo e preocupação em encontrar soluções para os problemas dos bombeiros voluntários portugueses, "o melhor ministro da Administração Interna que Portugal teve desde 1974".
Parabéns a Miguel Macedo, por consequência, porventura, já agora, digo eu, o décimo homem mais influente do mundo; também por consequência, talvez, o mais influente lusófono;  e, ainda por consequência, quiçá, o mais influente cidadão ibérico.

domingo, 15 de dezembro de 2013

Miguel Sousa Tavares, ontem no Expresso

«Quando vejo o grupo Pingo Doce a anunciar que vai oferecer cabazes de produtos alimentares aos seus funcionários que descobriu estarem a passar fome – ou seja, que lhes vai dar uma esmola em vez de subir os salários que recebem – e ainda oiço o seu patrão pregar lições de austeridade, de bom governo e de patriotismo aos que vivem do trabalho e aqui pagam todos os seus impostos, eu, sem me imiscuir nas crenças ou descrenças de quem quer que seja, acho que o Papa Francisco devia convocar para a Santa Fé uma cimeira dos grandes patrões e banqueiros do sistema capitalista mundial, da Holanda à China, e dar-lhes uma lição de moral, já nem digo sobre os valores cristãos que tantos apregoam, mas sobre simples valores de vida civilizados. Que eles há muito dispensaram de praticar.»

Eleições internas no PS: análise dos resultados eleitorais...

Portugal, foi reeleito.
Tiago, cumpriu a missão.
Resumindo: menos garantida que esta vitória de Portugal,  por antecipação, que me lembre, só mesmo recuando a 2004, e recordar uma final de um campeonato europeu, que foi disputado no nosso País, em que a selecção nacional só teria de ganhar a uma hipotética equipa ranhosa...

Afastou-se. Calou-se. Foi recompensado?..

foto sacada daqui
Na sequência do acontecimento, o  Director Geral da PSP, Paulo Gomes de seu nome, demitiu-se.
Foi de imediato substituído, com alguma surpresa,  exactamente pelo responsável operacional sobre quem deveria cair a responsabilidade por tal acto de sublevação.
O que na altura estava por saber, mas ontem ficou a saber-se,  é que, entretanto,  foi criado – mais precisamente, inventado - um lugar na embaixada portuguesa em Paris para acolher o demitido Paulo Gomes.
Denomina-se  esse lugar,  oficial de ligação. 
Ao que vem nos jornais, “irá ganhar 12 mil euros por mês, o triplo do que auferia como diretor da PSP”.
Pode ser que isto tudo faça sentido para o ministro Miguel Macedo.
Afastou-se. Calou-se. Foi  recompensado?..
O silêncio vale ouro em  Portugal!..
Talvez, a explicação esteja apenas no custo de vida na cidade de Paris?!..

Bom domingo

sábado, 14 de dezembro de 2013

Pedro: Mesmo assim, também gostei que tivesses ido fotografar ao Quartel do Sr. Presidente Lídio Lopes!..

Imagem de Pedro Agostinho Cruz,
Ontem, houve Assembleia Geral dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz, uma Instituição que tem uma longa história que remonta a 1882 – ano da fundação -, de que se pode justamente orgulhar pelos elevados serviços que, nestes mais de 120 de existência, tem prestado ao concelho da Figueira da Foz e à sua população.
Orgulho-me de pertencer a uma família que há muitas dezenas de anos tem elementos sócios desta prestigiada agremiação figueirense. O meu avô paterno foi sócio. O meu pai foi sócio. Eu sou sócio desde 1976.
Na qualidade de sócio, ontem, fui à Assembleia Geral que decorreu na sede e onde foi reeleito Lídio Lopes – e muito bem,  a meu ver – como presidente da Direcção.
Lídio Lopes, ao longo dos últimos 15 anos – desde 8.1.1998 – tem realizado um trabalho a todos os títulos digno dos maiores e mais entusiásticos elogios de quem acompanha a vida dos Bombeiros Voluntários  da Figueira da Foz.
A sua obra fala por si. Ponto final.
Voltando a ontem à noite.
Foi distribuída pelos presentes, uma bem elaborada brochura que espelha os últimos 25 anos da vida  dos Voluntários figueirenses.
Contudo, no melhor pano pode cair a nódoa. E, isso aconteceu lamentavelmente. A foto acima foi tirada pelo Pedro Agostinho Cruz, meu sobrinho, no passado dia 30 de Novembro. Mas, tal não foi referenciado na brochura.
Lamento que na brochura tenha havido este lapso, completamente desnecessário...
Agora não consigo perceber o seguinte: as fotos dos meus colegas estão todas identificadas com os devidos créditos, e bem. Exceto uma,  a minha! Porquê Sr. Presidente?!

