sexta-feira, 17 de março de 2023

Pedro Santana Lopes quer arranjar Largo de Santo António

 Via Campeão das Províncias

"O presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz visitou ao final da tarde da passada quarta-feira o Largo de Santo António, com vista a ultrapassar o desleixo e abandono em que está há muitos anos.

Há décadas que o Largo Silva Soares (Largo de Santo António/Misericórdia Obra da Figueira) aguarda por um arranjo urbanístico bem como substituir todo aquele muro que mais parece uma fortaleza e que regresse à beleza e simplicidade do que existiu até ao final dos anos 40.

Quando foi retirado o freixo bicentenário (que ainda lá poderia estar!), foi prometido pelo presidente da autarquia na época que iria lá ser colocado outro em substituição daquele, mas até hoje nada foi alterado a não ser a degradação de todo aquele espaço.

Perante a situação e alertado para a perigosidade daqueles muros, Pedro Santana Lopes quis ver a situação e inteirar-se do problema.

No local, acompanhado pelo vereador Manuel Domingos, foram recebidos pelo provedor Joaquim de Sousa e outros mesários da Instituição que explicaram, detalhadamente, todo o desenvolvimento daquele processo entregando, inclusive, toda a documentação/dossiê que inclui projectos, sugestões e gravuras que mostram a beleza daquele largo até final dos anos 40.

Santana Lopes apreciou a situação e manifestou não ter gostado do que viu, dizendo mesmo que aquele muro “mais parecia uma fortaleza do passado” e que os sinais de ruína eram mais do que evidentes, deixando alguma esperança de que ia rapidamente analisar e tentar ultrapassar a questão.

Porque ia ter outra reunião, com os comerciantes da Baixa da cidade, prometeu para breve uma visita à Misericórdia Obra da Figueira, uma Instituição com um conjunto de valências e capacidades filantrópicas que se houver um bom entendimento e cooperação entre as duas Instituições, todos ficam a ganhar, sobretudo os mais necessitados e a Figueira da Foz."

Sem comentários: