quinta-feira, 11 de junho de 2009

Propaganda à trave-mestra *


1. Portinho da Gala: “foi inaugurado há mais de três anos. Porém, a obra ainda não está concluída, mas não falta muito. Neste momento, os 80 armazéns destinados aos pescadores de pesca artesanal encontram-se em fase de conclusão, podendo ser ocupados durante o Verão. São 80 espaços individuais, praticamente o dobro dos velhos barracões que se concentram na zona ribeirinha.
Foi o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos quem mandou construir os novos armazéns. Entretanto, a gestão do projecto passou para a recém-criada Administração do Porto da Figueira da Foz, que por sua vez deverá transferi-la para a câmara e esta para a Junta de S. Pedro.
Os pescadores estão satisfeitos e expectantes. As expectativas prendem-se com as condições de utilização do novo espaço, que deverão ser definidas em breve pelas três entidades, ao que foi possível apurar. Os armazéns foram construídos em madeira e custaram perto de 600 mil euros.”

2. Monumento aos pescadores: “a junta, presidida pelo independente Carlos Simão, está a requalificar uma rotunda situada junto à nova Ponte da Gala. No centro da rotunda vai ser erigido um monumento em homenagem aos homens do mar.
A peça já foi esculpida pelo escultor António Nogueira, de Carapinheira, Montemor-o-Velho.
Custou 13 mil euros, verba paga com as receitas da exploração do stand da autarquia daquela freguesia da margem Sul da cidade da Feira das Freguesias.
De resto, o mesmo método utilizado para pagar o monumento em memória do desembarque das tropas aliadas no Cabedelo durante as invasões francesas, há 250 anos.”

1. Jot´ Alves, página 10, no diário As Beiras, ontem, 10 de Junho de 2009.
2. Assinada pelo mesmo Jot´Alves, na mesma edição do jornal, mas na página 4: “Concelhia PSD confirma recandidatura de Duarte Silva”.
* Propaganda -
é um modo específico de se apresentar uma informação, com o objectivo de servir uma agenda.
Trave-mestra -
é uma coisa extremamente importante numa casa e poucas coisas haverá, certamente, mais inquietantes do que olhar para cima... e ver que a trave-mestra está podre!..

Se faltar a sardinha comam cherne…

Foto sacada daqui



"Festival da Sardinha bateu recorde no primeiro dia
Mais de mil pessoas sentaram-se à mesa na praça de touros, na abertura do certame gastronómico."

quarta-feira, 10 de junho de 2009

O importante é Salgueiro Maia e o seu altruísmo

Se não fosse Salgueiro Maia, Cavaco Silva nunca teria chegado a primeiro-ministro. Muito menos a Presidente da República…
Foi a acção de Salgueiro Maia, que deu a possibilidade a Cavaco Silva, primeiro-ministro, de recusar a pensão a Salgueiro Maia...
E, de hoje, Cavaco Silva, Presidente, condecorar Salgueiro Maia...

Aquele que na hora da vitória
Respeitou o vencido
Aquele que deu tudo e não pediu a paga
Aquele que na hora da ganância perdeu o apetite
Aquele que amou os outros e por isso
Não colaborou com a ignorância ou vício
Aquele que foi «Fiel à palavra dada à ideia tida»
Como antes dele mas também por ele Pessoa disse.
(Sofia de Melo Breyner Andersen)

E agora, finalmente, Duarte Silva...


Via o blogue O Ambiente na Figueira da Foz, ficámos a saber que Duarte Silva vai à luta por mais um mandato. O terceiro.

E os argumentos para a recandidatura laranja são ...

Duarte Silva, no entender da Concelhia e da Distrital do PSD, “é o único candidato que pode levar o partido à vitória”.
Como obra feita apresenta: "a modernização dos equipamentos do porto de pesca, o prolongamento do molhe Norte, a futura plataforma logística e as obras no porto comercial".

- Convém, talvez, recordar, que "todas estas obras são da responsabilidade do Governo Central."

No sector turístico, "são enaltecidas as acções de promoção da Figueira em diversos certames temáticos e a futura adesão da cidade à Entidade Regional de Turismo."

- Convém, talvez, recordar, que Duarte Silva teve, também, aqui um percurso, no mínimo, controverso: "decide um dia aderir a uma entidade, e afastar-se dos outros municípios da região; e, no dia seguinte, já pensa em voltar atrás e unir-se de quem se desuniu."

Os dois mandatos de Duarte Silva "têm sido condicionados pela conjuntura e pelas restrições da lei das finanças locais."

- Isto era bom, "era sem Lei das Finanças Locais, a dívida da Câmara não teria limites, seria de 150, 200...300 milhões de euros..."

