sexta-feira, 19 de abril de 2024

Com os olhos postos nas autárquicas de 2025, PSD Coimbra vai a votos...

O actual presidente da distrital do PSD de Coimbra, Paulo Leitão, e o presidente da concelhia de Miranda do Corvo, José Miguel Ramos, disputam este sábado a liderança da distrital social-democrata de Coimbra. 
Como curiosidade extra para os figueirenses, Tiago Cadima e o Director-Geral Ricardo Silva (com funções profissionais suspensas, pois, actualmente, o único vereador eleito pelo PSD, nas autárquicas de 2021, faz parte do executivo camarário figueirense presidido por Santana Lopes) vão a votos por listas diferentes.
No horizonte está a escolha dos candidatos autárquicos para as eleições de 2025.
Para ver melhor clicar em cima da imagem
As eleições para os órgãos distritais do PSD de Coimbra vão decorrer, entre as 14:00 e as 19:00.
Ao acto concorrem duas listas. À liderança, concorrem Paulo Leitão, antigo deputado e antigo vereador na Câmara de Coimbra, e José Miguel Ramos, presidente da concelhia social-democrata de Miranda do Corvo e gestor de projetos hoteleiros.

Face à proximidade das eleições autárquicas de 2025, os dois candidatos assumem como principal desígnio garantir que o PSD passe a liderar a maioria dos municípios no distrito, algo que não acontece desde 2005.
Paulo Leitão disse à agência Lusa que o principal motivo da recandidatura está relacionado "com os resultados obtidos" nas autárquicas de 2021, em que o PSD "reconquistou a liderança de três municípios [Penacova, Góis e Coimbra, a última numa coligação] e, nas restantes, que são lideradas pelo PS, subiu consideravelmente em votos e mandatos".
Também José Miguel Ramos assumiu como "grande ambição" que os sociais-democratas passem a ser maioritários no distrito, considerando que, para isso, será importante "activar e dinamizar estruturas", abrir o partido e assegurar "um programa de desenvolvimento para a região a dez anos".
Os dois candidatos veem com bons olhos uma recandidatura do actual presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, que encabeçou uma coligação que juntou PSD, CDS-PP e outros partidos, bem como o movimento Somos Coimbra, cujos membros foram incluídos nas listas através do Nós, Cidadãos!.
Relativamente à Figueira da Foz, as duas listas defendem um diálogo com Santana Lopes, actual presidente da Câmara eleito por um movimento independente, para uma possível recandidatura pelo PSD ou que agregue as duas forças.
Para além das eleições para a distrital, decorrem também este sábado as eleições para várias das concelhias, entre as quais a de Coimbra, onde foram apresentadas duas listas, uma encabeçada pelo actual presidente, João Francisco Campos, e outra liderada pela antiga directora regional da Cultura do Centro, Celeste Amaro.

Sem comentários: