segunda-feira, 10 de maio de 2021
Da série, as minorias elitistas e informadas para atingirem os seus objectivos, fazem uso contínuo e sistemático da propaganda... (continuação)
domingo, 9 de maio de 2021
Candidatura "Figueira A Primeira" à Câmara da Figueira: Santana Lopes falará sobre o assunto em tempo próprio...
![]() |
| Imagem via Carlos Grilo |
FutBeachGolf: um desporto maravilhoso...
Como li no facebook (via Pedro Cruz): "a Figueira ousou. A Figueira conseguiu inventar uma espécie de golfe. A Figueira conseguiu inventar uma espécie de footgolf. A figueira inventou o primeiro campo de FutBeachGolf do mundo (numa espécie de praia). A Figueira conseguiu meter o "Rei das Areias", melhor jogador de todos os tempos de Futebol de Praia, a jogar FutBeachGolf. Já se fala em charters... e com tanta inovação da minha janela ainda não vi uma única pessoa a praticar a modalidade," escreveu o Pedro. Mas, o campo de footgolf já tem utilzadores. A foto fala por si.
Este desporto combina as habilidades do futebol com as regras do golfe. Segundo o presidente da Federação de FutGolf, Ricardo Esteves, "é um evento que está a crescer cada vez mais em Portugal".
Como grande atleta que sempre fui - embora reconheça que o Madjer é o Madjer, por isso é que ele tem avença e eu não... - congratulo-me com esta "aposta" da autarquia figueirense. Mais: aquela estrutura é mesmo para ser "usada de forma saudável, pelos mais e menos novos".
A "relva sintética, quer no campo de treinos Bento Pessoa, quer no campo da Leirosa, quer no campo do Bom Sucesso, quer a do campo de São Pedro, que se encontra em fase de execução (neste momento parada...), quer a do Estádio Municipal José Bento Pessoa, em fase de conclusão (há anos...)", é para competição.
Antes que venham as aguardadas carradas de jogadores nos charters que certamente irão saturar os aeroportos de Coimbra e Monte Real, fui experimentar...
Para já, que eu saiba, sou campeão local e nacional, pelo menos na categoria dos veteranos.
“Existe uma clara falta de liderança e de peso político na Figueira da Foz”
Património como imagem
Estou a referir-me concretamente às Alminhas, uma pequena edificação de 1917.”
Ao longo dos anos fomos alertando para a situação vergonhosa em que se encontra o monumento mais antigo da Aldeia da Cova-Gala.
Registo também este alerta do blogue COVA GALA...entre o rio e o mar, publicado no dia 16 de 2010: “Capelinha das Alminhas, a servir os crentes deste povo da Cova Gala na sua fé religiosa cristã desde 1917.
Um marco histórico de grande importância desta terra, que se deve sempre preservar...”
![]() |
| Alminhas em 2008 |
![]() |
| Alminhas em 2021 depois de uma intervenção da JFSP e da Câmara Municipal |
Domingo de chuva

Foto: Gabriela Amado
Ou talvez não doesse mas havia fosse o que fosse
Era isso sentia a grande falta de uma árvore»
sábado, 8 de maio de 2021
Para acabar de vez com a chatice...
Aliás, penso que já estava mesmo mais além. Já era mais do que chata, era chatíssima.
Chateava e achava que não. Então, em dias como o de hoje, chateava mesmo.
E não sabia que era chata, essa é que é essa.
E isso é, provavelmente, a maior chatice.
Só que as coisas estão a mudar: o campo de futbeachgolf de nove buracos, situado junto à pista de atletismo do areal urbano, foi inaugurado este sábado, pelas 11H00.
E amanhã, se tudo correr normalmente, há-de haver outro e grande momento de diversão para acabar de vez com a chatice.
A mudança...
Da série, em Outubro temos eleições autárquicas...
![]() |
| Imagem: Revista Foz, edição do mês de Maio de 2021 |
Os políticos querem ser venerados. Isso, porém, depende deles: sejam eficazes e honestos, na luta que dizem travar contra a corrupção, o compadrio e o tráfico de influências.
sexta-feira, 7 de maio de 2021
Meu caro Pedro: na Figueira nada se discute. Portanto, é "normal" que se ignore a importância do exercício da Cidadania, da prática da Liberdade e da ineixistência de uma verdadeira Democracia!
O desafio, para a imprensa tradicional, da multiplicação das vozes no espaço público
Estão aqui dois pilares onde tem de assentar uma sociedade livre, democrática e moderna.
Porém, existe um problema. Entre os jornalistas e os poderes - nomeadamente o político. Mas, não só. As ameaças à liberdade têm origem em diferentes tipos de poder. O poder económico-financeiro tem o seu peso e a sua influência. Uma das formas de condicionar a liberdade é tornar inútil o jornalismo. Isso, consegue-se através da parcialidade, do enviesamento, do silêncio, da diversão, da coscuvilhice - para não falar da falta de investigação e de confirmação dos factos. Nuns casos as pressões vêm do exterior. Noutros têm origem no interior do próprio sector jornalístico.
Revista Foz: edição de Maio
"Já está nas bancas a edição de Maio da revista Foz, pronta para ir consigo para todo o lado, até para a piscina praia...
A entrevista ao Blogger mais controverso da Figueira da Foz, António Agostinho; as propostas do candidato do CDS-PP às autárquicas deste ano; a nova sede da ADB; o podcast "Figueira da Voz" e um mural que deslumbra ao pôr do sol no Cabo Mondego (ufa), são alguns dos outros temas que vai encontrar na revista deste mês.
Revista Foz, a revista que faz mais pela informação local."
Finalmente, o salvador!
Atenção sebastianistas: o homem parece ter chegado. Aliás, apesar de ter sido tão requisitado por tanta gente, e em tanto lado, já anda por aqui há meses. Já realizou uns curtos passeios pela marginal, na Figueira, já colocou o pé na areia no quinto molhe, em S. Pedro, e na Murtinheira, em Quiaios, andou de galochas pelo palácio, em Maiorca, e tomou café na Emanha, junto ao Galante e de frente para o oásis...
O objectivo é simples: apanhar boleia para os paços do munícipio, na Saraiva de Carvalho.
O homem, já teve melhores dias, mas ainda sabe jogar. Deixou que um qualquer Doutor se esturricasse em 2017, quando era impossível fazer melhor contra Ataíde, e surge agora como cavaleiro andante portador da esperança.
É certo que, até aqui, o discurso - e tudo o resto - tem sido pobre. Contudo, para o que o querem, serve.
Perante este cenário, começo a pensar que tudo se inverteu. Vamos ao teste: que passa por confirmar se o eleitorado figueirense é o menos lúcido de Portugal...
