Natal na Figueira

Para quê, depois de “Óbidos Vila Natal”, virem com a denominação  “Figueira Cidade Natal”
Além de nada original, é de um provincianismo inexplicável, incompreensível e ilógico... Havia necessidade?

Novo estilo?..

"Não voto" porque "isto é tudo uma fantochada", disse Joe Berardo.
Pois, cada um tem os seus gostos e preferências, no que às fantochadas diz respeito...
Será o novo estilo de Joe Berardo? 
Yo, man? 
Por onde é que tem andado?..

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Figueira desaparecida (III)

"A empresa brasileira Liberty-Brasil adquiriu cerca de 90 por cento do capital da SAD da Naval"...



Oxalá esteja enganado, mas esta notícia, para já, deixa-me sérias dúvidas...
As mulheres são comparáveis à raspadinha... 
Depois de passarmos o dedo em movimentos rápidos e contínuos no local apropriado descobrimos se nos saiu a sorte grande!
Neste caso, vamos ter de esperar mais um pouco.

O omníscio...

Passos Coelho garante que Portugal não viverá "eternamente em crise"...

Enfim!..


De todas as questões humanas, a única que se encontra resolvida, desde o início, é a inevitabilidade da morte.
Sempre que notificava os amigos acerca do seu estado de saúde, Marcel Proust não perdia a oportunidade de declarar que estava perto de morrer. Fê-lo durante os últimos dezasseis anos da sua vida até que, no dia 18 de Novembro de 1922, o autor de “Em busca do tempo perdido” morreu mesmo.
Como assegurou outro escritor, o poeta Ruy Belo, a morte, para todos nós, “é a única saída”.
Ainda assim, custa-me quando alguém morre. Sobretudo, quando a pessoa que morre simboliza um venábulo de esperança, um trilho de rectidão e generosidade.
Foi o caso da vida de Mandela.
Agora, vejam o vídeo acima... 
Que seria do mundo se Mandela não tivesse morrido?..

O país tem o que merece. É quem se indigna que está a mais...

O homem não tem uma única ideia para Portugal, um projecto de futuro para o país, para o Portugal "pós-troika", como gosta de dizer para se armar ao pingarelho o Presidente que o suporta. Nada. Zero de ideias. E, ao contrário de que muito boa gente acredita, e outra tanta boa gente que não acredita mas gosta de passar a ideia, nem de navegação à vista se trata porque o homem não navega por cabotagem coisíssima nenhuma, limita-se a seguir cartas de navegação com rotas previamente traçadas por outrem. A própria troika o vai deixar cair quando deixar de ser útil aos interesses que representa. Se calhar demasiado tarde para nós. Eu fiquei esclarecido com esta sessão de esclarecimento.

daqui

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

O Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, preside à inauguração das Obras no Quartel dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz, no próximo dia 15 de Dezembro


O Sócio número 31118 do Sporting Clube de Potugal


A memória de Nelson Mandela está a ser celebrada em todo mundo.
É uma  homenagem justa ao grande lutador contra o Apartheid.
Contudo, Mandela teve outras grandes virtudes.
Ter sido do Sporting, foi uma delas.
Nelson Mandela foi um eterno exemplo de Esforço, Dedicação, Devoção e Glória.

