sábado, 1 de outubro de 2011

Novo mapa autárquico: concelho da Figueira perde 8 freguesias

foto O Figueirense
O “livro verde”, um documento que prevê uma reforma na Administração Local, foi apresentado recentemente ao País.
A questão agora prende-se com a aplicação no terreno deste documento. Não deverá ter como única preocupação a redução da despesa – até porque esta é uma falsa questão, na medida em que não é significativa a poupança que esta reforma vai trazer, mas deverá constituir uma oportunidade para rever um mapa que já tem 100 anos e que está desajustado à actual realidade.
O secretário de Estado da Administração Local, Paulo Júlio, esteve há uns dias atrás na Figueira, tendo sido convidado do programa «Conversas com Joaquim Gil», emitido pela FigueiraTV.
O que pode acontecer na Figueira com a aplicação do “livro verde”?..
No que respeita á reorganização do território, e tendo em conta os critérios padrão definidos pelo plano desta reforma, o concelho da Figueira da Foz – actualmente com 18 freguesias – irá ficar com apenas uma dezena de freguesias.
As bases do debate estão definidas. A matriz apresentada no documento verde pode ainda ser afinada. Este será, por conseguinte, o ponto de partida para a discussão de um diploma que terá de passar pelas Assembleias Municipais e de Freguesia.
Na Figueira, afirmou Paulo Júlio, “deverá ser formado um grupo de trabalho para analisar as especificidades do território tendo em conta essas mesmas bases, mas que podem ser afinadas em determinados detalhes”, pois “o novo mapa autárquico vai conter um artigo específico que pretende preservar a identidade, toponímia ou cultura das freguesias que serão extintas”.
Esta reforma da Administração Local, é para ser realizada durante o ano de 2012...
Entretanto, em Coimbra as coisas não estão a começar nada bem...

Sem comentários: