terça-feira, 17 de dezembro de 2013

A praga das obras mal feitas... (II)

Há poucos meses, decorria o mês de agosto, véspera de eleições autárquicas, e João Ataíde era um autarca orgulhoso com a inauguração das obras da zona envolvente do Forte de Santa Catarina.
Ontem, passados pouco mais de 5 meses, o presidente da Câmara da Figueira da Foz incumbiu os serviços das Obras Municipais da elaboração de um relatório sobre o lago do Forte de Santana Catarina.
O documento, explicou João Ataíde, pretende indagar sobre as “fugas de água, se há erro de projecto ou se há que imputar responsabilidades ao construtor”.
Esta obra, recorde-se, vai ser intervencionada em breve.
Miguel Almeida, na reunião camarária realizada ontem, interrogou o  executivo socialista sobre o assunto.
O vereador da coligação Somos Figueira mostrou-se, tal como a maioria dos figueirenses que sabem do problema,  preocupado por ser a autarquia a suportar as obras.
Disse:  “não quero acreditar que seja por causa da ondulação. O que existe ali é uma rotura, que foi detectada e o empreiteiro não assume a responsabilidade porque cumpriu o projeto”.
Miguel Almeida mostrou um vídeo com as rotações (aceleradas) do contador e perguntou quanto é que já se gastou em água desde a inauguração do lago.
Como era previsível,  ficou sem resposta.
Por  ordem  do presidente, veio à liça  o director da divisão de Obras Municipais, António Albuquerque, para informar que não foi prevista a impermeabilização do lago, mas  que as fugas de água detectadas foram vedadas.
António Albuquerque disse ainda que “a fuga da água foi colocada ao empreiteiro e ao projetista”.
João Armando Gonçalves, vereador da Somos Figueira, por seu turno, questionou por que razão o lago não foi impermeabilizado, ao que o técnico respondeu que não foi projectado com o conceito de piscina.
João Ataíde disse o óbvio: “convém ver os gastos. Também, manifestei alguma preocupação, na altura”.
Para reduzir a factura da água, a autarquia deverá reactivar um furo que se encontro na zona do lago.
A evaporação, também  é uma das razões apontadas pela edilidade para o elevado consumo de água que se  regista no lago!..
Pelos vistos, sair do ciclo em que temos vivido, no País e na Figueira,  de anos e anos de leviandade política, falsidade política, loucura e desnorte políticos é um trabalho, duro, que nos cabe a todos continuar...
Isto da democracia tem muito que se lhe diga.
Ele há males que vêm por bem e bens que vêm por mal. Um destes, é a possibilidade da escolha. A possibilidade de escolha devia levar a que as pessoas se tornam-se  cada vez mais informadas,  esquisitas, picuinhas e exigentes... Devia ser assim. Contudo, assim continua a não ser... 
E as reuniões à porta fechada dão tanto jeito para assim continuar a acontecer...

8 comentários:

Fernando Campos disse...

Genial. Esse director da Divisão d'obras deve ser um génio, caralho. Putaquiupariu.
Mas olha que, de certo modo bate certo. Senão vejamos: como o seu trabalho é basicamente supervisionar "obras de fachada", quem o nomeou deve ter deduzido que lhe bastava possuir conhecimentos, digamos assim, superficiais.

Anónimo disse...

as obras supervisionadas a seguir ao almoço dão sempre mal resultado.

Anónimo disse...

Miguel Almeida mostrou um vídeo com as rotações (aceleradas) do contador e perguntou quanto é que já se gastou em água desde a inauguração do lago.
Ficou sem resposta para isso e nós vamos ficar sem respostas para muitas coisas.

Anónimo disse...

A preguiça é que tem sorte deixou de ter o cu molhado.

Anónimo disse...

Então o chefe das obras é que deve ter feito o video!! Então não é do PSD tal como Miguel Almeida. Pois é!

Isto é mais uma patacoada, do PS e do Presidente! Já agora o Portugal anda a dormir!

A Câmara reduziu a factura da luz, e aumentou e muito a da água!

Peçam as facturas da água dos últimos dois anos!! Mas todas, e inclusive as dos equipamentos públicos!

Anónimo disse...

O Miguel Almeida que vá mas é tomar banho e deite-se ao lado da preguiça! É tão feio como ela!

CARTAXO disse...

Este comentario das 17.42 só pode ter vindo de alguem que não está na posse das suas capacidades mentais ou então acabou de sair de um almoço bem regado onde o reguengos foi rei.

J.SOARES disse...

Mais uma obra á Figueira da Foz aproveito tambem para dizer que uma garrafa de reguengos não faz aquilo ao anonimo das 17.42 foram de certeza mais que duas e deviam estar com o conteúdo fora de prazo e completamente alterado.