Mijar é fixe...
No mar ainda é melhor do que se pensa!..
terça-feira, 20 de agosto de 2013
O Fernando no seu melhor...
"Essa cidadania embrutecida e alarve é o público alvo ideal para as inaugurizações do período pré-eleitoral. Num concelho em que a rede de saneamento básico não cobre ainda todo território, as obras de requalificação da zona envolvente do Forte de Stª Catarina por exemplo, são um luxo absurdo no qual foram investidas somas pornográficas em materiais nobres como o granito natural, o aço patinável e o inox; e nem um cêntimo sequer na requalificação do forte propriamente dito. Não foi feito nem um pequeno esforço para aliviar esta edificação militar (património do tempo de D. João I, reconstruído pelos filipes e testemunha das guerras peninsulares) dos ridículos acréscimos que lhe foram sendo feitos durante mais de um século por inefáveis entidades ligadas ao turismo e por um inenarrável club de tennis que lhe está colado à ilharga, como uma carraça, desde 1917. Todavia ainda tiveram engenho para o intervencionar escalavrando-lhe, a nascente, mesmo junto à muralha, uma medonha escadaria, toda em betão armado.
Mas, como antevi aqui, a pièce de resistence da requalificação da zona envolvente do forte foi, sem dúvida, a construção de um espelho de água artificial à sua volta, a meia dúzia de metros da foz natural do maior rio português e do oceano atlântico.
E, na inauguração, estavam lá todos: as forças vivas - com as entidades oficiais e os seus séquitos, as oficiosas, com as suas eminências e as suas boas famílias, com os cardosos e seus afins logo na primeira fila - e as mortas com os seus papalvos, aos milhares, para assistir à fanfarra dos discursos e molhar os pés cansados no espelho de água.
Ninguém reparou que este reflecte uma ruína.
Estavam todos inebriados com o luxo asiático da zona envolvente.
Penso que esta imagem é bem a metáfora perfeita de uma cidadania de merda. Ou melhor, o retrato fiel de uma figueirinha loira.
Uma figueirinha decadente e loira que se mira ao espelho e nem sequer vê o triste e baço despojo que ele reflecte, hipnotizada com o brilho fátuo da moldura dourada."
Fernando Campos, no O Sítio dos Desenhos
.
A mudança só pode começar em nós...
A maioria dos portugueses não liga à política. A não ser que pense que pode vir a ganhar alguma coisa com tal esforço...
De contrário, até abomina e crucifica os que ousam ter ideias e manifestar opinião.
De contrário, até abomina e crucifica os que ousam ter ideias e manifestar opinião.
Diga-se, em abono da verdade, que os partidos existentes em Portugal, por aquilo
que conheço, também não ajudam.
Quase todos, para não afirmar mesmo todos, só aparecem
quando cheira a eleições e os políticos contentam-se com as palmadinhas nas
costas dadas pelos indefectíveis, após
as “missas”, como se viu ainda recentemente no Pontal.
Por sua vez, as Universidades,
os meios de comunicação e alguns
movimentos de cidadãos (como aconteceu recentemente na Figueira com os 100%)
não são soluções duradouras, apenas representam uma alternativa ou esperança conjuntural.
A culpa é de nós todos, enquanto colectivo.
Estamos mais
receptivos ao fácil, cómodo e confortável marasmo em que vamos apodrecendo, enquanto País
produtor de irrelevâncias a vários níveis e, naturalmente, também políticas.
Sendo mais concrecto: conforme podemos verificar olhando,
por exemplo, para o que se passa neste momento no nosso concelho, digam-me se se
passa alguma coisa de relevante no debate político sobre o que se pensa para o
futuro da Figueira, quando estamos a pouco mais de um mês de um acto eleitoral
importantíssimo para o futuro de todos nós, figueirenses!..
Pelo que consigo observar – e procuro ser um cidadão atento- em vez de ideias, temos questiúnculas e fait
divers a marcar a agenda política local...
Assim, como será possível mudar este estado de coisas?
Começando, talvez, por pensar e cuidar de nós.
Sim, de nós - que temos
sido tão estúpidos graças a Deus...
Ontem, foi Dia Mundial da Fotografia
![]() |
| foto de Pedro Agostinho Cruz |
Tenho a certeza, que enquanto
fotógrafo, o “puto” autor da foto acima, é dos que não prejudica uma arte
que tanto ama e respeita...
Espero que a fotografia lhe retribua e lhe proporcione tudo o que merece.
Ser um grande cronista é isto...
Conseguir escrever, dizendo tudo o que quer, em menos tempo do que precisamos para o ler...
“... o artigo era sobre call centers, linhas de montagem de telefonistas discando que são o mesmo
que Charlot aparafusando no Tempos Modernos e por ordenados equivalentes aos desses tempos
antigos. Pois essa regressão desumana seria "uma oportunidade extraordinária"
para a nossa economia. Uma conjunção de fatores - "competências em línguas
estrangeiras, boa infraestrutura tecnológica, salários baixos e desempregados
em desespero" - faria de Portugal um paraíso para as centrais de
atendimento. A homens trolhas e mulheres com bigode, as duas características
com que nos pintam mal, juntar-se-ia a nossa mania para iniciar qualquer
conversa, assim: "Em que posso ajudá-lo?" E em várias línguas! Triste
desandar de um povo que deu mundos ao mundo, ser destinado a esperar que o
mundo venha ter com ele em chamadas telefónicas. No dizer de um dos
entusiasmados com os call centers, a
nossa estrutura tecnológia é boa e a nossa rede de fibra é a melhor do mundo. À
partida isso parecia ser uma boa notícia, não é? Pois, pelos vistos, parece que
vamos ter de pagar por isso... Pergunto: de que me vale telefonar a pedir
socorro se é um português que me atende?”
segunda-feira, 19 de agosto de 2013
Mais uma polémica fácil de resolver: querem resolver o problema do areal da praia da Figueira?.. A solução é tão simples...
A coligação «Somos Figueira» considerou que os outdoors que
dão conta, desde a semana passada, na Avenida 25 de Abril, da ideia vencedora
do «Concurso Público de Ideias para a Requalificação e Reordenamento da Praia e
Frente de Mar da Figueira da Foz e Buarcos», constituem "publicidade enganosa".
"A construção da ideia ali divulgada está avaliada em
102 (cento e dois!) milhões de euros e não é, obviamente, concretizável, tal
como foi assumido pelo executivo camarário em reunião de Câmara Municipal, a 13
de Março de 2012. O projecto vencedor do concurso foi anunciado em final de
Fevereiro de 2012 e dado a conhecer ao público em Abril de 2012".
"A colocação dos outdoors, mais de um ano depois da
revelação dos vencedores e do concurso público, não pode deixar de levantar
algumas questões: qual é o objectivo desta divulgação nesta altura? Quem
pagaria este sonho? Resulta claro que esta é uma medida de campanha eleitoral
do Partido Socialista e de João Ataíde, disfarçada de iniciativa da Câmara, que
visa enganar os figueirenses, levando-os a acreditar que aquela obra se vai
realizar", afirma a coligação «Somos Figueira».
Em declarações ao Figueira Na Hora, António Tavares,
vereador responsável pelo pelouro do Ambiente, esclarece que "a
visibilidade do projecto constava no próprio regulamento do
concurso". Por outro lado, acrescentou, no mesmo concurso surgiram outras
propostas, "algumas fortemente veiculadas, e esta, que ganhou, estava a
ficar esquecida".
O vereador admite, também que os outdoors servem para
"explicar a decisão da renaturalização da praia, sem a habitual
intervenção de corte de vegetação na ante-praia, promovendo a consolidação
natural das areias". António Tavares considera "óbvio que não se
trata de publicidade enganosa", até porque, frisa, "não há nada (nos
outdoors) que diga que a Câmara executar" aquele projecto.
Chegados aqui, propomos nós, "bom senso e elevação" é o que se
impõe.
Sendo assim, Outra Margem, dentro do seu papel pró activo e conciliador, tem a solução: se os figueirenses colocarem o PSD mais 12 anos à frente da
câmara da Figueira, dentro de 12 anos até areia faltará na praia e estará resolvida
mais esta polémica!..
Recorde-se, que nos 12 anos em que esteve
à frentes dos destinos da edilidade figueirense o PSD deixou, como herança, uma dívida
de cerca de 90 milhões de euros!..
Portanto, se os figueirenses
gostaram é continuar...
Novo ciclo
Pelo que espreitei na primeira jornada, se o Benfica e o Porto só jogam aquilo que
mostraram no início deste novo ciclo, não será estultícia antever carreiras curtas na Europa e a possibilidade do Sporting e do Braga estarem na luta pelo
título...
Bom, resta sempre a possibilidade da pressão sobre os
juízes...
domingo, 18 de agosto de 2013
Memória da tiragem do sal à moda antiga...
Está a decorrer no Núcleo Museológico do Sal, uma Safra à Moda Antiga.
Esta recriação da recolha de sal por métodos artesanais faz parte das minhas memórias de infância, pois durante muitos anos, lá pelos idos anos 60 do século passado, acompanhei muitas vezes a minha mãe e a minha avó Rosa Maia, tiradeiras de sal - elas iam trabalhar no duro e eu, criança, ia brincar aos marnotos.
Esta recriação da recolha de sal por métodos artesanais faz parte das minhas memórias de infância, pois durante muitos anos, lá pelos idos anos 60 do século passado, acompanhei muitas vezes a minha mãe e a minha avó Rosa Maia, tiradeiras de sal - elas iam trabalhar no duro e eu, criança, ia brincar aos marnotos.
Recorde-se, que na altura as salinas constituíam uma actividade económica relevante na Figueira da Foz.
Como acabou de me dizer a minha mãe, quando lhe pedi para colocar aqui a foto dela a tirar o sal, para dar-me conta da dureza desta lide, "o sal era branco, mas fazia o coração preto".
O Pedro Agostinho Cruz, fez esta manhã um trabalho fotográfico da iniciativa promovida pelo Núcleo Museológico do Sal. Para ver clicar aqui.
Lançamento, no CEMAR, do Programa do Instituto Hidrográfico para o Surf...
No dia 20 de agosto, terça-feira, pelas 18:30, irá decorrer no Centro de
Estudos do Mar (CEMAR), Figueira da Foz, uma apresentação sobre o site de
previsão das condições do surf “Qual é a tua Onda?”.
Esta apresentação será conduzida pelo Diretor-geral do
Instituto Hidrográfico, Contra-almirante António Silva Ribeiro e pelo Cte
Santos Fernandes da Divisão de Oceanografia e tem como objetivo divulgar o
site, dando oportunidade à comunidade surfista intervir apresentando as suas
sugestões para o melhoramento deste serviço.
Convida-se então todos interessados a estarem presentes
nesta apresentação no CEMAR, Rua Mestre Augusto Fragata, 8 – Buarcos- Figueira
da Foz.
sábado, 17 de agosto de 2013
O país real e o Pontal...
Ok. Não é isso que se espera no Pontal. Mas, ao menos, alguém viu entusiasmo, mobilização e festa?..
Viu-se, sim, foi um Passos Coelho que vive aterrorizado com a elementar obrigação de ter de cumprir a Constituição!
"Eu tenho de ser transparente, eu não posso garantir que não haja do ponto de vista constitucional riscos que não se possam materializar. Se eles se materializarem alguns dos resultados que conseguimos até hoje poderão estar em causa e poderemos andar para trás".
Passos Coelho, recorde-se, estava a discursar três dias depois de o Presidente da República ter enviado para o Tribunal Constitucional para fiscalização preventiva o diploma do Governo sobre a requalificação da função pública.
Para Passos Coelho, que não teve a coragem de propor uma revisão constitucional que legitimasse a sua política, "o problema é o Tribunal Constitucional que não compreende a política fora-da-lei do seu Governo"...
Resumindo, concluindo e abreviando, que não tenho paciência para mais: tudo não passou de propaganda manhosa com penteado e voz de barítono.
sexta-feira, 16 de agosto de 2013
Silly Season nas autárquicas figueirenses... (II)
![]() |
| foto original sacada daqui |
Todos os anos, também na Figueira, a Silly Season ataca os
meios de comunicação social, fomentando a ideia que nada de “importante” se
passa durante o mês de Agosto. A quase limitação do ciclo informativo aos faits
divers tem na origem a ideia instalada que as notícias mais light ainda vendem mais do que a facada e
a socialite.
Em ano de autárquicas, a história contraria esta versão,
pois Agosto é um dos meses predilectos
para todo o tipo de jogadas políticas.
Dado que por aqui, mesmo em Agosto, continuamos atentos, fica o alerta ao senhor presidente, presente e futuro, para o seguinte: “devolver a excelência de outros tempos” à Figueira, não é assim tão fácil. Nos próximos 4 anos, exige-se mais,
muito mais...
Um dia a Figueira vai mudar...
![]() |
| foto de Pedro Agostinho Cruz, sacada daqui |
A Figueira é uma cidade linda.
