quinta-feira, 3 de julho de 2014

Gostei de ler


"O senhor vereador da cultura da câmara municipal da Figueira da Foz não é um homem sem qualidades. Pelo contrário. Uma delas é que é um homem de ideias fixas.
O vereador António Tavares, ele próprio também escritor (embora não seja nenhum Musil), acha que a literatura é assim uma espécie de concurso de abóboras. Para ele alguns escritores são mais dignos que outros – mais bem comportados; mais belos; mais, sei lá, redondinhos ou simétricos; mais fotogénicos; enfim, mais recomendáveis.
.
A Biblioteca Municipal acaba, pelos vistos, de perder o espólio de Joaquim Namorado porque os familiares do poeta se fartaram de ver o nome e o legado deste continuamente enxovalhados pela câmara municipal de uma cidade que ele escolheu para viver e morrer e a quem deu tudo.
O vereador acha, peremptório, que “a opção da autarquia, no que a prémios literários respeita, se esgota no figueirense João Gaspar Simões”
.
Eu acho que o escritor e cidadão Tavares está no seu direito de preferir o segundo modernismo ou presencismo ao neo-realismo. Mas também acho que o vereador da cultura não tem o direito de impôr os seus gostos ou desgostos. 
Acrescento que nada tenho contra o prémio literário João Gaspar Simões. Penso todavia que faria sentido a recuperação do prémio Joaquim Namorado (uma coisa não impediria a outra, como referi aqui). Seria um sinal de civilidade, de justiça, de maturidade. de pluralismo, que sei eu, de capacidade de conviver com os seus eus contraditórios.
.
Que diabo, esta pequena cidade de província sempre é a cidade natal (e adoptada) de dois dos mais representativos escritores das correntes literárias que, embora antagónicas, foram as dominantes na literatura portuguesa no século vinte. Mas também é a cidade que deu à cultura portuguesa vultos como o filósofo Joaquim de Carvalho, o pintor surrealista Cândido Costa Pinto, o escultor e professor Gustavo Bastos, o escritor e cineasta abjeccionista João César Monteiro, o genial (e hoje um tanto esquecido) maestro e compositor David de Sousa.
.
Não, a Figueira da Foz não é uma cidadezinha qualquer, no que à cultura diz respeito. É uma cidade plural, rica em diversidade, contraditória. Devia celebrá-lo. Com orgulho e sem preconceitos; sem pruridos nem psicoses, nem complexos paroquiais.
A cultura na Figueira merecia mais; muito mais. Não devia esgotar-se nas opções ideológicas do seu regedor."

4 comentários:

Anónimo disse...

Do sr Tavares desde o tempo do oeste para cá já é de esperar tudo.

Anónimo disse...

Não me admiro nada que o habitual muchacho de beja venha a terreiro defender o seu pistoleiro do oeste.

alex campos disse...

Numa das discusões que tive com o Dr., era assim que tratávamos o Joaquim Namorado, fiquei um pouco atordoado mas recebi a lição. Era sobre cinema, e acabava eu de elogiar o filme "1900" de Bertolucci, e o dr, desancou positivamente no filme. Era uma obra de culto para os meus vinte e poucos anos, mas afirmou o dr. que a obra era horrivel, que não se pode dar aos fascistas o que eles gostam, pois eles deliciam-se. Referia-se, sobretudo à cena protagonizada pelo excepcional actor Donald Sutherland.
Acho, Agostinho, que estás a recorrer nesse erro, por isso não pus os butes nessa "homenagem".

ANTÓNIO AGOSTINHO disse...

O que fizeste ou não fizeste, na passagem do centenário do dr. Joaquim Namorado, é um problema teu.
Eu fiz - e vou continuar a fazer - o que considero que deveria ter feito.
Não vou fazer nenhum juízo de valor e, muito menos, quaisquer comentários sobre isso.