Antes do século XI, o Mondego navegável era a estrada
natural para o comércio existente nos princípios da nacionalidade. Coimbra,
Soure, Verride, Montemor-O-Velho eram então importantes praças comerciais e
influentes portos fluviais no centro do país. Por sua vez, a Figueira
limitava-se a ser um pequeno ponto localizado na foz do Mondego.
A partir do século XII, porém, o assoreamento do Mondego,
com a natural perda da navegabilidade que daí resultou, fez com que um pequeno
povoado pertencente ao concelho de Tavarede viesse a ganhar actividade e
importância e se desenvolvesse até à cidade na moda, cosmopolita, mas ainda
provinciana, dos dias de hoje.
E tudo começou, em boa parte, por há cerca de oitocentos
anos o rio ter começado a ficar impraticável para a navegação. Como em tantos
outros casos, o mal de uns foi a sorte de outros.
O rio e o porto estão associados ao crescimento da Figueira
e são factores de desenvolvimento concelhio, pelo que deveria ter havido (e
continuar a haver) o máximo de cuidado e planeamento na execução e expansão das
obras portuárias.
As razões são óbvias: basta verificar qual será a função
principal do porto comercial.
Fácil de responder: proporcionar o escoamento a mercadorias
da zona centro do país, em especial das empresas sediadas na zona industrial da
Figueira da Foz e das celuloses.
Sendo a Figueira, como sabemos, um porto problemático a
vários níveis, nomeadamente por sofrer a influência das marés, enferma de um
erro estratégico de fundo: a localização. A teimosia, ou a falta de visão, em
manter o porto comercial na margem norte é um factor condicionante para as
condições de funcionalidade da estrutura portuária.
Duas razões simples:
1º. Se
estivesse na margem sul estaria mais perto das fábricas, o que pouparia as vias
de comunicação que dão acesso ao porto comercial e evitaria a sobrecarga no
tabuleiro da ponte da Figueira.
2º. Principalmente
no inverno, os navios acostados no cais comercial têm frequentes problemas de
segurança, ao ponto de, por vezes, ser necessária a sua deslocação para a zona
abrigada do porto de pesca com as demoras e despesas daí resultantes, o que
torna mais onerosa e menos operacional a vinda dos navios à barra da Figueira.
Tempo é dinheiro no competitivo mercado dos transportes
marítimos. O mal, contudo, está feito, mas não pode ser escamoteado. Até porque
a vinda para a margem sul do porto de pesca não foi inocente. Era poluente ...
Também podemos aprender com os erros. E erro estratégico
foi, igualmente, a implantação da zona industrial logo a seguir à zona
habitacional da Gala, quando teria sido perfeitamente possível e fácil a sua
deslocação mais para sul, possibilitando assim a criação de uma zona tampão
entre as fábricas e as residências.
É uma questão pertinente, apesar do optimismo que aí vai com
a notícia da implantação de uma fábrica que, segundo a responsável pela gestão
do Parque Industrial, “é o maior projecto”, desde que a câmara tomou posse dos
terrenos da zona industrial.
Com erros, ou sem erros, porto comercial e zona industrial
são estruturas complementares no progresso e desenvolvimento do nosso concelho.
Contudo, convém que o planeamento seja devidamente sustentado, pois erros já
foram cometidos bastantes. Apesar dos alertas feitos em devido tempo.
Historicamente é conhecido que a ocupação espanhola dos
Filipes foi penosa para Portugal. Na Figueira, conforme pode ler-se no
Manifesto do Reino de Portugal, “nos séculos XV e XVI até as pescarias não eram
seguras, porque nos nossos portos tomavam mouros e turcos as mal defendidas
barcas de pesca; cativavam e faziam mercadoria humana dos miseráveis
pescadores; e ainda se atreviam licenciosa e insolentemente ao mesmo nos
lugares marítimos, como senão tiveram rei que os pudesse defender; e proibida a
pescaria faltava ao reino uma considerável parte do seu sustento”.
Isto aconteceu na dinastia dos ocupantes Filipes. Nesse
tempo, mouros, turcos e habitantes do norte da europa, todos piratas, saquearam
e flagelaram Buarcos e a Figueira. Essa realidade só veio a mudar com a
independência, a partir de 1640.
Todavia, só em meados do século XVIII o porto da Figueira
conheceu o esplendor, beneficiando, é certo, de um factor exógeno: a quase
inutilização da barra de Aveiro. Mais uma vez, o mal de uns foi a sorte de
outros.
A região interior centro passou a processar o movimento de
importação e exportação das mercadorias pelo porto da Figueira, a tal ponto que
embora com demoras, dificuldades e riscos, a nossa cidade “ foi considerada a
terceira praça comercial e marítima do país do século XIX”.
De então para cá aconteceram períodos mortos, avanços,
recuos, estudo e mais estudos técnicos, ilusões, desencantos, mentiras, mas,
nas últimas dezenas de anos, apesar de tudo, avançou-se desde o cais de madeira
obsoleto e podre, apenas equipado com uma grua a vapor, tempos esses aliás
ainda presentes na nossa memória.
Pena foi o cais comercial ter morto e enterrado as
memoráveis regatas de outros tempos. Também por isso, porque é que não o
implantaram na margem sul?
Em tempo.
Crónica Marginal de António Agostinho, 18 de Junho de 2001, publicada
no jornal Linha do Oeste
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