5as de leitura


A praga das obras mal feitas

Há poucos meses, decorria o mês de agosto, véspera de eleições autárquicas, e João Ataíde era um autarca orgulhoso com a inauguração das obras da zona envolvente do Forte de Santa Catarina.
A intervenção – disse na ocasião João Ataíde, às dezenas de pessoas que assistiram à inauguração - contribui para “devolver à Figueira a excelência de outros tempos”.
Recorde-se, que esta intervenção que visou “recuperar a relação do espaço urbano edificado, em particular do Bairro Novo, com o rio a praia e o mar, através da criação de novas áreas de fruição pública, onde os figueirenses, o comércio e o turismo, mas também todos aqueles que visitam a nossa cidade, ganham um novo espaço atrativo e de qualidade numa zona nobre da cidade", teve um orçamento de 3.902.757,68 euros, sendo 85 por cento daquele montante financiado pelo Programa Operacional Regional do Centro (Mais Centro) e os restantes 15 por cento financiados pelas contrapartidas prestadas ao Estado, decorrentes da prorrogação do prazo de concessão do jogo.
Neste momento, passam cerca de 5 meses depois da inauguração, que aconteceu no passado dia 14 de agosto, e o lago que envolve o Forte de Santa Catarina vai ser intervencionado, para rebaixar o piso, “dois ou três centímetros”, na zona mais alta.
Esta obra, pelo que acabei de ler no DIÁRIO AS BEIRAS, segundo o vereador Carlos Monteiro, “destina-se a evitar o desperdício de água com a ondulação”.
Para quem não sabia, como era o meu caso, está assim justificado o facto de o lago estar sem água há cerca de um mês.
As obras, pelos vistos, atrasaram-se, mas, espera-se, os trabalhos deverão começar nas próximas semanas.
Neste momento, ao que se sabe, a autarquia está a concertar com o empreiteiro que fez as obras da regeneração urbana os detalhes do rebaixamento do piso, adianta ainda o autarca.
Já estão a ver quem vai pagar esta intervenção que visa corrigir o que foi mal projectado, ou mal executado: os do costume, nós, via Câmara da Figueira da Foz.
Pelos vistos, sair do ciclo em que temos vivido, no País e na Figueira,  de anos e anos de leviandade política, falsidade política, loucura e desnorte políticos é um trabalho, duro, que nos cabe a todos.
Por isso, os nossos olhos deveriam estar  atentos a quem resiste...

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Nadir Afonso (1920-2013)...

foto sacada daqui
Como escreveu o Fernando... 
Mais um. 
Desta vez, foi Nadir Afonso.

É uma farturinha...


Governo e boys ignoram austeridade. Continua o despesismo.

Que bem que se passeia no subúrbio!.

foto António Agostinho
Para quem não se importa de apanhar frio, vento e areia, pode passear o ano inteiro pela beira mar da minha praia preferida...

Natal é consumismo. Ponto final.

Durante os sábados do mês de Dezembro o estacionamento em toda a zona comercial da cidade da Figueira da Foz está a ser  gratuito.

Durante todos os dias do mês de Dezembro o estacionamento no parque do Hospital da Gala  continua a ser pago.

A "pequena beliscadura" na ponte há 30 anos...

"Parece que foi ontem. Mas já passaram 30 anos. A ponte foi inaugurada a 12 de Março de 1982 e um ano e tal depois, a 23 de Julho, deu-se um aluimento de terras a que o mentor da obra, professor Edgar Cardoso chamou de “pequena beliscadura”. Passados três décadas julgo que nunca foi tornado público o inquérito que foi instaurado para averiguar responsabilidades.A via foi reparada e “reinaugurada” pelo então secretário de estado das Obras Públicas a 23 de Dezembro do mesmo ano. Aqui deixo uma recordação do meu arquivo fotográfico pessoal para evocar o 30.º aniversário." 

Via José Santos

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Seriedade fingida

«Passou mais um ano e a vergonha continua: Portugal é classificado como um dos países mais corruptos da Europa Ocidental».

Passos, (para mim, sem surpresa...) por ele próprio.

Em 05.09.2011:
Prometendo "respeitar" o programa de ajuda externa, deixou um aviso: "Este programa (de governo) está muito além do memorando" da 'troika'.
Em 10.12.2013:
As medidas tiveram de corresponder aos objetivos traçados e durante algum tempo acusou-se o Governo de querer ser mais 'troikista' que a 'troika'", explica o primeiro-ministro.
Em tempo.
E a economia portuguesa, ao que nos dizem, a crescer e no caminho!..
E os  jovens, digo eu,  a  emigrar, no desemprego,  na precariedade (e dela nunca vão conseguir sair...)
E  os pensionistas com  cortes nas pensões...
E  os pequenos empresários a sofrer com a exiguidade do mercado interno...
E  os funcionários públicos os responsáveis pela crise...
Pelos vistos, o crescimento da economia, não é,  por si só, a panaceia de todos os males. 
Relativamente à calibragem do programa de "assistência", não há eufemismo que esconda as verdadeiras intenções deste Governo: transformar de forma irreversível a sociedade portuguesa, uma sociedade assente no retrocesso social, no conformismo, na ausência de esperança - é esta a visão de sociedade que Passos Coelho está incumbido de transformar em realidade, num misto de incompetência, neoliberalismo e mediocridade.

