domingo, 12 de março de 2023

Ganância, o motor da inflação


Ficou claro que a expansão do lucro tem desempenhado um papel maior na história da inflação europeia nos últimos seis meses.

"A frase é de Paul Donovan, CEO da UBS Global Wealth Management.

E deixa igualmente claro aquilo que já todos sabíamos: o principal motor da inflação é o aumento do lucro de certas empresas, que compensam as suas perdas explorando os consumidores.

Os senhores feudais do BCE, reunidos em retiro numa pequena povoação finlandesa, parecem ter chegado à mesma conclusão. Dizem as más línguas que, entre uma sessão de meditação e o chá das cinco, alguém terá apresentado um PowerPoint que revelava um aumento dos lucros de algumas empresas, de certos sectores, quando o expectável seria uma diminuição.

A cada nova crise capitalista – e elas são cada vez mais frequentes – o resultado tende a ser sempre o mesmo. Todos ficam mais pobres, excepto os mais ricos, que ficam muito mais ricos. E quando falo em mais ricos, falo de bilionários. Dos donos disto tudo. Não falo do tipo que até tem uma empresa, uma boa casa com piscina, um Mercedes para o dia-a-dia e um Porsche para o Domingo.

Precisamos, com urgência, de um novo modelo económico que nos sirva a todos."

João Mendes, via Aventar

Sem comentários: