... mas, Gaspar também disse "sim" a taxa sobre depósitos no Chipre!..
Em tempo.
Ele sabe muito bem que deve deixar todas as opções em aberto, até as mais radicais...
terça-feira, 19 de março de 2013
O que é que mudou, entretanto, senhor engenheiro Belmiro?..
Como tenho memória, recuo a 18 de Maio de 2010, e recordo a célebre frase do senhor engenheiro Belmiro: "quando o povo tem fome, tem direito a roubar"!..
O que é que mudou, entretanto,
para o senhor engenheiro Belmiro
ter mudado de opinião?..
É que, agora, até já diz "que não se deve ter economias baseadas em mão-de-obra barata... Não sei por que não. Se não for a mão-de-obra barata, não há emprego para ninguém"!..
Será que a coisa, para si, agora, vai de vento em popa?..
Já sobre a fiscalidade, foi mais prudente na análise.
"Não digo se se tributa bem ou se se tributa mal, digo que se tributa muito e às vezes às cegas" ...
Já sobre a fiscalidade, foi mais prudente na análise.
"Não digo se se tributa bem ou se se tributa mal, digo que se tributa muito e às vezes às cegas" ...
Há sempre alguém que resiste
... Pedro Saboga, o rosto mais visível do Tubo d’Ensaio d’Artes.
.
Num meio tão adverso à inteligência e tão propício à fuga dos melhores, Pedro (ele transporta no sangue e no nome que usa os genes da resistência) criou, com alguns amigos, uma associação cultural que há alguns anos vem potenciando oportunidades aos que, como ele, escolheram ficar - e resistem.
segunda-feira, 18 de março de 2013
Galante...
António Cerejo Bastos, de 55 anos, ex-administrador da
SAD da União de Leiria, está escondido algures no Dubai.
Recorde-se, que o empresário,
principal promotor do aparthotel do Galante, foi condenado a 13 anos de cadeia
por ter morto um assaltante que entrou na sua empresa para roubar gasóleo.
Apanhado por elementos da GNR, estava já preso e algemado quando António Bastos
disparou uma arma que levava consigo, tendo-o morto.
Via Correio da Manhã
Feitos ao bife
É difícil assistir a um debate sério, nos dias que correm, em Portugal.
Por debate sério, entenda-se aquele onde assumimos as
contradições da barricada que defendemos e tentamos encontrar plataformas de
entendimento, ao invés de tentar
hegemonizar pontos de vista.
No entanto, é quando olhamos para criaturas como Passos
Coelho e Vítor Gaspar - neo-liberais
europeus – que constatamos melhor que dali não
vem debate sério nem seriedade.
Como todos sabemos – pelo que se passa no nosso dia a dia - estas alminhas falharam em tudo: na redução do
défice, nas previsões do crescimento, no combate ao desemprego, nas contas da
procura interna e do investimento. Falharam em todas as promessas eleitorais,
como a de não subirem impostos.
Gritaram, insinuaram, insultaram, mentiram - mas, estão a ganhar.
Chamam "comunista", a quem tenta argumentar que um Serviço
Nacional de Saúde é um mínimo exigível para uma sociedade supostamente
civilizada…
O fim da sociedade
justa, que um dia pareceu possível, está a morrer e estamos a assistir ao retorno
ao antes do 25 de Abril.
Entre as massas de apáticos alguns tentam resistir, mas muitos mais estão a esforçar-se para serem
dignos das migalhas que caem da mesa…
Tudo sem alma, sem princípios. Mas, sobretudo, sem ética e
sem moral.
Fingem lutar contra um poder tenebroso... Mas os seus
argumentos são os mesmos: o conservadorismo bacoco que visa impedir o progresso
das mentalidades e o desmoronar de todas as conquistas do 25 de Abril.
E estão a ganhar…
Já há muito que estão
no poder. Aliás, sempre lá estiveram. Fazem o que sempre fizeram: continuam a agitar os espantalhos vermelhos de modo a desmantelar as
ultimas estruturas que nos separam da barbárie social.
E onde estão os resistentes?...
Preocupados em pagar a renda e dar de comer aos filhos...
E, entretanto, tudo
vai ficando pior, terrivelmente pior…
Até ao momento em que, nada nos restando já, percamos o medo
de dizer basta.
Uma situação que mancha a imagem do futebol português
Álvaro Magalhães - Treinador da Naval
"Jogadores da Naval estão a passar por uma grave situação... Hoje no final do jogo eu e o Chainho demos 30 Euros a um jogador para ele amanhã poder tomar pequeno almoço"...
"Jogadores da Naval estão a passar por uma grave situação... Hoje no final do jogo eu e o Chainho demos 30 Euros a um jogador para ele amanhã poder tomar pequeno almoço"...
domingo, 17 de março de 2013
Um Portugal de decadência estática agrada a quem?..
“Este comunicado diz mais sobre o estado de Portugal do que
muitas análises políticas dos habituais especialistas.
Pelo conteúdo.
Pelas assinaturas.
Pelo cheiro a... Estado Novo.”
Estão a empurrar-nos para investir no melhor banco...
No Chipre, já nem se tenta que aquilo a que chamam de “resgate” não se pareça com o que realmente é: um assalto.Aliás, os lunáticos irresponsáveis que dirigem a Europa transmitiram uma mensagem extraordinária para todos os europeus: é perigoso deixarem o vosso dinheiro no banco.
É oficial: o euro e a União Europeia têm os dias contados.
Via O Arrastão
Um discurso mais actual do que nunca de Paulo Portas
Como o apagador ainda não chega a todo o lado, o discurso está disponível aqui.
sábado, 16 de março de 2013
Emigrar é o que nos resta?...
"Num país que promovesse a meritocracia, Vítor Gaspar já teria sido despedido há muito tempo, Miguel Relvas não passaria de um reles empresário da noite e Passos Coelho seria um perdido da vida.
Num país onde os políticos servissem o povo e não se servissem do povo e da riqueza que este produz, nunca deslumbrados incompetentes como Passos Coelho e canalhas corruptos como Miguel Relvas chegariam a cargos de poder.
Num país que tivesse respeito por si próprio, nunca teria sido eleito Cavaco Silva, a múmia cínica e interesseira que nos calhou como presidente.
Num país onde existisse verdadeira cidadania, verdadeira participação política de todos os cidadãos, este Governo já teria caído há muito tempo.
Num país onde nada disto existe, teremos "décadas de austeridade", de exploração, de miséria, de transferência de rendimento dos mais pobres para os mais ricos.
Estamos todos de parabéns."
Via Arrastão
Num país onde os políticos servissem o povo e não se servissem do povo e da riqueza que este produz, nunca deslumbrados incompetentes como Passos Coelho e canalhas corruptos como Miguel Relvas chegariam a cargos de poder.
Num país que tivesse respeito por si próprio, nunca teria sido eleito Cavaco Silva, a múmia cínica e interesseira que nos calhou como presidente.
Num país onde existisse verdadeira cidadania, verdadeira participação política de todos os cidadãos, este Governo já teria caído há muito tempo.
Num país onde nada disto existe, teremos "décadas de austeridade", de exploração, de miséria, de transferência de rendimento dos mais pobres para os mais ricos.
Estamos todos de parabéns."
Via Arrastão
Para Vítor Gaspar, “a criação de um consenso nacional é fundamental para o nosso futuro colectivo” ...
Ele já existe, V. Exa. é que não deve conhecer o país real...
Se isto não é consenso nacional, já não sei o que será consenso nacional!
Quem se está a lixar são os portugueses...
... mas, para a Troika Portugal "continua no bom caminho"!
sexta-feira, 15 de março de 2013
7ª avaliação da troika

O homem em quem investimos o nosso dinheiro, para que se viesse a tornar numa Maia cartomante que falha todos os lançamentos de Tarot, acabou de falar na televisão.
Disse o que era previsível: vamos empobrecer ainda um pouco mais, custe o que custar.
Actualização às 19 horas e 48 minutos:
Pedro Santos Guerreiro: “É uma geração inteira consumida em austeridade”
Actualização às 19 horas e 48 minutos:
Pedro Santos Guerreiro: “É uma geração inteira consumida em austeridade”
quinta-feira, 14 de março de 2013
Porque hoje é quinta-feira
Porque hoje é quinta-feira, é
dia de ler blogues, dia de um copo com amigos, dia de continuar a Luta e a convicção por dias melhores que
hão-de vir por aí.
Porque hoje é quinta-feira, não é dia de perder tempo a ouvir rádio.