Um Homem

Para os amigos é o Chalana. Para outros é o doutor Pinto, José António Pinto. É assistente social no Lagarteiro, o bairro mais pobre do Porto.
José António Pinto, foi um dos homenageados no âmbito do Prémio Direitos Humanos, anualmente entregue pela Assembleia da República. Deixou a medalha no Parlamento.
“Deixo ficar esta medalha no Parlamento se os senhores deputados me prometerem que, futuramente, as leis aprovadas nesta casa não vão causar mais estragos na vida daqueles que, por terem deixado de dar lucro, são hoje considerados descartáveis”, disse José António Pinto, tendo recebido um forte aplauso.
“Não quero medalhas, quero que os cidadãos deste país protestem livremente e de forma digna dentro desta casa e quando reivindicam os seus direitos por uma vida melhor não sejam expulsos pela polícia destas galerias”, acrescentou.

Desde já, pois até pode muito bem acontecer que já cá não esteja....

BOM ANO DE... 2036!..

A cor da esperança

Na Idade Média o verde era considerado uma cor desprezível e diabólica.
Contudo,  com o decorrer do tempo, o verde  ganhou outro tipo de associações.
Por exemplo,  passou a estar associado à  natureza...
Da Idade Média até aos nossos dias, o verde evoluiu.
De  antiga cor diabólica o verde transformou-se: passou a ser a cor da esperança, que é a cor do Sporting para 2014.
Pena, é continuarmos a ser um país cinzento onde nada parece acontecer… 
Ou melhor, continuarmos a ser um país onde as coisas e as pessoas acontecem e nascem, mas logo que acabam de acontecer e de nascer, ficam ser cor:  tudo está a voltar a ser cinzento,  como acontecia na televisão, em Portugal, antes do 25 de Abril de 1974...

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Azar...

Esta foto foi obtida por mim, há poucos minutos, na praia do Cabedelo.
Estava uma tarde soalheira, embora fria, soprava uma ligeira aragem, mas esteve uma tarde magnífica e agradável para uma passeata à beira mar.
Não encontrei ninguém, no percurso entre o campo de futebol do Cova-Gala e o molhe sul. Apenas gaivotas. Às centenas, no areal deserto.
Dizem, por aqui, que gaivotas em terra é sinal de tempestade.
Vamos esperar o que nos reserva o amanhã.
Percebo, há tempos,  que ando a desapontar alguma gente. Gente que não gosta  de mim, diga-se.
Coitados, pensaram  que eu me perderia  por excesso de vaidade ou que viesse a cair, um dia, na amargura da vaidade frustrada.
Como estavam enganados.
Não perceberam que eu troco, sempre, a vaidade pela liberdade...
Azar.
Com tantos defeitos que eu tenho, pensaram logo num que nunca tive...

Situação é dramática...

"Associação Transparência e Integridade afirma que Portugal não cumpre acordos contra corrupção que assinou"...

Reunião camarária à porta fechada

foto sacada daqui
A primeira reunião do mês de dezembro da Câmara Municipal da Figueira da Foz realiza-se hoje, pelas 15H00.
Tal como ficou determinado pela maioria socialista saída das autárquicas de setembro último, e  para que conste, informa-se que esta sessão decorre à porta fechada
Uma pessoa informada é melhor pessoa. 
Um figueirense  informado, é melhor figueirense.
Uma Figueira com cidadãos informados, seria certamente uma Figueira melhor.
Continua a ser necessário os figueirenses poderem estar informados sobre o que se passa na sua cidade...
Esta Figueira, a actual, a nossa, que tem vereadores preocupados com a cultura, com o exercício da cidadania e com a participação democrática, depois de 29 de setembro, estranhamente, conheceu um crescente aperto, consubstanciado num cerco cada vez mais restrito de opções políticas.
A vertigem pelo centro -  com a fobia pela  harmonia  e pelo  consenso – passou a ser  tão intensa que, estar  à direita, ou ser à esquerda, passou a ser  radical.
Ora, do meu ponto de vista, a redução do espaço do espectro político figueirense, constitui  uma ameaça, por duas razões fundamentais.
Por um lado,  o menor desvio, para qualquer um dos lados, é roçar o extremo: à direita, é reaccionário;  à esquerda, é radical.
Por outro lado, reduz perigosamente a amplitude do possível, fechando o horizonte, confinando as alternativas.
Neste momento, na realidade, o que  se verifica é o plural a diluir-se e a tornar-se simplesmente múltiplo,  a fingir a diferença que não é.
No fundo, para ser mais claro, vejo a consumação de uma perspectiva de uma visão pessoal da nossa cidade no horizonte.
Pessoal e única – o que é mau e perigoso,  justamente por isso...