quarta-feira, 3 de abril de 2024

E depois do resultado da leitura do povo, esse grande leitor, o que vem por aí?..

Clicando
aqui, podem ler o discurso feito por Montenegro, na tomada de posse do novo primeiro-ministro e antigo líder da bancada parlamentar do PSD, no tempo do governo de Passos Coelho. Tal como seria de esperar, foi um discurso tipo Miss Mundo: foi "tudo e o seu contrário, tudo e o que quiserem que seja, que a margem é larga, tudo o contrário do que se defendeu durante o percurso  enquanto líder de bancada parlamentar."
Isto é tudo tão bom, que se este Governo cair não será por incompetência, falhanço do primeiro-ministro, mas por culpa do maior partido da oposição, outra inovação introduzida na tomada de posse de um Governo. Portanto: "as oposições têm de os deixar trabalhar". Façam eles o que fizerem.
A poucos dias do 25 de Abril comemorar 50 anos, enquanto fazia tempo para o Benfica-Sporting de ontem à noite (que apesar de tudo acabou por ser de boa memória) passei um tempito divertido e bem passado com os paineleiros das televisões a perorarem sobre "um grande discurso, cheio de grande estratégia política de sobrevivência", que imitando o Papa Francisco, (quando no início de Agosto do ano passado esteve em Lisboa, citou vários poetas e escritores portugueses de Camões a Sophia de Mello Breyner, a Fernando Pessoa e a José Saramago, passando pelos fados de Amália Rodrigues), Montenegro até lembrou Camões e Sophia de Mello Breyner. 
E, assim, de normalização em normalização, vai-se tentando normalizar tudo: embora noutro contexto, para Rui Rio o fascismo nunca existiu em Portugal...
Recordemos, Marcelo em Novembro de 2023: "Entrou-se num tempo novo. Vamos ver como o povo lê o que se passou nestes meses e dias".
Já sabemos como é que "o povo, esse grande leitor", leu... 

Sem comentários: