quarta-feira, 3 de julho de 2019

Linha do Oeste vai ser modernizada entre Sintra e Torres Vedras...

Infraestruturas de Portugal deverá lançar este mês um concurso para modernização da Linha do Oeste.

O lançamento do concurso “está a ser ultimado, tendo a IP intenção de o lançar previsivelmente durante o mês julho”.
A empreitada vai desenvolver-se ao longo de 43 quilómetros da via no troço entre as estações de Mira Sintra/Meleças (Sintra) e Torres Vedras, no distrito de Lisboa.
Mais uma vez, o troço Torres Vedras/Figueira da Foz ficou esquecido.


A Câmara Municipal da Figueira da Foz, não pode alegar que foi apanhada desprevenida.
Vejamos.

Via OUTRA MARGEM

 Via OUTRA MARGEM
Fica a pergunta: o que fez entretanto a Câmara Municipal da Figueira da Foz. A resposta, como é apanágio do executivo presidido desde Abril pelo Dr. Carlos Monteiro, deve estar "para breve".

Quota de sardinha divide situação e oposição na última reunião de câmara realizada à porta fechada

Ricardo Silva, na última reunião de câmara, realizada à porta fechada na passada segunda-feira, apresentou uma moção a favor do aumento da quota ibérica da captura de sardinha para 15,4 mil toneladas, contra as actuais 10,8 mil, tendo como destinatário a tutela das pescas
A proposta foi chumbada, com seis votos contra do PS. Além de Ricardo Silva, o proponente, os outros dois vereadores eleitos pelo PSD, Carlos Tenreiro e Miguel Babo, também votaram a favor. Assinale-se, por se caso raro, a unanimidade de voto nos eleitos pela lista do PSD nas eleições de 2017.
Segundo uma publicação no facebook na página Carlos Tenreiro - Mudar Porque a Figueira Merece, "o Vereador Miguel Babo(PSD) lamentou o facto do governo continuar sem um estudo rigoroso que permita avaliar, em concreto, qual a quantidade de sardinha que pode e deve ser capturada anualmente. Adiantou que não serão agora as poucas toneladas a mais reivindicadas que irão alterar as medidas de defesa da espécie.
Por sua vez o Vereador Carlos Tenreiro do PSD chamou a atenção para a forma ponderada como a comunidade piscatória, ao longo dos tempos, sempre conseguiu avaliar os stocks anuais de sardinha, ainda que assente em análises empíricas tendo por base a experiência de quem "está no terreno" no dia a dia, sendo certo, afirmou “que a ausência do estudo fragiliza fortemente a capacidade negocial do governo quando as quotas são discutidas no seio da Comunidade Europeia, por estar desprovido de argumentos sólidos para contrapor o que ali é determinado e que regra geral acaba sempre por penalizar o nosso país. É tempo dos Governos de Portugal assumirem uma atitude mais séria e os Municípios ligados à captura da sardinha unirem-se em redor duma politica conjunta que promova a defesa dessa actividade."
Registe-se, que os armadores defendem o aumento para as 16 mil toneladas. 
Já no início de junho Ricardo Silva havia defendido o aumento da quota. Na altura, o presidente da câmara defendeu a necessidade de haver uma gestão dos stocks, para evitar que a espécie fique em risco de extinção. Por outro lado, Carlos Monteiro frisou que estava previsto o aumento da quota, no decurso da época de pesca, dependendo dos resultados da monitorização dos cardumes de sardinha na península.

Presidente da junta de freguesia de S. Pedro, finalmente, reagiu à intenção de José Esteves, que pretende o porto de pesca novamente na cidade...

No decorrer da última Assembleia Municipal, José Esteves, presidente da junta de Buarcos/S. Julião, defendeu a troca de localização dos portos. O presidente da junta de freguesia de S. Pedro, presente na Assembleia Municipal, ouviu e ficou mudo e quedo! 
Há momentos, porém, depois desta manhã OUTRA MARGEM ter referido esse facto, via Foz ao Minuto, António Salgueiro, presidente da junta de freguesia de S. Pedro, reagiu: considera «eventual troca da localização dos portos uma utopia». E acrescentou ainda. «Da parte da Junta de Freguesia de São Pedro, essa eventual troca de localização dos portos, caso seja proposta e tenha o apoio do Governo Central terá a nossa abertura e iremos respeitar a decisão, mas é uma utopia, primeiro porque seria um investimento económico muito grande para criar as infraestruturas necessárias que neste momento não existem, e há ainda a questão ferroviária. Neste momento o Porto Comercial situa-se ao lado de uma Estação Ferroviária, mas na eventual deslocação deixaria de ter».

Estrada Nacional 109 (IC1) ...

A Deputada figueirense Ana Oliveira questionou novamente o Governo, depois da pergunta por escrito, sobre a prometida requalificação do troço da Estrada Nacional 109 (IC1) que passa o concelho da Figueira da Foz de norte a sul. Ficou mais uma vez sem resposta.
O vídeo da sua intervenção é este:

Aqui está o vídeo da "resposta":


Sobre este assunto, a Comissão Política do PSD/Figueira emitiu um comunicado, de que respigo o seguinte:

"O Dr. Carlos Monteiro em 10 anos nem conseguiu articular e concretizar com o poder central requalificação da EN 109....

Uma estrada onde continuam a ocorrer acidentes nos cruzamentos da Costa de Lavos e Marinha das Ondas.

Para o Partido Socialista é tudo para BREVE...

Afinal qual é o papel da Câmara Municipal? Não devia fazer pressão junto do poder central socialista?"


A EN109 é um problema antigo... Depois de alguns atrasos as obras deveriam ter começado em 2017... É o que constava no Plano de Proximidade da empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP). Contactada, na altura,  pelo DIÁRIO AS BEIRAS, a empresa citou a informação do referido plano, que especifica que as obras decorrerão numa extensão de 47 quilómetros, entre a Figueira da Foz e Cantanhede. Esta intervenção inclui o pavimento da ponte sobre a foz do Mondego Edgar Cardoso e a substituição dos cruzamentos da Costa de Lavos e da Leirosa por rotundas. De acordo com a mesma fonte, as obras têm um orçamento de 5,8 milhões de euros. 
Por iniciativa de João Ataíde, este assunto foi debatido, no dia 30 de março de 2016, na reunião de câmara. O autarca, na oportunidade, revelou que falou, informalmente, com o presidente da IP, António Ramalho, sobre a urgência de se avançar com a requalificação da estrada, cujo piso se encontra degradado, sobretudo entre a Marinha das Ondas e a Figueira da Foz, zona de forte incidência de acidentes rodoviários. 
Até agora, nada...

terça-feira, 2 de julho de 2019

"Figueira da Foz, capital dos supermercados"...

"Será correta a betonização crescente da Várzea de Tavarede com a instalação destas superfícies comerciais?
E o que dizer da ocupação de parte do corredor verde das Abadias com um Aldi?
E quais as consequências em termos de trânsito rodoviário? E a impermeabilização crescente dos solos? E o quebrar da harmonia do verde contínuo da paisagem?
Serão isto tudo questões menores?
Nas cidades e países civilizados estas superfícies comerciais, habitualmente, são instaladas fora do aglomerado urbano.
Na Figueira da Foz, a revisão do PDM de 2017 tornou-se num elemento facilitador para a sua instalação à la carte dentro da cidade.
Isto não é construir cidade, antes pelo contrário, estamos a descaracterizá-la e a destruí-la a pouco e pouco."

Luís Pena, advogado, via LUX24.

Mobilidade Urbana no concelho da Figueira da Foz...

Um requerimento apresentado pelo Vereador PSD, Ricardo Silva, na reunião de câmara à porta fechada, realizada ontem, 1 Julho de 2019.

Para ler clicar aqui.

Porque é que se fizeram as obras em Buarcos? (2)

Via Diário as Beira. "Receios fundados!"
"Há um ano atrás nesta mesma coluna de opinião não opinei, apenas estranhei e receei o que se afigurava para Buarcos na então iniciada intervenção de regeneração urbana. Temia o retrocesso de um traçado oceânico moderno e de contiguidade da principal avenida da cidade, temia um estreitamento da via, inútil e prejudicial, e o sacrifício dum coberto vegetal consolidado há muito e que sombreava uma zona de jardim importante, usada e vivida pelos cidadãos.

Esperei para ver e finalmente opino. Não há qualquer coerência naquela intervenção, nem física nem funcional, e estética parece-me também duvidosa. O antigo jardim tornou-se numa imensa mancha desabrigada e inóspita replicando a aridez do areal da praia. O estrangulamento é total quer se chegue pela circular, pela rua Rancho das Cantarinhas ou pela avenida do Brasil.

Se a ideia era o estrangulamento do acesso está conseguido, mas não satisfeita troquei impressões com os comerciantes da zona, imaginava-os fartos de obras mas entusiasmados com o resultado final, também me enganei… queixam-se dos difíceis acessos que só “espantam os clientes” e que “não estávamos bem mas agora ficou pior”, os meus receios eram fundados! Se há intervenções justificadas já outras nem se percebe a sua razão de ser, nem a quem servem, nem o benefício que podem trazer para a cidade. Se a coerência desta intervenção é inexistente e a sua utilidade é nula, então só cumpre o propósito politico, aquele do “fez-se obra”!"

Nota OUTRA MARGEM: Porque continua muita coisa por responder e esclarecer, fica a pergunta: e agora?..

Na Assembleia Municipal, o presidente da junta de freguesia de S. Pedro ouviu e ficou mudo e quedo!

Imagem via Diário as Beiras

Curiosidades marginais (III): Porto Comercial e Zona Industrial e os erros estratégicos de localização

Crónica Marginal de  António Agostinho, 18 de Junho de 2001, publicada no jornal Linha do Oeste.
Para ler clicar aqui.

Fidelidade...

Imagem sacada daqui
Fidelidade, é uma coisa. Lealdade, é outra coisa.
A lealdade não tem preço. Mas tem valor. 
A lealdade não pode servir para enganar os tolos. A fidelidade, sim. Carlos Monteiro está no poder há 10 anos... 
Naquilo que é puro perdura a pureza. 
Repito: fidelidade e lealdade não são a mesma coisa.

Vota PS, vota PS, vota PS, vota PS...

segunda-feira, 1 de julho de 2019

A Figueira tem um futuro brilhante...

Antigo Mini Preço de Montemor o Velho

Chegou ao fim...

A não perder...

Mais um que vai chegar à Figueira?..

Calma, S. Pedro deve ser já a seguir...

"Secretário de Estado do Ambiente inaugura ampliação da ETAR de Oliveira do Hospital"...

"A infraestrutura, além de servir a sede do concelho, trata também as águas residuais de Aldeia de Nogueira, Nogueira do Cravo, S. Paio de Gramaços e Catraia de S. Paio. O local de descarga do efluente tratado é no rio de Cavalos, curso de água pertencente à bacia hidrográfica do rio Mondego, considerada meio sensível, pelo que, a ETAR de Oliveira do Hospital assegura um tratamento de nível terciário das águas residuais, integrando etapas para remoção de nutrientes (azoto e fósforo), bem como filtração e desinfecção por ultravioletas para reaproveitamento de parte do efluente tratado como água de serviço. Para além de muito contribuirem para a qualidade de vida da população que serve, bem como, para a protecção do meio ambiente, as obras realizadas nesta ETAR foram projetadas para atingir níveis de qualidade compatíveis com a atual legislação em vigor."

Canil/gatil: em outubro de 2018 custava 500 mil euros. Em julho de 2019, 300 mil euros é o orçamento aproximado do futuro canil.. Mais um pouco e ainda fica de borla!..

9 de outubro de 2018:

O vereador do «bem-estar animal», Miguel Pereira, em entervista ao jornal Diário as Beiras .
"Autarquia vai investir 500 mil euros em novo canil e gatil", pode ver-se numa chamada de primeira de 9 de Outubro de 2018 página do jornal AS BEIRAS.
Na página 9, pode ler-ser que, "inicialmente, foi indicada a Várzea de Tavarede, mas, neste momento, «o local ainda não está definido, ou seja, a autarquia ainda está a analisar opções».
A câmara garante, no entanto, que «não é intenção construir, num único ano, um megacentro de recolha animal, mas antes definir um terreno que, até ao final de 2018, possa começar a receber as infraestruturas básicas para funcionar e que tenha, também, capacidade para aí se poder adicionar boxes e espaços comuns para os animais que venham a estar sob custódia municipal»."


1 de julho de 2019:

Carlos Monteiro, presidente da câmara.
O novo canil/gatil municipal poderá ser construído junto ao campo de futebol do Bom Sucesso, no extremo norte do concelho, enquanto o centro de recolha de animais deverá ser instalado no complexo logístico da Câmara da Figueira da Foz, na Várzea de Tavarede, zona urbana. O actual canil, no horto municipal, tem capacidade para 16 animais e alberga cerca de 30, em jaulas exíguas. “Estamos a tratar de termos um canil municipal de alguma dimensão na zona do Bom Sucesso, num terreno que nos parece reunir as condições, e pretendemos construir o centro de recolha central junto ao quartel dos Bombeiros Municipais”, adiantou o presidente da câmara, Carlos Monteiro, ao DIÁRIO AS BEIRAS.  “Todos nós queremos que os animais sejam tratados com as melhores condições possíveis. E também queremos que o canil não interfira com a qualidade de vida das pessoas, nomeadamente, em termos de ruído”, defendeu Carlos Monteiro. 
Perguntado pelo DIÁRIO AS BEIRAS se concorda com a instalação do canil na freguesia, o presidente da Junta do Bom Sucesso, Carlos Batata, respondeu que “dependerá das contrapartidas”.

E até agora, nada!..

Deputada figueirense Ana Oliveira questionou Governo sobre a requalificação da EN109 (IC1)

Assunto: Requalificação EN109_ Troço Figueira da Foz/Pombal
Destinatários: Min. das Infraestruturas e da Habitação.
Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República.
Mais uma vez, questionamos o Ministério das Infraestruturas acerca da prometida requalificação do troço da N109 Figueira da Foz-Pombal.
No início do ano de 2016, a empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP) anunciava o investimento de 3,25 milhões de euros para as obras da sua requalificação, valor que seria distribuído em dois anos, sendo 1,2 milhões em 2016 e 2,05 milhões em 2017.
O que é certo, é que passou o ano de 2016 e o ano de 2017 e pouco ou mesmo nada foi feito.
Mais tarde, em março de 2018, os Deputados do PSD eleitos por Coimbra efetuaram uma pergunta regimental e obtiveram como resposta, por parte do Sr. Ministro, que o projeto de execução para a empreitada na EN109 encontrava-se concluído e que o seu lançamento estava previsto para o mesmo ano.
Para reforçar mais as promessas, em julho de 2018, a IP informava que a perspetiva do início das obras da N109 seria no início de 2019, onde referia também que as obras começariam no concelho da Figueira da Foz e incluía repavimentação, melhoramento da sinalética e uma das mudanças mais importantes, incluía a substituição dos cruzamentos existentes de acesso às localidades de Costa de Lavos e Leirosa, por rotundas.
Passou o ano de 2018 e estamos em julho de 2019 e até agora não aconteceu nada!
Inadmissível! O Sr. Ministro das Infraestruturas faltou à verdade aos Deputados que o questionaram e faltou à verdade a todos os que diariamente utilizam aquela estrada nacional.
Relembramos que, o troço Figueira da Foz-Pombal é uma via muito movimentada, nomeadamente por veículos pesados e muito utilizada para o acesso a duas grandes unidades fabris.
Devido ao estado degradado da via, à péssima sinalização e aos perigosos cruzamentos já referidos, os acidentes são constantes e graves.
Face ao exposto, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, os deputados abaixo assinados do Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata vêm endereçar a seguinte questão ao Ministro das Infraestruturas e da Habitação, através de V. Exa:
1. Qual o cronograma, exacto, para o começo das obras de requalificação do troço da EN109 referente ao concelho da Figueira da Foz?
Palácio de São Bento, 28 de junho de 2019

Nota OUTRA MARGEM.
1. quinta-feira, 31 de março de 2016: "Início das obras de requalificação da EN 109 agendado para 2017".
2. sexta-feira, 22 de junho de 2018: 109 vai ter obras de beneficiação...

3. terça-feira, 24 de julho de 2018: 109 vai ter obras de beneficiação... (II) 

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"Quem ama porque o amam é agradecido, quem ama, para que o amem, é interesseiro: quem ama, não porque o amam, nem para que o amem, só esse é fino."