Pronto, está completo, presumo eu, o leque de candidatos. Agora, o povinho que vote e escolha...

terça-feira, 9 de junho de 2009

O outra margem na lapela do Cantigueiro


“Chego aqui, perfeitamente por acaso, e vejo que já sou "habitante"...Vou imediatamente pendurar o "Outra Margem" na lapela do "Cantigueiro".”

E não é que já lá estamos!...
Um abraço Samuel.

Naval pretende construir Academia/Centro de Estágio em São Pedro...

Via blogue marcha do vapor, do meu amigo Rogério Neves, fiquei a saber que a Naval reuniu em Assembleia Geral.
Os tempos estão difíceis e Aprígio diz-se cansado face a tanta indiferença: “este barco começa a ser difícil de governar, mas a Naval é da Figueira e apesar de haver muita gente que passa o dia a pensar como nos vai fechar as portas, não lhes daremos esse prazer”. Apesar dos obstáculos, prometeu continuar, pois “os 116 anos da Naval obrigam...” Para a próxima época, a Naval manterá “uma equipa que honre o clube e a cidade mas que nunca seja primeira página dos jornais por não cumprir com as suas obrigações".“A falta de um estádio- considera o presidente Aprígio Santos - é o principal travão ao investimento”.
A surpresa surgiria depois, creio que no fim da reunião, pela boca do próprio Aprígio Santos: "anunciou a perspectiva de Luz Verde para a construção de uma Centro de Estágio /Academia".
O terreno está encontrado, ficará na Freguesia de S. Pedro.

APURAMENTO DO CAMPEÃO DISTRITAL DA I DIVISÃO DA ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE COIMBRA ÉPOCA 2008/2009

Campo Dr. António Coelho Rodrigues SOURE

ACADÉMICA COVA-GALA

Data e hora: próximo domingo, dia 14 de Junho, pelas 17 horas

X&Q685


Mais vale esperar sentado

Foto: Pedro Cruz

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Resultados eleitorais no concelho da Figueira, freguesia a freguesia...

( Clicar em cima da imagem)

Dia de Portugal em New Bedford


Via O Jornal, tomámos conhecimento que Ângela Amaral, filha do cova-galense José Vidal, é a primeira presidente feminina das Comemorações do Dia de Portugal em New Bedford.

A Comissão do Dia de Portugal de New Bedford, tem o seguinte website: http://nb-dayofportugal.com/

Uma praia de São Pedro, com bandeira vermelha


A luta continua...




X&Q684


domingo, 7 de junho de 2009

Estava na cara…


Goleada no jogo da subida

Viveram-se emoções fortes esta tarde no Campo do Cabedelo. O GDCG garantiu a subida à divisão de honra da AFC, ao vencer por 4-0, o Seixo de Mira. Com este resultado, a equipa de São Pedro ficou em primeiro lugar, na série B, da I divisão distrital da AFC.

É com grande satisfação que eu, como sócio, e o OUTRA MARGEM, que nos últimos três anos, graças ao entusiasmo e ao talento do Pedro Cruz, fez o maior e o melhor trabalho de divulgação pública do GDCG, felicitamos todo o grupo de trabalho envolvido neste momento grande e feliz da vida do Clube.
Nesta hora de festa, faço votos para que a próxima época seja programada com os pés bem assentes na terra, e que os dirigentes saibam tirar partido do facto do Cova-Gala ter ascendido à prova máxima da AFC, a divisão de honra, prova que há muitos anos não tem um representante do concelho da Figueira da Foz.
Repito, para que não subsistam dúvidas: ser o GRUPO DESPORTIVO COVA-GALA a tirar partido e a exigir contrapartidas, porque ascendeu a um lugar que lhe permite isso, e que não sejam os políticos a tirar partido disso, como tantas vezes acontece...
Parabéns GRUPO DESPORTIVO COVA-GALA.
Neste momento feliz para a vida do meu Clube, quero também deixar aqui uma palavra de estímulo ao Clube Recreativo da Praia da Leirosa, "o maior centro desportivo rural do concelho da Figueira da Foz", que também ainda pode subir, pela boa temporada que realizou. No último jogo, frente ao Águias, fez a sua obrigação: goleou por 4-0.
Com a luta desportiva dada ao longo de toda a época pela equipa da Praia da Leirosa, este primeiro lugar do GDCG ficou ainda mais valorizado. Um abraço de parabéns também para vocês. Força, pois a subida ainda é possível.

Nota complementar:
- A reportagem, focando os preparativos para o jogo, o jogo e a festa que veio a seguir, pode ser vista, clicando aqui, neste extraordinário trabalho de Pedro Cruz.

X&Q683