Ainda há pouco tempo, com a transmissão da etapa da Volta a
Portugal que passou por cá, tivemos oportunidade de ver em directo na RTP1
imagens “fantásticas” – como diria o José Cid – daquela que já não é a Rainha
das Praias de Portugal, mas continua uma cidade de uma beleza imensa.
Apesar dos atentados que sofreu nos últimos 40 anos, o potencial está cá.
Infelizmente, porém, temos sido uma cidade
acomodada e distraída, portanto, vulnerável e
desprotegida ao oportunismo do “forasteiro”
de oportunidade que sabe aproveitar a ocasião...
Somos, também, uma cidade onde o improviso e o desleixo têm tido terreno
fértil para fazer o seu caminho.
Mas, um dia haveremos de acordar. Quando isso acontecer - quando acordármos -, a cidade irá ser
outra.
Mas, isso só acontecerá quando o Povo fizer perceber aos políticos
locais que é ele que determina, o que quer e como quer.
Aí, sim, as coisas mudam mesmo, caso eles não queiram
perder o emprego...
a princesa da matamba
Isabel dos Santos é uma investidora muito respeitada em Portugal por imensa gente bem, pelos media e até plas autarquias: (na Figueira da Foz, por exemplo, a simples menção do seu santo nome bastou para que, em assembleia municipal, se aprovassem alterações ao PDM para exclusivo benefício da Lusiaves, empresa na qual tem, naturalmente, uma participação).
Via O Sítio dos Desenhos
Via O Sítio dos Desenhos
quinta-feira, 15 de agosto de 2013
Anos 70 do século XX...
Fotografia de Alfredo Cunha, divulgada no Facebook, com a seguinte legenda:
quarta-feira, 14 de agosto de 2013
Mais papas e bolos?...
Anda para aí uma onda de euforia.
Falam do crescimento, da recuperação económica, da diminuição do desemprego, dos sinais de luz ao fundo do túnel.
Espero que seja verdade...
Espero que isto não seja tudo fogo de vista e que no final do próximo dia 29 de Setembro, a luz não torne a apagar-se, isto é, termos de continuar a empobrecer para salvar Portugal.
Entretanto, leiam este texto de Gustavo Cardoso.
Ou já esquecemos que a destruição da economia nacional, levada a cabo com entusiasmo, transformou o mercado laboral numa autêntica selva, bem ao gosto dos espíritos neoliberais que por aí rosnam.
O desemprego de longa duração nunca foi tão elevado. Por isso, é natural que as pessoas tenham começado a aceitar o que aparece, sendo que o que aparece é trabalho mal remunerado, sem direitos, e em condições sub-humanas (como acontece na agricultura, o sector económico que mais emprego produziu nos últimos dois anos, quase sempre precário ou sazonal). Receio bem que os pequenos sinais recentemente detectados de crescimento no emprego e na economia, tenham em boa parte que ver com a aproximação das eleições autárquicas e o consequente acelerar de obras e da logística da propaganda eleitoral.
Portanto, creio que ainda é cedo para festejar...
Falam do crescimento, da recuperação económica, da diminuição do desemprego, dos sinais de luz ao fundo do túnel.
Espero que seja verdade...
Espero que isto não seja tudo fogo de vista e que no final do próximo dia 29 de Setembro, a luz não torne a apagar-se, isto é, termos de continuar a empobrecer para salvar Portugal.
Entretanto, leiam este texto de Gustavo Cardoso.
Ou já esquecemos que a destruição da economia nacional, levada a cabo com entusiasmo, transformou o mercado laboral numa autêntica selva, bem ao gosto dos espíritos neoliberais que por aí rosnam.
O desemprego de longa duração nunca foi tão elevado. Por isso, é natural que as pessoas tenham começado a aceitar o que aparece, sendo que o que aparece é trabalho mal remunerado, sem direitos, e em condições sub-humanas (como acontece na agricultura, o sector económico que mais emprego produziu nos últimos dois anos, quase sempre precário ou sazonal). Receio bem que os pequenos sinais recentemente detectados de crescimento no emprego e na economia, tenham em boa parte que ver com a aproximação das eleições autárquicas e o consequente acelerar de obras e da logística da propaganda eleitoral.
Portanto, creio que ainda é cedo para festejar...
Publicidades enganosas..
Em tempo.
... de facto, cá pela Figueira, em 2013, não nos podemos queixar da falta de
alternativas...
Continuamos a falar de "publicidade enganosa"...
Agostinho Branquinho, “o homem certo, no lugar certo”...
O actual Secretário de Estado da Segurança Social, “sem falsas modéstias, o homem certo no lugar certo”, foi consultor do Hospital de São Martinho, em
Valongo, cujo patrão foi agora pronunciado por corromper funcionários da
Administração Regional de Saúde do Norte.
terça-feira, 13 de agosto de 2013
Um dos grandes dramas do nosso tempo...
O texto é de 2009.
O seu autor é Henrique Neto.
Segundo Henrique Neto, "o poder não tem pensamento e quem pensa não tem poder."
Segundo Henrique Neto, "o poder não tem pensamento e quem pensa não tem poder."
Para efeitos eleitorais às vezes é preciso ser demagógico...
“Os dois campos de futebol de piso sintético -- um para
futebol de 11 e outro para futebol de 7 -- na envolvente do Estádio Municipal
José Bento Pessoa (no antigo vulgarmente intitulado campo de treinos da Naval
1.º de Maio), deverão estar prontos a ser pisados por jovens jogadores do
concelho já a partir da primeira semana de Setembro, embora os trabalhos de
requalificação e melhoramento do espaço terminem na última semana de agosto.”
Via Figueira na Hora
Que grande confusão!..
Quiseram-nos vender a ideia do ciclo virtuoso, mas, estamos é na presença de um verdadeiro ciclo vicioso...
A cerca de um mês e meio das eleições autárquicas,
continuamos sem saber se alguns dos principais candidatos, de alguns dos mais
importantes municípios do país podem ir a votos
ou não!..
É o espelho de quem produz a legislação em Portugal: o PS e o PSD que produziram e aprovaram esta peça notável da nossa democracia.
segunda-feira, 12 de agosto de 2013
Silly Season nas autárquicas figueirenses...
“Vamos ao seu encontro”. É este o lema da sede de campanha da candidatura de Carlos Tenreiro à presidência da Junta de Freguesia de Buarcos, inaugurada na passada sexta-feira. Carlos Tenreiro decidiu ter uma sede móvel, nomeadamente uma caravana, como forma de simbolizar bem aquilo que será esta candidatura e aquilo que aquela equipa fará nos próximos quatro anos: ter criatividade, iniciativa e, acima de tudo, estar o mais próximo possível de toda a comunidade da freguesia, independentemente da sua localização geográfica. Saúdo a iniciativa e tenho a certeza de que esta criativa sede de campanha vai ser muito benéfica para a relação dos candidatos com toda a população. (Texto e foto: daqui.)Em tempo.
Ora cá está uma candidatura autárquica que quer trazer uma lufada de ar fresco...
Já agora um pedido: no primeiro jantar-comício não borrem a pintura, sirvam outro prato...
Uma caldeirada, por exemplo. Feijoada à transmontana é que não...
E Mário Soares não diz nada?.. E Seguro não diz nada?.. E os Socialistas do PS não dizem nada?..
“Em Maio deste ano
a maioria socialista da Câmara de Braga, liderada por Mesquita Machado, aprovou
a instalação da estátua de Monsenhor Eduardo Melo Peixoto, mais conhecido como
cónego Melo. Isto depois de a proposta ter sido rejeitada em 2002, seis anos
antes da morte do clérigo (em 2008). A ideia de uma estátua que homenageie o
cónego tem sido promovida desde essa altura por um conjunto de 40 cidadãos de
Braga, que não só financiaram a estátua - desenhada pelo arquitecto Fernando
Jorge - como também a sua instalação na rotunda.
Na altura da
aprovação desta obra, Mesquita Machado considerou que o cónego Melo foi
"um bracarense dos sete costados" e que "tudo o resto deve ser
abstraído". Vítor Sousa, candidato do PS à câmara de Braga, preferiu não
comentar, dizendo ao i que "não alimenta polémicas".
Já a coligação PSD
/CDS absteve-se na votação de Maio, justificando a sua decisão com "uma
questão de princípio". "A autarquia autoriza mas não tem nenhum
envolvimento directo na iniciativa. Entendemos que é uma iniciativa que não
iríamos desenvolver, mas também não íamos obstaculizar" disse Ricardo Rio,
vereador e candidato à presidência da Câmara pela coligação PSD/CDS/PPM.”
Jornal i
Subscrever:
Mensagens (Atom)



















.jpg)