Hoje, é dia de viver como melhor sabemos: com verticalidade, solidariedade, amizade e combatividade.
Hoje, é dia de viver como melhor sabemos: com verticalidade, solidariedade, amizade e combatividade.
Só pode ser um dia de imenso regozijo...
![]() |
| imagem sacada daqui |
Uma boa semana para os autarcas figueirenses
A Câmara de Seia anunciou hoje que vai interpor uma
providência cautelar no Supremo Tribunal Administrativo para impugnar
juridicamente a aplicação da lei da reorganização administrativa, que prevê a
eliminação de sete das atuais 29 freguesias do concelho.
O presidente da autarquia, Carlos Filipe Camelo, disse à
agência Lusa que a decisão foi tomada na terça-feira, numa reunião realizada
com todas as juntas de freguesia do município.
“Ontem, tomámos a decisão definitiva de avançar [com a
providência cautelar], sendo as despesas repartidas, de forma solidária, entre
o município e as 29 freguesias”, embora a reforma administrativa apenas incida
sobre 15 freguesias, indicou.
Carlos Filipe Camelo referiu que a providência cautelar irá
ser entregue até ao dia 28 de abril e mostra-se “confiante” no sucesso da ação
jurídica.
Via AS BEIRAS
quarta-feira, 13 de março de 2013
Desgraçadamente…
Vivemos dias trágicos em Portugal.
Não me estou a referir
à política que tem sido executada
por Passos/Relvas/Gaspar/Portas &
Cª., porque no actual contexto europeu a
política está confinada à economia e finanças e, assim sendo, não há alternativa – a meu
ver, se Sócrates tivesse vencido as últimas legislativas, não haveria grandes
diferenças e quando, lá para 2015, Seguro (ou Costa…)
for primeiro-ministro irão ter a
confirmação… O que os partidos do arco do poder querem é salvar este sistema.
Ora, como foi este sistema que nos conduziu aqui, estamos conversados…
Refiro-me, às personagens, cinzentas, obscuras e pragmáticas de Passos/Relvas/Gaspar/Portas & Cª., e da
sua apetência para a banalidade.
Neste momento, tínhamos necessidade era de quem gostasse de falar para as pessoas e tivesse
coisas para dizer, mas, sobretudo, tínhamos
necessidade de quem gostasse genuinamente das pessoas.
Em vez disso, desgraçadamente para a maioria de nós, Passos/Relvas/Gaspar/Portas
& Cª., reconhecem-se no papel de alguém que está a cumprir uma “missão”.
A de, à maioria de nós, nos esfolar vivos…
Há sem duvida quem ame o infinito
![]() |
| foto: Pedro Agostinho Cruz |
Há sem dúvida quem deseje o impossível
Há sem dúvida quem não queira nada
Três tipos de idealistas e eu nenhum deles:
Porque eu amo o infinitamente finito
Porque desejo impossivelmente o possível
Porque eu quero tudo, ou um pouco mais, se puder ser
Ou até se não puder ser.
Álvaro de Campos
Impostos de rico, impostos de pobre
“Uma empregada de limpeza, viúva há mais de 20 anos e com
dois filhos a seu cargo, foi a vencedora do concurso do euromilhões de
sexta-feira. Aos 51 milhões de euros que ganharia se tivesse registado a sua
aposta noutro país onde aquele concurso está isento de imposto de selo, como
esteve em Portugal até ao início deste ano, ao prémio há que subtrair os 10,2
milhões de euros correspondentes à nova tributação. Não sei se será o caso,
também não interessa, uma vez que todos eles têm muitas empregadas de limpeza
que trabalham nas suas empresas. Qualquer delas, caso ganhe um prémio superior
a 5 mil euros, pagará mais de imposto do que qualquer dos três homens mais
ricos de Portugal, Américo Amorim, Alexandre Soares dos Santos e Belmiro de
Azevedo, que puseram as suas empresas a
registar lucros em países com um regime fiscal mais favorável. Por exemplo, o
patrão do Pingo Doce, Alexandre Soares dos Santos, anunciou recentemente um
lucro de 360 milhões de euros, 7 vezes o prémio da vencedora de Sexta-feira
passada, pelos quais pagará zero. PSD,
PS e CDS usaram toda a sua responsabilidade e todo o seu sentido de Estado para
se oporem à criação de mecanismos fiscais propostos pela esquerda dita
"radical" no sentido de não
ser permitido aos mais ricos de Portugal que lhes saiba bem pagar tão pouco
pelos euromilhões que ganham todos os dias explorando empregadas de limpeza e
outros trabalhadores por si condenados a
passar uma vida inteira a empobrecer a trabalhar, ao mesmo tempo que sonham um
dia poder pagar um imposto de pobre muito maior do que o imposto de rico que
noutro dia o seu patrão decidiu deixar de pagar. Impostos de rico e impostos à
rico. Não são bem a mesma coisa.”
Pois...
No País, estamos na falência…
Na Figueira, estamos na falência…
No País e na Figueira, não há dinheiro para nada..
Entretanto, no País e na Figueira, apesar de toda a austeridade e planos que visavam esse desiderato, não conseguem corrigir os desequilíbrios financeiros e continua a não haver dinheiro para nada…
No País e na Figueira, estamos a pagar o preço da maioria dos que votam em Portugal e os que não votam, terem entregue o País e a Figueira a políticos da treta…
Na Figueira, estamos na falência…
No País e na Figueira, não há dinheiro para nada..
Entretanto, no País e na Figueira, apesar de toda a austeridade e planos que visavam esse desiderato, não conseguem corrigir os desequilíbrios financeiros e continua a não haver dinheiro para nada…
No País e na Figueira, estamos a pagar o preço da maioria dos que votam em Portugal e os que não votam, terem entregue o País e a Figueira a políticos da treta…
terça-feira, 12 de março de 2013
Uma placa com estória, para a história da freguesia de São Pedro…
Hoje de manhã, ao passar por esta placa, localizada no topo
norte da Rua 9 de Outubro, na Cova-Gala, recordei o meu passado e comparei o presente da reforma administrativa, ou
melhor, como aconteceu no caso da Figueira,
do conjunto de alterações avulsas, coerciva e apressadamente gizadas, feito à
medida do chamado plano de reajustamento, ou Memorando de Entendimento,
celebrado pelo estado português sob a batuta do governo socialista de Sócrates
com a Troika (FMI, CE e BCE), com o acordo do PSD e CDS-PP...
Mas, como estava a escrever, ao passar hoje por esta placa, a minha memória
recuou a 1986 do século passado, no tempo em que não havia dinheiro para obras nas
autarquias e havia que inventar...
Corria o ano de 1986 e a 5 de Janeiro desse ano havia tomado
posse o primeiro executivo da Junta de Freguesia de S. Pedro.
Havia uma Rua para dar nome, mas não havia dinheiro para mandar
fazer a placa. E foi aí que surgiu o espírito inventor, o engenho e arte de
Domingos São Marcos Laureano, o primeiro Presidente da freguesia de S. Pedro, e
apareceu a obra de arte que, felizmente, ainda está no local e a foto documenta
e vai perpetuar para sempre.
A Figueira da Foz...
O filósofo e vereador local António Tavares, na sua obra “Arquétipos e Mitos da psicologia social figueirense", publicada em Novembro de 2011, escreveu que “a Figueira da Foz está sempre à espera de algo que vem de fora”.
Criar riqueza é uma coisa que não os assiste. Preferem servir os que têm alguma.
Alugar-lhes quartos, por exemplo.
O desenho reproduzido à esquerda - de Cândido Costa Pinto, um figueirense - publicado no “Sempre Fixe” a 5/8/1937 (em plena guerra civil espanhola), de um humor negro talvez demasiado politicamente incorrecto para que hoje fosse sequer publicável, é um retrato impiedoso mas ainda fiel da mais perene mentalidade figueirinhas.
Via o sítio dos desenhos
Criar riqueza é uma coisa que não os assiste. Preferem servir os que têm alguma.
Alugar-lhes quartos, por exemplo.
O desenho reproduzido à esquerda - de Cândido Costa Pinto, um figueirense - publicado no “Sempre Fixe” a 5/8/1937 (em plena guerra civil espanhola), de um humor negro talvez demasiado politicamente incorrecto para que hoje fosse sequer publicável, é um retrato impiedoso mas ainda fiel da mais perene mentalidade figueirinhas.
Via o sítio dos desenhos
Subscrever:
Mensagens (Atom)
















